quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Governança Corporativa e Tecnologia da Informação

Autores

  • Jhulian Campos
  • Julio Cesar
  • Marcus Monteiro
  • Rafael Geronimo


INTRODUÇÃO

            Nos últimos anos a Tecnologia da Informação (TI) tornou-se uma área de extrema importância nas organizações. Em alguns casos sua ineficiência pode causar impactos extremamente negativos ao negócio, como por exemplo, a não disponibilidade de um serviço. O grande objetivo é saber utilizar a TI de forma efetiva, extraindo e agregando valor real à organização.

OBJETIVO

Mostrar a necessidade da implantação de um modelo de governança de TI nas organizações com o objetivo de melhorar sua eficiência organizacional, melhorar o alinhamento de seus projetos e processos com o negócio e melhorar sua credibilidade dentro da organização.

A IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DENTRO DAS EMPRESAS

Na verdade há muitas dúvidas se efetivamente a TI consegue entregar valor para a organização, muitas vezes a TI é vista como sendo um gargalo para novos projetos, muitos afirmam que a TI tem mecanismos lentos de tomada de decisão, afirmam também que todos os projetos de TI atrasam ou excedem o orçamento e muitas vezes a alta gerência vê na terceirização a única solução para resolver os problemas de TI.
Além disso, também afirmam que atender um novo requisito legal ou um simples relatório exige um grande esforço da TI e muitas vezes a alta gerência tem que intervir, afirmam também que a TI não tem senso de urgência para os negócios e muitas vezes a alta administração tem receio de discutir itens da agenda de TI, ou por não entenderem quanto a TI pode agregar valor para seu negócio ou por não entenderem a linguagem que o pessoal da área de Tecnologia usa para os negócios.

GOVERNANÇA DE TI E SEUS OBJETIVOS NA ORGANIZAÇÃO

Conjunto de políticas, princípios, normas e processos orientados para a eficiência das organizações de TI.


A Governança de TI é um subconjunto da governança corporativa, voltada ao desempenho e gestão dos riscos da TI.

PAPEL DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NA 
GOVERNANÇA


Todas as informações da empresas, todos os setores, todos os dados como operações são passada pelo sistema que somente é possível com o auxílio da tecnologia da informação. Nesse contexto necessita da confiança das informações presentes nesse sistema, para que as decisões de negócios.
Existem metodologias que são processadas e focadas, entre essas e outras coisas que a Governança Corporativa com a Tecnologia de Informação é fundamental para qualquer empresa. “Consiste de liderança, estrutura organizacionais e processos que garantem que a organização suporte e amplie as estratégias da empresa”. Ou seja, fazer o investimento no setor corporativo que atende as necessidades do negócio. A tecnologia de informação cria os controles rígidos para que as informações sejam demostradas, essas demonstrações são realidade na organização para todos os seus stakeholders.
No final dos anos 90 essa governança “era pouco usual no dicionário” nas empresas, existiu uma obrigação máxima de transparência sendo assim houve uma evolução da complexidade nas inter-relações e negócios com seus stakeholders. Essas empresas foram obrigadas a seguir este anexo de fazes. Outro item importante a ser notificado foi que muitas empresas passou abrir capital para financiar os investimento. Analisando esse contexto as empresas notaram que para atrair novos investidores houve a necessidade de uma transparência maior no seu negócio, sendo assim todos os resultados e investimentos seriam visíveis para os investidores.
Em 2001 teve um marco para adoção de Governança Corporativa pelo mundo. Nos anos decorrentes foram levantados vários escândalos financeiros, como a empresa Enron, essa empresa fraudava demonstrativos financeiros para cobrir seus prejuízos, sendo que os investidores perdeu todos os investimentos feitos e com isso suas confianças.
Após o escândalo citado acima, existe uma lei com o nome de Sarbanes-Oxley(SOX), essa lei foi aprovado nos Estados Unidos pelo congresso. “Empresa SOX responsabiliza criminalmente os executivos das empresas com ações na bolsa de valores de Nova York que fraudassem as demonstrações financeiras”.
No ambiente citado nota-se que “As grandes corporações elas se fortaleceram pela Governança Corporativa, transparência, independência e prestações de contas”. 


Segundo Fernandes e Abreu (2008), o principal objetivo da GTI é alinhar a TI aos requisitos do negócio. O alicerce do alinhamento é a continuidade do negócio, o atendimento às estratégias e a conformidade com marcos de regulação externos. Desdobrados do objetivo principal, os autores identificam objetivos da GTI:
·  Permitir que a TI tenha um posicionamento mais claro e consistente em relação às demais áreas de negócio da empresa;
·  Alinhar e priorizar as iniciativas de TI com a estratégia de negócio;
· Prover o alinhamento da arquitetura de TI, sua infraestrutura e aplicações às necessidades de negócio, em termos de presente e futuro;
· Prover a TI dos processos operacionais e de gestão necessários para atender aos serviços de TI, conforme padrões que atendam às necessidades de negócio;
· Prover a TI da estrutura de processos que possibilite a gestão do seu risco para a continuidade operacional da empresa;
· Prover regras claras para as responsabilidades sobre decisões acerca de princípios de TI, arquitetura de TI, infraestrutura de TI, necessidades de aplicações, investimentos, segurança da informação, estratégia de fornecedores e parcerias, além de fazer funcionar um modelo de tomada de decisão correspondente.

CURVA DE CREDIBILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES DE TI

Nível 1 – Incerteza
Grupo de TI inconsistente e relativamente desconhecido, faz promessas vãs e não respeita os compromissos assumidos.
Nível 2 – Ceticismo
Grupo com desempenho básico, acrescenta coerência as políticas, serviços e operações. Contudo a organização mantém-se cética sobre a contribuição dá área no negócio.
Nível 3 – Aceitação
Grupo mostra um grau de profissionalismo e estabelece processos para responder a necessidade da organização. Ele também começa a comunicar sua capacidade para a organização.
Nível 4 – Confiável
Grupo se mostra consistentemente eficaz nos processos de governança, planejamento, arquitetura de TI, gestão da sua própria organização, gestão do orçamento/investimento e consegue entregar efetivo valor para a organização e tem competência na gestão de projetos.
Nível 5 – Respeito
Os líderes de negócio procuram sistematicamente os conselhos, os direcionamentos e as inovações do grupo de TI, que ganhou o respeito de todos os stakeholders e clientes da organização.



Enfim, é importante que a TI haja proativamente para que tenha mais credibilidade e consiga então ser mais eficiente e isso só é possível através da Governança de TI.

METOLOGIAS, MODELOS E AFINS

O ITGI define a governança de TI como a liderança, as estruturas organizacionais e os processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias do negócio e seus objetivos, integrando e institucionalizando boas práticas (ITGI, 2007).
Para que as necessidades de Governança de TI fossem atendidas alguns modelos, metodologias, padrões e ferramentas vêm sendo consolidados em frameworks de melhores práticas do mercado. Estes “modelos” ajudam na integração da TI com as outras funções das organizações afim de tornar seus processos de trabalho mais transparentes, inteligíveis, controláveis e confiáveis. Dentre as melhores práticas na Governança de TI, destacam-se:
·       PMBOK: guia de conhecimento em gerenciamento de projetos (PMBoK, do inglês Project Management Body of Knowledge), baseado na metodologia reconhecida mundialmente pelos profissionais de gerenciamento de projetos – um documento formal que descreve normas, métodos, processos e práticas estabelecidas. O Conhecimento contido neste guia evoluiu a partir de boas práticas reconhecidas de profissionais de gerenciamento de projetos que contribuíram para o seu desenvolvimento.
·       COBIT: Control Objectives for Information and Related Technology, é um framework dirigido para a governança e gestão de tecnologia da informação. Recomendado pela Information Systems Audit and Control Association (ISACA), o COBIT possui recursos que são aplicados como um modelo de referência para a gestão da TI. Atualmente se encontra na versão 5.0, lançada em 2012.
·       CMMI: Capability Maturity Model® Integration – Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade para melhoria de processo de software, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e de manutenção que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção.
·       ITIL: Information Technology Infrastructured Library – A ITIL é uma biblioteca que compila melhores práticas usadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação.
·       Norma ABNT NBR/ISO 27002:2005: Código de boas práticas para a gestão da segurança da informação.
A metodologia mais utilizada pelos profissionais de TI é o COBIT que diz que as cinco áreas foco da Governança de TI são:


· Alinhamento Estratégico: garante que os planos de TI e os de negócio sejam alinhados, além disso, também assegura o alinhamento da operação e as entregas da área de TI com as operações da organização.
· Entrega de Valor: garante a entrega de valor, ou seja, os benefícios gerados pela TI para a empresa.
· Gestão de Riscos: garante que os riscos e as oportunidade derivados da TI sejam reconhecidos para a organização, além disso também permite que a empresa tenha planos e decida suas ações para mitigá-los como julgarem necessário.
·  Gestão de Recursos: garante a gestão dos recursos como recursos humanos e recursos tecnológicos (informações, infraestrutura, aplicações), além de promover a valorização do conhecimento e da infraestrutura.
· Mensuração de Desempenho: controla a implementação da estratégia, consumação de projetos, uso dos recursos e entrega dos serviços, além de contribuir para as estratégias e objetivos do negócio, utilizando-se não apenas de critérios financeiros.

CONCLUSÃO
            Podemos concluir que a Governança de TI, assim como o Governante (atuante da área), é de extrema importância para que a Tecnologia da Informação e seus recursos tenham o devido reconhecimento. Como podemos ver a Tecnologia da Informação se tornou um elemento estratégico para as organizações, agregando valor aos produtos e serviços, assim a Governança de TI é o “processo” que garante que a organização confie e tire o maior benefício possível dos recursos de Tecnologia da Informação a partir de um modelo de governança baseado em metodologias conhecidas.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PEQUENOS PASSOS PARA UMA BOA GOVERNANÇA - http://www.portalgsti.com.br/2013/07/6-pequenos-passos-para-uma-boa.html
ESTRUTURAS, PROCESSOS E MECANISMOS DE GOVERNANÇA DE TI – “http://www.cnasi.com.br/estruturas-processos-e-mecanismos-de-governanca-de-ti/





21 comentários:

  1. A governança em TI eh um fator chave para o sucesso de qualquer projeto em T.I

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  2. A governança de TI inclui uma estrutura de relacionamento e processos que tem como objetivo de dirigir e controlar a organização para que alcance seus objetivos , equilibrando os riscos em relação da tecnologia e seus processos assim podendo controlar e executar com qualidade.

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  3. governança de TI é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre a administração e diretoria. As boas práticas de governança têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a seu sucesso.

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  4. A governança de TI é importante para ajudar a administração a tomar decisões e para manter sua transparência, ajuda a evitar fraudes mantendo a credibilidade das informações e finanças das empresas, criando assim uma confiança maior de seus investidores, além de melhorar a gestão dos recursos da empresa.

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  7. O interessante é que para se ter uma boa governança de TI existem frameworks que possibilitam que seus processos de trabalhos sejam mais claros, controláveis e confiáveis.

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  8. Não existem grandes empresas sem governança de TI nos dias atuais, tão importante quanto as outras governanças, a governança de TI torna-se responsável pelo cuidado de toda a empresa, já que a empresa funciona hoje baseada na tecnologia, nas ferramentas de apoio e talvez o mais interessante do artigo acima tenha sido a curva de credibilidade da TI dentro da empresa.

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  9. A Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões, processos e técnicas envolvendo relacionamentos estruturados entre pessoas com múltiplos papéis, em uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, processos seguros e otimizados, minimizando riscos e custos no suporte dos recursos tecnológicos necessários.

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  11. Algo que é de suma importância, que talvez seja implícito é o fator da liderança no qual é a estrutura de uma organização garantindo a ela suporte em suas estratégias .

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  12. Algo que é de suma importância, que talvez seja implícito é o fator da liderança no qual é a estrutura de uma organização garantindo a ela suporte em suas estratégias .

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  13. A governança de TI tem o principal o objetivo de alinhar a TI aos requisitos de negócios. Porém o desafio da governança e perceber que os desafios da empresa não vão ter uma resposta simples o que será preciso um processo que englobe ajustes e aprendizados para que possa atingir seus resultados desejados.

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  14. Vejo que o investimento no setor de TI e um planejamento estratégico é de extrema importância para o crescimento da empresa como um todo. Oferecer dados precisos, confiáveis e integrados. Alinhar o propósito da empresa e fazer as correções necessárias, buscar consultoria e dados de empresas que possuem uma Governança de TI já implantada, ver se os resultados são satisfatórios e comparar o antes e depois. Sem uma base de dados sólida fica difícil tomar decisões sensatas que apresente algum resultado, tudo é muito dinâmico, o mercado muda constantemente. Manter controle sobre processos, ter uma boa comunicação e sintonia entre todos os departamento, buscando ampliar a produtividade.

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  15. A Governança de TI é sem sombras de dúvidas um dos setores mais importantes e de impacto da empresa nos dias de hoje. Qualquer erro causado pode gerar problemas inimagináveis, ainda mais que hoje em dia as empresas vêm se atualizando e cada vez mais investindo na área da tecnologia da informação.

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  16. sem duvida a governança de TI ajuda qualquer empresa, mas pode se torna um caos se não for feita de maneira adequada.

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  17. O investimento na área de TI de uma empresa, é de suma importância, e a Governança de TI é muito importante em qualquer empresa de grande porte que se interesse em tecnologia com o objetivo de melhorar seus processos. A ajuda da Governança para a toma de decisões é muito importante, pois um erro pode causar grandes prejuízos á uma empresa. Com base nisso, as empresas devem ver a Governança de TI como um investimento necessário, e não um gasto.

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  18. A Governança Corporativa aliada a T.I. vem sendo cada vez mais utilizada devido ao seu alto grau de transparência perante os seus colaboradores que precisam de dados precisos para tomadas de decisão, portanto podemos concluir que com a Governança de T.I. a gestão de riscos é feita de maneira mais minuciosa a fim de melhorar o quadro de desempenho da empresa

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  19. Governança de TI é o “processo” que garante que a organização confie e tire o máximo de informação, através dessas informações que os gestores podem dar sequências em suas tomadas de decisões. Sem essa tecnologia tornariam as coisas muito mais difíceis..

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  20. Governanca de TI é muito importante para se tornar uma grande empresa, porem se for mal coordenada pode gerar um caos dentro da empresa e prejudicar a mesma.

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  21. Administrar uma organização tem muito desafios. A TI tem demonstrado-se uma área fundamental para que as empresas atinjam seus objetivos e consiga cumprir esses desafios.

    Nesse ponto entra a governança de TI que em suma estabelecem as práticas, modelos e padrões, relacionados a infraestrutura, funcionamento e manutenção de serviços e produtos de TI.

    Estabelecidas essas práticas as organizações garanter que a TI cumpra o seu papel e continue fornecendo meios de que as organizações cresçam cada vez mais e de forma ordenada.

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