Plano estratégico de TI
Joalheria xxxxx
Autores:
Franciele R.Dias
Jeferson R.Domiciano
João
Pedro Martins Valler
Rogério de Mattos Moraes
Preparação do processo:
A- Diagnóstico
estratégico:
O sistema possibilita o cadastro de clientes, de
produtos, possui um leitor de código de barras, facilitando a identificação dos
produtos e controle do estoque, entre outras funcionalidades.
B- Definição da
missão:
A empresa não parece ter uma missão definida com detalhes, o
que se pode notar é apenas uma visão genérica (por parte do proprietário) de
vender cada vez mais e constituir filiais, porém, este não possui nenhum plano
ou estratégia para este fim a não ser o investimento em marketing.
C- Definição de
estratégias e políticas:
A empresa tem o marketing e a divulgação como principais
estratégias, investir em propaganda utilizando vários meios de comunicação e
sempre anuncia promoções.
Quanto ao ambiente interno, a empresa impõe uma cota mensal
a ser atingida pelos vendedores, além de incentivar a competição entre os
mesmos, oferecendo comissões sobre vendas e divulgando os resultados
internamente.
Os funcionários estão sempre em disputa, o que compromete a
harmonia do ambiente, o proprietário parece não se importar com isso e a
gerente de vendas se preocupa apenas em vender, não se preocupando com a situação
dos clientes perante o serviço de proteção ao crédito, entendendo isso como um
estímulo ao cliente, já que a loja seria uma das poucas a oferecer crédito a
clientes que possuem seus nomes negativados.
D- Plano de ação:
A empresa busca atender a todas as classes sociais,
oferecendo produtos diferentes e com grande variedade de preços, além de
diferentes formas de pagamento.
E- Simulação para
orçamento:
Sabe-se que o sistema, por ser genérico, possui erros e
módulos excedentes, desnecessários para a empresa. Um estudo mais aprofundado
do sistema e a identificação exata dos erros seriam necessários para decidir
sobre a viabilidade de manter o sistema ou substituí-lo, se for o caso. O
orçamento seria entre R$ 5.000, 00 e R$10.000,00.
2- Diagnóstico
estratégico.
a) Análise
externa:
A empresa possui dois concorrentes diretos que oferecem um
serviço similar, e mais 2 concorrentes que são ourives autônomos.
b) Análise interna:
Pontos fortes: a estratégia de marketing e a boa divulgação
da empresa, além do bom atendimento ao cliente.
Pontos fracos: o software utilizado, o método de
administração dos recursos humanos que causa conflitos ao invés de trabalho em
equipe, os funcionários são inconscientemente (inclusive por parte da
administração) a trabalharem de maneira individualista, competitiva e não
colaborativa.
A tensão no ambiente de trabalho e a inaptidão
administrativa do proprietário são grandes pontos fracos nessa empresa.
c) Analise dos
concorrentes:
A empresa possui dois concorrentes que oferecem o mesmo tipo
de serviço e produtos além de possuírem o mesmo nível de qualidade no
atendimento ao cliente. Quanto aos outros dois concorrentes citados (autônomos),
a principal preocupação quanto a estes é o menor preço que oferecem em relação
a jóias, pois estes não oferecem outros tipos de produtos como às outras concorrentes
e a empresa em questão.
d) Diferenciais
competitivos:
A empresa investe em marketing, promoções e, apesar de não
oferecer os menores preços, ela oferece bons prazos para pagamento e
flexibilidade nas exigências de comprovação de renda e crédito por parte dos
clientes e nas negociações de dívidas.
Um plano bem elaborado de T.I evita muitos problemas no meio e fim de todo projeto.
ResponderExcluirUm bom atendimento é uma excelente ferramente de marketing.
ResponderExcluir