João
Vitor Hernandes Zeca
Lucas
Rocha Marin
Luiz
Antonio de Oliveira Neto
Michael
Wesley
Introdução
A necessidade de alguém
da alta administração não se trata apenas de poder, mas deixando clara a
importância do projeto para a estratégia da organização.
A utilização de TI
significa uma mudança, muitas vezes bem profunda, na organização, que deve ser
planejada e preparada para que se garanta seu sucesso. A falta de entendimento
do processo de intervenção, por parte do expressivo número de seus líderes, tem
sido considerada uma de suas principais causas de fracassos. Os pontos
relevantes do processo de intervenção nas organizações, denominados variáveis
que totalizam Três, precisam ser estudados e tratados para a criação de um
ambiente propício para o seu sucesso.
Cenário
História da
organização: A propensão à utilização de TI é construída ao longo da história
da organização; sendo um reflexo de sua postura perante novos desafios
tecnológicos, podendo ainda ser entendida por meio dos estágios de utilização
de TI da organização, dos produtos de TI, dos ambientes de TI, entre outras
teorias. Para aumentar as chances de sucesso na implementação de TI, a
organização precisa ser preparada, devendo-se esperar o momento certo.
Metodologias de planejamento estratégico
Os principais processos metodológicos da formalização de um planejamento estratégico possuem passos fundamentais, tais como: preparar e organizar o planejamento; estabelecer e identificar missão, políticas e objetivos estratégicos; conhecer o negócio da organização, funções empresariais ou organizacionais, meio ambiente, problemas e ferramentas para a execução da estratégia organizacional; capacitar pessoas; planejar a estratégia organizacional; organizar possíveis alternativas de ação e formular planos derivativos; definir metodologias de tempo de utilização, ação e de revisão; relatar normas e padrões para implementar, revisar, avaliar e retroalimentar a estratégia organizacional.
Metodologias de planejamento estratégico
Os principais processos metodológicos da formalização de um planejamento estratégico possuem passos fundamentais, tais como: preparar e organizar o planejamento; estabelecer e identificar missão, políticas e objetivos estratégicos; conhecer o negócio da organização, funções empresariais ou organizacionais, meio ambiente, problemas e ferramentas para a execução da estratégia organizacional; capacitar pessoas; planejar a estratégia organizacional; organizar possíveis alternativas de ação e formular planos derivativos; definir metodologias de tempo de utilização, ação e de revisão; relatar normas e padrões para implementar, revisar, avaliar e retroalimentar a estratégia organizacional.
Planejamento
estratégico da tecnologia da informação: O planejamento estratégico
das organizações privadas e públicas deve ser complementado pelo planejamento
de sistemas de informação, conhecimentos e informática. Esse planejamento
também pode ser chamado de Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação
(Peti). Ambos os planejamentos devem ser integrados e alinhados. Os conceitos
de inteligência empresarial ou organizacional estão intimamente relacionados
com o planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática.
Esses conceitos devem estar presentes nesse planejamento para que as
organizações procurem exercitar a inteligência empresarial ou organizacional.
Estratégia
de negócio: A organização precisa saber aonde quer
chegar e como o fará, para poder estabelecer suas prioridades e decidir, entre
outras coisas, que TIs serão importantes para isso. Por outro lado, a área de
TI precisa entender de tecnologia e do negócio da organização para poder sugerir
sua aplicabilidade, tanto para a operacionalização como para a estratégia
competitiva da organização. Assim como a alta gerência e demais áreas
organizacionais precisam ter conhecimento da TI para entender e aproveitar a
sua potencialidade.
Importância
do projeto: A TI a ser implementada deve ser
entendida como importante para a organização, seja na sua operacionalização,
seja na sua estratégia competitiva. É muito difícil ter sucesso na
implementação de uma TI que a organização não considera e percebe como
importante e necessária.
Conflitos: Os conflitos
existentes na organização devem ser entendidos e, sempre que possível,
eliminados. A TI implementada em um ambiente com muitos conflitos
refleti-los-á.
Recursos:
A TI de uma organização pode ser considerada um investimento que requer certa
quantidade de recursos, sejam financeiros, humanos, materiais, etc., sendo
impossível utilizá-la sem sua disponibilidade adequada. É necessário, porém,
que esta seja controlada e sua necessidade comprovada por meio de benefícios
organizacionais, tangíveis ou intangíveis.
Atores
Apoio
da alta gerência: Um projeto de TI que não tenha o apoio
de um executivo da organização com poder suficiente para garantir sua
continuidade e os recursos necessários terá grande chance de fracasso. Além do
apoio em relação ao poder, a alta gerência deve deixar clara sua convicção da
importância do projeto para a estratégia do negócio por meio de suas atitudes,
o que inclui o aspecto referente a alinhamento estratégico.
Patrocinador: Deve haver um executivo que tenha o papel de patrocinador do projeto de TI, que, com sua atitude, demonstre a importância do projeto e da própria TI, garanta sua continuidade com a alta gerência e resolva os possíveis conflitos entre os participantes.
Patrocinador: Deve haver um executivo que tenha o papel de patrocinador do projeto de TI, que, com sua atitude, demonstre a importância do projeto e da própria TI, garanta sua continuidade com a alta gerência e resolva os possíveis conflitos entre os participantes.
Equipe:
As equipes devem trabalhar coesas e em acordo com o objetivo comum, o projeto
de TI. Essa união também deve existir entre o patrocinador e as equipes.
Usuários:
A cultura e a experiência de utilização de TI dos usuários devem ser
compatíveis com o projeto a ser executado, bem como com a própria área de TI e vice-versa.
Capacitação:
Os membros envolvidos no projeto de TI devem ter uma capacitação funcional e
técnica compatível com as características da TI e com as necessidades da
organização ou terem um plano para adquiri-la em tempo adequado.
Planejamento da intervenção
Impactos sociais: Todas as implementações de TI afetam o ambiente social da organização e o modo de trabalhar de seus participantes. Esses impactos devem ser previstos, estudados e trabalhados por meio de esclarecimentos, envolvimento, eliminação de dúvidas e medos, facilitadores de mudança, etc.
Estratégia
de intervenção: Com base no conhecimento da organização
e dos impactos futuros, devem-se formular as estratégias de intervenção e
proceder ao seu planejamento.
Prevenção:
Deve-se estudar a organização e os impactos para elaborar as atividades
necessárias para prevenir as possíveis barreiras e vencer as inevitáveis.
Esclarecimento e envolvimento:
Toda a organização deve saber a importância do projeto e da própria TI, ter
conhecimento de suas informações relevantes e ser envolvida no esforço comum.
Isso pode ser conseguido por intermédio de treinamento, reuniões, encontros
formais ou informais, entre outros.
Disseminação
e desmistificação: Todo o planejamento de intervenção
feito para a implementação de TI deve considerar a disseminação da cultura de
TI, bem como a sua desmistificação, para garantir um bom entendimento e a
eliminação de possíveis resistências.
Fatores
Críticos de Sucesso de Projetos
Seu sucesso foi medido
baseando-se nas seguintes características:
Aderência ao orçamento: O projeto que não for aderente ao seu orçamento original ou ao orçamento aprovado por todas as partes envolvidas, resultante de uma mudança, muito provavelmente irá invalidar a decisão que levou à sua aprovação, ou seja, não deveria ter sido aprovado e realizado.
Aderência ao orçamento: O projeto que não for aderente ao seu orçamento original ou ao orçamento aprovado por todas as partes envolvidas, resultante de uma mudança, muito provavelmente irá invalidar a decisão que levou à sua aprovação, ou seja, não deveria ter sido aprovado e realizado.
Aderência
ao cronograma: O projeto que não for desenvolvido de
acordo com o seu cronograma muito provavelmente não trará as contribuições
esperadas para o aproveitamento de uma oportunidade e para a solução de um
problema.
Nível
de desempenho atingido: O projeto deve atender ao nível de
desempenho esperado e acertado entre as partes envolvidas, uma vez que a
decisão que levou à sua aprovação e o orçamento correspondente assim previam.
Validade técnica: O projeto deve ter as soluções e qualidades
técnicas nas suas atividades e produtos, aderentes a necessidades de suas
especificações.
Validade organizacional: O projeto deve contribuir direta e indiretamente com a organização, além de não comprometer os outros componentes e aspectos do ambiente onde ele é desenvolvido.
Validade organizacional: O projeto deve contribuir direta e indiretamente com a organização, além de não comprometer os outros componentes e aspectos do ambiente onde ele é desenvolvido.
Efetividade
organizacional: Os resultados e produtos do projeto
devem ser efetivamente utilizados pela organização, garantindo a sua
contribuição. Os fatores críticos de sucesso são:
Missão do projeto:
Definição e clareza inicial dos objetivos, metas e direções gerais.
Apoio
da alta gerência: Disposição da alta gerência em prover
os recursos e autoridade/poder necessários para o sucesso do projeto.
Planos
e cronogramas do projeto: Uma especificação detalhada das etapas individuais de
ação requerida para a implementação do projeto.
Consulta ao cliente: Comunicação, consulta e consideração ativa de todas as partes afetadas pelo projeto.
Consulta ao cliente: Comunicação, consulta e consideração ativa de todas as partes afetadas pelo projeto.
Pessoal:
Recrutamento, seleção e treinamento do pessoal necessário para a equipe do
projeto.
Tarefas
técnicas: Disponibilidade da tecnologia e especialização
requeridas para completar as etapas de ação técnicas.
Aceitação do cliente: O ato de vender o projeto final para os
usuários finais.
Monitoração e feedback: Obtenção e disponibilização em tempo das
informações de controle para cada fase no processo de implementação.
Comunicação: Obtenção e disponibilização de uma rede apropriada e dos dados necessários para todos os fatores-chave na implementação do projeto.
Solução de problemas: Habilidade de tratar crises inesperadas e desvios em relação aos planos. Além desses dez fatores críticos de sucesso, os autores incluíram outros quatro, baseados em entrevistas e pesquisas realizadas sobre controle de projetos. Esses quatro fatores são:
Características do líder de equipe do projeto: Competência administrativa, interpessoal e técnica do líder de projeto e a quantidade de autoridade disponível para desenvolver suas responsabilidades.
Comunicação: Obtenção e disponibilização de uma rede apropriada e dos dados necessários para todos os fatores-chave na implementação do projeto.
Solução de problemas: Habilidade de tratar crises inesperadas e desvios em relação aos planos. Além desses dez fatores críticos de sucesso, os autores incluíram outros quatro, baseados em entrevistas e pesquisas realizadas sobre controle de projetos. Esses quatro fatores são:
Características do líder de equipe do projeto: Competência administrativa, interpessoal e técnica do líder de projeto e a quantidade de autoridade disponível para desenvolver suas responsabilidades.
Poder e aspectos políticos: Grau de
atividade política na organização e percepção do projeto, assim como nos
próprios interesses dos membros da organização.
Eventos
ambientais: Os impactos positivos e negativos dos fatores externos
organizacionais ou ambientais nas operações da equipe de projeto.
Urgência: A percepção da importância do
projeto ou da necessidade de implementá-lo o mais rapidamente possível. Cabe
enfatizar a importância dos fatores críticos de sucesso para os projetos
cooperativos e os seus desafios adicionais.
Conclusão
Com o planejamento da
TI integrado ao negócio empresarial temos uma visão da organização como um todo
ao contrário da visão convencional do Plano Diretor de Informática, que foca
apenas as soluções tecnológicas, com isso se é possível se planejar e ter uma
maior gerencia da empresa e assim conseguir alcançar seus objetivos e sem
sofrer tantos riscos ou ter surpresas desagradáveis, com uma boa estratégia o
ganho será muito grande, pois se alcançará qualidade e eficiência pela
organização antecipada, se terá soluções imediatas para problemas comuns no
mundo dos negócios.
Referencias
·
http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n3/v41n3a05
A alta administração no processo de elaboração de um plano de ação traz como beneficio à empresa a organização e padronização de processos.Portanto para que o planejamento de uma empresa tenha total exito neste processo de transformação tem que haver esta seleção do gestor principal para tomadas de decisões necessárias.
ResponderExcluirA administração da elaboração de um plano tem que ser alguém experiente ou ate mesmo um profissional contratado para fazer isso, pois ele traz muitos benefícios a organização, e tem que ser minunciosamente selecionada a pessoa em questão que cuidará disso. O profissional deve atender todas as regras, e administrar cada passo da empresa.
ResponderExcluirEu acho que o único objetivo do planejamento estratégico de sistemas de informação é o de traçar um plano de ação claro e resumido para a utilização dos recursos de informática de acordo com a missão da empresa. Sendo para que isso acontece seja administrador por um gestor experiente
ResponderExcluirEu acho que o único objetivo do planejamento estratégico de sistemas de informação é o de traçar um plano de ação claro e resumido para a utilização dos recursos de informática de acordo com a missão da empresa. Sendo para que isso acontece seja administrador por um gestor experiente
ResponderExcluirO planejamento estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.
ResponderExcluirAs empresas devem adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência
Realmente o planejamento de TI eh primordial para o sucesso do projeto.
ResponderExcluirPlanejamento de Ti na organização ele é fundamental, tendo em vista que o planejamento ele vai percorrer por toda organização. Com isso a visão que podemos ter da empresa é um diferencial da visão convencional. Sendo que o planejamento de ti ele vai garantir a satisfação e atingir os objetivos da empresa, e alcança a qualidade e eficiência total da empresa em comparação ao modo convencional, tendo em vista que somente é possível com o planejamento.
ResponderExcluirConhecendo a complexidade de se estabelecer um plano de TI, o alto custo envolvido e o tempo necessário, sem o apoio da alta administração seria uma tarefa quase impossível.
ResponderExcluirSão os membros da alta diretoria que aprovam orçamentos e eles precisam ter o conhecimento da importância deste plano para apoiar a decisão.
o sucesso de uma empresa depende de varios fatores,um desses fatores é o planejamento de ti,mas a empresa deve estar planejada e preparada para que se garanta seu sucesso.
ResponderExcluirO planejamento estratégico de sistemas de informação ajuda a empresa a planejar o uso destes recursos de forma que consiga atingir e suportar os objetivos estabelecidos
ResponderExcluirA aprovação de um plano de TI passar pela alta administração de uma empresa é essencial, visto que a a última palavra vem do alto escalão. Ter profissionais do alto escalão de uma empresa que tenham um bom conhecimento sobre planos de TI, facilita muito o plano de negócio, tanto na comunicação entre os envolvidos no negócio, como também para colaborar com o plano desejado. Irá chega uma época, que esse conhecimento será necessário a todos os diretores e executivos de uma empresa, pelo simples fato de vivermos em uma era tecnológica.
ResponderExcluirHoje há uma grande necessidade por parte das empresas de profissionais capacitados para comandar as áreas de estratégias que faça com que as empresas alcancem seu sucesso.
ResponderExcluirA alta administração de uma empresa deve sempre estar a par de um planejamento/execução de um plano estratégico de TI. Geralmente o responsável pela elaboração deste plano não possui pleno conhecimento da empresa e cria soluções que não abrangem todas as áreas. Assim sendo a alta administração deve estar sempre por dentro do planejamento estratégico de TI, para que a empresa tire o maior proveito possível dos recursos tecnológicos que o departamento de tecnologia pode oferecer.
ResponderExcluirEm um mundo em constantes mudanças, o planejamento estratégico surge como condição indispensável para que as organizações aumentem sua competitividade. O processo decisório deve estar embasado nas estratégias adotadas pelas organizações com vista a enfrentarem os desafios que o mercado impõe
ResponderExcluirConforme o tema bem escolhido e explicado, é primordial para uma organização um planejamento muito bem elaborado, estruturado e definido para que se possa estabelecer com êxito as metas e os objetivos da mesma, sem deixar de citar que todo o planejamento tem que ser construído no ciclo inicial da organização.
ResponderExcluircom o planejamento de T.I. fica mais fácil gerencia todas as áreas da organização possibilitando a rapidez na tomadas de decisão.
ResponderExcluirA tomada de decisões nunca foi uma tarefa fácil dentro de empresas e organizações, mas com os sistemas de apoio a decisão e a ajuda da alta administração tais decisões tem sido tomadas cada vez mais de forma realmente a solucionar impasses , além disso, todas as estratégias e decisões são tomadas com base nos sistemas de apoio.
ResponderExcluirUm plano de TI é necessário e tem que vir da alta gerencia, porque eles quem definem os objetivos e como serão alcançados, utilizando as ferramentas certas (sistemas de apoio a decisão), definindo o pessoal para desempenhar sua função o "barco pode andar" e dificilmente acontecerá algo de imprevisto.
ResponderExcluirO planejamento estrategico é o caminho para uma gestão empreendedora, que deve considerar entre outros atributos a definição clara de uma visão de futuro e o estabelecimento de objetivos, metas e ações para alcançar a satisfação das partes interessadas da organização.
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