domingo, 4 de outubro de 2015




PLANO ESTRATÉGICO DE TI
EMPRESA: REDE INFORMÁTICA - SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO
ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE TI

·         EDMAR FERNANDO SOLERA
·         LEONARDO SÁVIO MARTINS
·         DOUGLAS FERNANDES
·         FERNANDO BONILHA
·         JOÃO BATISTA
·         WALLACE COELHO

REDE INFORMÁTICA - SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO
·                       IDENTIFICAÇÃO
·                       CNPJ:  99.999.999/9999-99
·                       INSCRIÇÃO ESTADUAL: 999.999.999.999

I - PREPARAÇÃO DO PROCESSO:
                 Diagnóstico Estratégico:
                        Hoje a empresa em análise conta, com 03 (três) pessoas no atendimento ao cliente. A recepcionista é esposa do proprietário, o proprietário e um assistente realizam todos os serviços de instalações e manutenção.
                        Todo controle é feito a partir de 02 (dois) computadores em rede com recursos compartilhados. Os back-ups de orçamentos, agenda e planilhas com dados dos clientes são realizados semanalmente, através de um software gratuito para este propósito chamado SyncBack, o mesmo tem suprido as necessidades com rapidez e de forma eficiente. Os arquivos são armazenados em uma unidade de disco externa com capacidade para 500 GB de dados, neste estão armazenados também todos os softwares que utiliza no dia a dia.

                  Definição da Missão:
                A Empresa oferece serviços de monitoramento, instalação de câmeras, cerca elétrica, manutenção em impressoras a laser e jato de tinta. Comercializa câmeras, aparelhos de DVR, aparelhos de PABX's, suprimentos de informática em geral, Servidores, Notebooks, Desktops.
             Em parceria, realiza instalações e habilitação de antenas Sky, que fornece canais de televisão por assinatura.
        
                Definição da Estratégia e Políticas:
                   Procurando oferecer produtos de qualidade e com preço justo, a empresa mantém como parceiras diversas empresas que produzem equipamentos de monitoramento, rede e computadores. Uma das grandes parceiras é a Intelbras que fornece uma grande variedades de produtos, seja do ramo doméstico ou corporativo.
                  Outro ponto positivo da empresa é na pontualidade da entrega dos produtos e realização de seus serviços. Pois o atendimento ao cliente de forma rápida e com excelência é o que faz empresas de pequeno porte prosperar em cidade pequenas.
                  Garantia de peças e serviços, formas de pagamento facilitada, seja no pagamento por cartões de crédito/débito, boletos, cheque (após cadastro e consulta) e á vista.
                  Quanto á divulgação da empresa, o proprietário investi em propaganda volante local, redes sociais e panfletos onde divulga  promoções e novos produtos que chegam á loja.
         
            Plano de Ação:
           Oferecer ao cliente através do estudo de caso e levantamento dados, o equipamento necessário para cada necessidade, sem gastar mais do que o necessário.
           Transmitir transparência e confiança aos cliente através de  referências  de sua capacitação e serviços já prestados na cidade.
           Oferecer promoções de equipamentos e serviços.

                Simulação para o Orçamento:
                    A empresa em questão utiliza uma planilha em Excel, onde lança os dados dos clientes/serviços/produtos comercializados. Um método não tão eficiente como um software de gerenciamento onde possui controle de estoque, clientes, ordens de serviços e relatórios.
                    Chegamos a conclusão que a implantação de um sistema que faça todo o controle da empresa como já mencionado, não custaria tanto ao cliente visto os benefícios que lhe trará a curto e longo prazo, e com o aumento de clientes logo as planilhas não serão o suficiente para manter uma boa organização e controle dos processos de forma adequada.
                    Com o valor de R$ 500,00 (mensais), seria o suficiente para implantação do sistema, bem como a manutenção já inclusa do software em questão. Assim tendo uma melhor gestão de seus negócios como um todo. É mais vantajoso oferecer o software através de um aluguel mensal do que vendê-lo ao cliente.

                
II - DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:
            Análise Externa:
Hoje a empresa possui 03 (três) concorrentes que atuam no ramo de informática e 02 (dois) que atuam no ramo de serviços e instalações de alarmes, câmeras e cerca elétrica. Sendo assim a empresa busca através dos bons serviços prestados, estabelecer um vínculo de confiança com seus clientes para conseguir novos clientes.
Troca de cartões (Network) em feiras e congressos / cartões em estabelecimentos comerciais distribuídos pela cidade e jornal local.


            Análise Interna:
                     Pontos fortes:
  • ·         Bom atendimento pelos funcionários;
  • ·         Funcionários capacitados e bem treinados;
  • ·         Estratégia de divulgação da empresa;
  • ·         Instalação e entrega rápida de equipamentos;
  • ·         Oferecer produtos adequados á cada necessidade, produtos que agregam valor;
  • ·         Garantia de serviços prestados.
                     Pontos fracos: 
  • ·         Gerenciamento de tempo;
  • ·         Nem sempre possui o equipamento solicitado pelo cliente á pronta entrega;
  • ·         Manutenção em impressoras – (Marcas limitadas);
  • ·         Sistema de controle da empresa em planilhas Excel.
                 Análise dos concorrentes:
                  Os concorrentes que atuam no mesmo ramo da empresa, tem perdido espaço no mercado há algum tempo, por não oferecem serviços com o mesmo índice de satisfação, bem como demora no atendimento ao clientes e produtos com qualidade inferior.                     Por este motivo manter uma carteira fiel dos clientes se faz necessário, proporcionando o melhor atendimento possível dentro das condições da empresa. Isso leva a crer que novos clientes tendem a surgir.

           Diferenciais competitivos:
  • ·         Atenção as devidas necessidades dos clientes;
  • ·         Cobre o preço de produtos da mesma marca e modelo;
  • ·         Promoções mensais de serviços e produtos;
  • ·         Transparência e preço justo aos serviços prestado;
  • ·         Opções de pagamento (Cartões Crédito/Débito, Boleto, À vista, Cheque);
  • ·         Trabalha com marcas já conhecidas e de liderança no mercado de tecnologia.

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