ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE TI
JOÃO VITOR HERNANDES ZECA
LUCAS ROCHA MARIN
LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA NETO
MICHAEL WESLEY
MICRONET GERENCIAL DE GESTÃO ME
IDENTIFICAÇÃO
CNPJ: XX.XXX.XXX/XXXX-XX
INSCRIÇÃO ESTADUAL: XXX.XXX.XXX.XXX
1. PREPARAÇÃO DO PROCESSO:
A) Diagnóstico Estratégico:
A empresa MICRONET está solicitando a
atualizando de componentes do sistema ERP da empresa, pois ele se encontra
desatualizado e acumulando diversos erros no banco de dados.
O sistema é muito falho e requer muito
cuidado ao ser manuseado, a falta de atualização do mesmo, acabou sendo
inviável para a empresa continuar com um sistema assim, que na hora de se fazer
buscar informações traz resultados completamente diferente do que lhe foi
solicitado, como dados errados e muitas vezes confusos. A inserção de dados não
está sendo mais possível pela mal estruturação que o software possui. Os erros
que mais chamaram a atenção são que ao se fazer uma pesquisa muito das vezes o
sistema para de funcionar forçando a uma reinicialização dos computadores.
Nossa proposta seria a implantação de um
sistema inteiramente novo que faria com que desde o início do processo o
sistema seja feito de forma bem estruturada, depois do levantamento de todos os
requisitos, a implantação de uma plataforma rápida, eficiente e eficaz; sendo
assim se alcançaria maior satisfação da empresa, com algo totalmente novo e
atualizado, bem organizado e com recursos novos e aplicações que facilitariam
muito mais o trabalho da empresa.
B) Definição
da Missão:
A empresa tem como missão executar com
primazia soluções tecnológicas para gestão empresarial e fiscal de micros e
pequenas e médias empresas para todo Brasil, afim de atender o que lhe fora
solicitado por seus clientes, garantindo que seja realizado um serviço de
grande qualidade e com preço justo para que o cliente se sinta seguro e
satisfeito com o produto e o serviço prestado.
C) Definição
da Estratégia e Políticas:
Pretendendo alcançar uma vantagem competitiva a empresa busca dentro valores de
produtos que atendam o mercado de forma coerente e sempre visualizando preço de
concorrentes afim de obter o melhor preço para determinado produto.
O setor de marketing visa buscar através de vários meios para que se consiga maior visibilidade para nossa empresa, sempre tentando encontrar a melhor maneira para que se consiga atingir metas; através de rede sociais, outdoors, comerciais de televisão e até mesmo rádio entre outros.
O setor de marketing visa buscar através de vários meios para que se consiga maior visibilidade para nossa empresa, sempre tentando encontrar a melhor maneira para que se consiga atingir metas; através de rede sociais, outdoors, comerciais de televisão e até mesmo rádio entre outros.
D) Plano
Ação:
O plano de ação é de que a empresa
contém ênfase em atendimento de qualidade e com grandes e diferentes formas de
ofertas e pagamentos procurando sempre oferecer o maior conforto para todos os
clientes.
E) Simulação
para o Orçamento:
De acordo com a empresa, a implantação
de um novo sistema fará com que a empresa se sinta segura e atualizada para
disputar nesse cenário tão competitivo em que ela está inserida.
A implantação do sistema novo,
realizadas várias pesquisas de mercado proposta é de R$ 10.000,00 reais.
2. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:
A) Análise
Externa:
A empresa tem dois concorrentes muito
fortes na cidade. Sendo assim buscam sempre prestar um serviço de qualidade a
um preço acessível que satisfaça seus clientes e faça alcançar suas metas, com
uma estratégia de marketing e um gestão muito bem capacitada conseguem estar
sempre se destacando nesse mercado tão concorrido e competitivo do mundo
moderno.
B) Análise
Interna:
Pontos fortes:
Agilidade, eficiência e eficácia.
Profissionais bem capacitados.
Comunicação muito bem trabalhada.
Recursos Financeiros.
Pontos fracos:
Pouco
conhecimento de mercado total.
Problemas
operacionais internos.
Falta de
experiência.
C) Análise
dos concorrentes:
Buscando identificar os aspectos que
mais chamam atenção em nossos correntes afim de buscar um diferencial sobre
eles. Com essa pesquisa poderá ser possível encontrar as brechas nas outras
empresas afim de conseguirmos alavancar nosso mercado na cidade e região, nunca
se esquecendo de tratamento de qualidade, valores muito bem estudados e compatíveis
com o que o cliente necessita e está disposto a pagar.
D) Diferenciais
competitivos:
Além de focar no atendimento sempre
muito bom deixando o cliente a vontade e por dentro de tudo que ocorrerá no
processo do produto solicitado, sendo tiradas todas as dúvidas recorrentes,
sempre buscando atualizar o valor dos produtos se adequando ao mercado para
sempre estar um passo a frente de seus concorrentes. A divulgação é de suma
importância para o crescimento da empresa, por isso a estratégia de marketing é
muito bem planejada e executada.
Outro diferencial é o prazo de
implantação do sistema que é de 1 semana após contrato ser assinado, vale
salientar ainda o horário de funcionamento com as seguintes condições:
Segunda a Sexta: das 8h até 18h.
Sábado: Plantão das 8:30h até 12:30h.
A partir desses horários, caso seja
necessário deslocar um analista, será cobrado 10% do salário mínimo.
3. Definições das Estratégias:
Temas
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Aplica-se?
Por que?
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ERP (Enterprise Resource Planning)
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Aplica-se, pois o cliente solicita a
atualização do sistema que se encontra desatualizados e com vários erros e módulos
desnecessários.
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O processo de análise de aderência no
processo de escolha de um ERP
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Sim, Pois sem o processo não seria possível se
escolher um software com qualidade e atenda todos os pré-requisitos
solicitados.
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Business Performance Management(BPM) e sua
importância no processo de implantação de ERP
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Aplica-se, porque é uma importante ferramenta
que auxilia na implantação de uma ERP.
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Sistemas Móveis para Empresas
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Não aplica, pois não houve solicitação para
esse serviço especifico.
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CRM (Customer Relationship Management) –
Gestão de Relacionamento com o Cliente
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Aplica-se, pois e fundamental em qualquer bom
relacionamento entre o cliente e prestador de serviço.
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A importância de políticas e regras no
processo de elaboração de um plano de TI
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Aplica-se. As políticas e regras faz com que
o processos auxiliem em toda a estruturação necessária para a criação de um
plano de TI consistente.
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A importância da alta administração na
elaboração de um plano estratégico de TI
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Sem a alta administração não e possível realizar
um plano de TI
que atenda todas as necessidades do cliente.
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Governança Corporativa e Tecnologia da
Informação
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Não se aplica, pois é uma empresa de pequeno porte
e esse sistema não se encaixa.
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ITIL e COBIT
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Não aplica-se, pois empresa de pequeno porte
não tem condições para implantar esse serviço pelo seu alto custo de suporte.
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4 – PLANO DE AÇÃO
Atividade
Primeiramente faremos uma análise de requisitos aprofundada, para que se
consiga analisar as reais necessidades do cliente afim de evitar problemas
futuros. Reformulando processos e criando normas para que a empresa não tenha
gastos desnecessários.
A implementação do sistema será de forma gradual de modo que será
executado de setor em setor, para melhor suprir as caridades de cada
departamento tendo um menor impacto até o fim da implantação do novo sistema
ERP.
Prazo para cada atividade
Será realizado por meios de
entrevista o levantamento de requisitos e processos, em um prazo de quatro
dias, onde também serão realizadas analises do cotidiano existente na empresa.
O elaboração da interface e codificação do sistema, e integração com o
banco de dados antigo. Levaria por volta de 6 semanas.
Onde ao final da segunda semana seria liberado um beta do sistemas para
testes afim de eliminar erros e/ou implementação de requisitos. No final da
sexta semana o sistema já estaria completamente instalado e com o treinamento
realizado.
Responsáveis
João Vitor: Pela integração do antigo banco de dados e analise de
requisitos
Lucas: Gerente de Projeto e analista de processos
Luiz Antonio: Programador do Sistema
Michael: Suporte e Treinamento
Orçamento
A implantação do sistema novo,
realizadas várias pesquisas de mercado proposta é de R$ 10.000,00 reais.
Sendo R$ 5.000,00 para a elaboração e implementação, R$ 3.000,00 para
levantamento de requisito e analises de processos, R$ 2.000,00 para testes e
Treinamento
Realizar atualização ou desenvolver um sistema ERP do zero, é muito complexo. Pois se faz necessária, toda uma mudança em diversos setores da empresa, onde toda as informações (relatórios) e usuários já estão acostumados a um padrão e a resistência ao novo é bem forte. Outro ponto a ser focado é o tratamento de erros que são constantes e se faz necessário um rápido atendimento ao cliente e soluções dos problemas. A equipe deve estar bem preparada e capacitada.
ResponderExcluirO levantamento de requisitos será a parte mais importante no desenvolvimento deste trabalho, já que a empresa quer uma atualização e revisão de módulos desnecessários.
ResponderExcluirRevisão dos processos da empresa, levantamento de requisitos, análises minuciosas, tudo o que eles precisam para a implantação do sistema ERP, o projeto será iniciado do zero, portanto trabalhar todo um projeto feito de maneira correta é o ideal para a empresa.
ResponderExcluirFazer o levantamento de requisitos e fundamental, tendo em vista que existe a possibilidade da troca de software, e fundamental se o mesmo estiver com problemas. Sendo que a empresa ela vai verificar o software e alterar da melhor forma possível sendo um lado positivo da empresa. Se todos os dados forem implementados no software com certeza vai ter a satisfação total da empresa pela aplicação do software.
ResponderExcluirDando ênfase novamente, como foi ressaltado nos demais comentários a implementação de um ERP, ótima escolha ,já que a empresa optou por começar do zero. Essa escolha os levará a resultados eficazes, total satisfação não só dos profissionais mas também de seus clientes. E até mesmo a falta de experiência que foi dado como um ponto fraco pela empresa seja revertido em um ótimo profissionalismo e competência.
ResponderExcluirDando ênfase novamente, como foi ressaltado nos demais comentários a implementação de um ERP, ótima escolha ,já que a empresa optou por começar do zero. Essa escolha os levará a resultados eficazes, total satisfação não só dos profissionais mas também de seus clientes. E até mesmo a falta de experiência que foi dado como um ponto fraco pela empresa seja revertido em um ótimo profissionalismo e competência.
ResponderExcluir"Adquirir um ERP ou desenvolver um novo?" Primeiramente deve-se colocar os requisitos em questão, talvez já exista alguma ferramenta compatível para a empresa e sua aquisição seria mais em conta que desenvolver um próprio, com um software novo e atualizado a empresa pode começar a buscar novas metas para gerar ganhos melhores
ResponderExcluirComo dito a empresa possuiu um ERP desatualizado. O ideal será a análise dos requisitos e dos processos, para que se defina como e o que os processos fazem. A partir daí deve-se analisar os dados e elaborar o projeto para execução. Caso o planejamento seja adequado e bem executado a empresa obterá sucesso em seus projetos.
ResponderExcluirJá que a proposta é instalar um ERP novo, deve-se prever que haverá um grande desconforto entre os funcionários que estavam acostumados ao sistema antigo, portanto é necessário qualificá-los adequadamente para evitar "parada" da empresa em determinado momento. Sendo que esse novo ERP a ser instalado vem na intenção de padronização de processos e melhorias nas tomadas de decisão e desempenho da empresa.
ResponderExcluirSem dúvida análise será parte mais importante para levantar os requisitos para que depois venha processo de instalação do ERP.
ResponderExcluirDeve ser feita uma revisão de seus processos, levantar seus requisitos para que seja implantado o ERP de maneira correta para que não haja prejuízo e constragimentos futuros.
ResponderExcluirPrimeiramente deve se fazer uma análise dos processos internos já existentes para verificar se tem falhas e se pode ser melhorado, para posteriormente fazer a análise se é viável ou não a questão de implementar um novo ERP.
ResponderExcluirEste trabalho deve ser minucioso, pois as vezes com um simples adequação nos processos e um retreinamento da equipe junto com a consultoria do ERP já em uso, pode atender as necessidades.
Para melhoria dos processos e para uma empresa mais eficiente a implantação de um ERP será uma escolha inteligente,dará aos funcionários mais confiança em trabalhar com novos processos e consequentemente levará a empresa ao sucesso.
ResponderExcluirA escolha de um ERP é muito boa, porém, treinamento e adaptação dos funcionários é primordial para que a solução escolhida não seja um fracasso.
ResponderExcluirParabéns!
Sobre o plano de ação, criar um esboço ou melhor dizendo criar um planejamento, obtendo novos projetos, novas inovações e aprimorando seus desenvolvimento, um fluxograma de treinamento, capacitação de colaboradores, entre outros. Com um grande projeto, poderá reconhecer e conquistar grandes empresas.
ResponderExcluirA analise é algo de suma importância, pois implantar um novo sistema ERP do zero tem que ter uma serie de cuidados , pois corre serio risco da implementação dar errado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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