PLANO ESTRATÉGICO DE TI
EMPRESA: REDE INFORMÁTICA -
SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO
ELABORAÇÃO DE UM PLANO
ESTRATÉGICO DE TI
·
EDMAR
FERNANDO SOLERA
·
LEONARDO
SÁVIO MARTINS
·
DOUGLAS
FERNANDES
·
FERNANDO
BONILHA
·
JOÃO
BATISTA
·
WALLACE
COELHO
REDE INFORMÁTICA - SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO
·
IDENTIFICAÇÃO
·
CNPJ: 99.999.999/9999-99
·
INSCRIÇÃO
ESTADUAL: 999.999.999.999
I - PREPARAÇÃO DO PROCESSO:
Diagnóstico
Estratégico:
Hoje a empresa em análise conta, com 03 (três)
pessoas no atendimento ao cliente. A recepcionista é esposa do proprietário, o
proprietário e um assistente realizam todos os serviços de instalações e
manutenção.
Todo controle é feito a partir de 02 (dois)
computadores em rede com recursos compartilhados. Os back-ups de orçamentos,
agenda e planilhas com dados dos clientes são realizados semanalmente, através
de um software gratuito para este propósito chamado SyncBack, o mesmo tem
suprido as necessidades com rapidez e de forma eficiente. Os arquivos são
armazenados em uma unidade de disco externa com capacidade para 500 GB de
dados, neste estão armazenados também todos os softwares que utiliza no dia a
dia.
Definição
da Missão:
A
Empresa oferece serviços de monitoramento, instalação de câmeras, cerca
elétrica, manutenção em impressoras a laser e jato de tinta. Comercializa
câmeras, aparelhos de DVR, aparelhos de PABX's, suprimentos de informática em
geral, Servidores, Notebooks, Desktops.
Em parceria, realiza instalações e
habilitação de antenas Sky, que fornece canais de televisão por assinatura.
Definição
da Estratégia e Políticas:
Procurando
oferecer produtos de qualidade e com preço justo, a empresa mantém como
parceiras diversas empresas que produzem equipamentos de monitoramento, rede e
computadores. Uma das grandes parceiras é a Intelbras que fornece uma grande
variedades de produtos, seja do ramo doméstico ou corporativo.
Outro
ponto positivo da empresa é na pontualidade da entrega dos produtos e
realização de seus serviços. Pois o atendimento ao cliente de forma rápida e com
excelência é o que faz empresas de pequeno porte prosperar em cidade pequenas.
Garantia de peças e serviços, formas de
pagamento facilitada, seja no pagamento por cartões de crédito/débito, boletos,
cheque (após cadastro e consulta) e á vista.
Quanto á divulgação da empresa, o proprietário
investi em propaganda volante local, redes sociais e panfletos onde divulga promoções e novos produtos que chegam á loja.
Plano
de Ação:
Oferecer
ao cliente através do estudo de caso e levantamento dados, o equipamento
necessário para cada necessidade, sem gastar mais do que o necessário.
Transmitir
transparência e confiança aos cliente através de referências
de sua capacitação e serviços já prestados na cidade.
Oferecer promoções de equipamentos e serviços.
Simulação para o
Orçamento:
A empresa em questão utiliza uma
planilha em Excel, onde lança os dados dos clientes/serviços/produtos
comercializados. Um método não tão eficiente como um software de gerenciamento
onde possui controle de estoque, clientes, ordens de serviços e relatórios.
Chegamos a conclusão que a implantação de um
sistema que faça todo o controle da empresa como já mencionado, não custaria
tanto ao cliente visto os benefícios que lhe trará a curto e longo prazo, e com
o aumento de clientes logo as planilhas não serão o suficiente para manter uma
boa organização e controle dos processos de forma adequada.
Com o valor de R$ 500,00 (mensais),
seria o suficiente para implantação do sistema, bem como a manutenção já
inclusa do software em questão. Assim tendo uma melhor gestão de seus negócios
como um todo. É mais vantajoso oferecer o software através de um aluguel mensal
do que vendê-lo ao cliente.
II - DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:
Análise Externa:
Hoje a empresa possui 03 (três) concorrentes que
atuam no ramo de informática e 02 (dois) que atuam no ramo de serviços e
instalações de alarmes, câmeras e cerca elétrica. Sendo assim a empresa busca
através dos bons serviços prestados, estabelecer um vínculo de confiança com
seus clientes para conseguir novos clientes.
Troca de cartões (Network) em feiras e congressos /
cartões em estabelecimentos comerciais distribuídos pela cidade e jornal local.
Análise
Interna:
Pontos
fortes:
- · Bom atendimento pelos funcionários;
- · Funcionários capacitados e bem treinados;
- · Estratégia de divulgação da empresa;
- · Instalação e entrega rápida de equipamentos;
- · Oferecer produtos adequados á cada necessidade, produtos que agregam valor;
- · Garantia de serviços prestados.
Pontos fracos:
- · Gerenciamento de tempo;
- · Nem sempre possui o equipamento solicitado pelo cliente á pronta entrega;
- · Manutenção em impressoras – (Marcas limitadas);
- · Sistema de controle da empresa em planilhas Excel.
Análise dos concorrentes:
Os
concorrentes que atuam no mesmo ramo da empresa, tem perdido espaço no mercado
há algum tempo, por não oferecem serviços com o mesmo índice de satisfação, bem
como demora no atendimento ao clientes e produtos com qualidade inferior. Por este motivo manter uma carteira fiel
dos clientes se faz necessário, proporcionando o melhor atendimento possível
dentro das condições da empresa. Isso leva a crer que novos clientes tendem a
surgir.
Diferenciais competitivos:
- · Atenção as devidas necessidades dos clientes;
- · Cobre o preço de produtos da mesma marca e modelo;
- · Promoções mensais de serviços e produtos;
- · Transparência e preço justo aos serviços prestado;
- · Opções de pagamento (Cartões Crédito/Débito, Boleto, À vista, Cheque);
- · Trabalha com marcas já conhecidas e de liderança no mercado de tecnologia.
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