quinta-feira, 24 de setembro de 2015



Plano estratégico de TI


Joalheria  xxxxx

Autores:

Franciele R.Dias
Jeferson R.Domiciano
João Pedro Martins Valler
Rogério de Mattos Moraes
 

Preparação do processo:     



A- Diagnóstico estratégico:

De acordo com uma das funcionárias responsáveis pela gerencia, a empresa conta com 7 computadores, sendo um servidor (onde todos os dados são armazenados), um utilizado para criação de cadastro, acesso a informação de clientes e cobranças, outros 4  para vendas e um para o caixa.

O sistema possibilita o cadastro de clientes, de produtos, possui um leitor de código de barras, facilitando a identificação dos produtos e controle do estoque, entre outras funcionalidades.

B- Definição da missão:

A empresa não parece ter uma missão definida com detalhes, o que se pode notar é apenas uma visão genérica (por parte do proprietário) de vender cada vez mais e constituir filiais, porém, este não possui nenhum plano ou estratégia para este fim a não ser o investimento em marketing.

C- Definição de estratégias e políticas:

A empresa tem o marketing e a divulgação como principais estratégias, investir em propaganda utilizando vários meios de comunicação e sempre anuncia promoções.
Quanto ao ambiente interno, a empresa impõe uma cota mensal a ser atingida pelos vendedores, além de incentivar a competição entre os mesmos, oferecendo comissões sobre vendas e divulgando os resultados internamente.
Os funcionários estão sempre em disputa, o que compromete a harmonia do ambiente, o proprietário parece não se importar com isso e a gerente de vendas se preocupa apenas em vender, não se preocupando com a situação dos clientes perante o serviço de proteção ao crédito, entendendo isso como um estímulo ao cliente, já que a loja seria uma das poucas a oferecer crédito a clientes que possuem seus nomes negativados.



D- Plano de ação:
  
A empresa busca atender a todas as classes sociais, oferecendo produtos diferentes e com grande variedade de preços, além de diferentes formas de pagamento.

 
E- Simulação para orçamento:

Sabe-se que o sistema, por ser genérico, possui erros e módulos excedentes, desnecessários para a empresa. Um estudo mais aprofundado do sistema e a identificação exata dos erros seriam necessários para decidir sobre a viabilidade de manter o sistema ou substituí-lo, se for o caso. O orçamento seria entre R$ 5.000, 00 e R$10.000,00.



2- Diagnóstico estratégico.

a) Análise externa:  
A empresa possui dois concorrentes diretos que oferecem um serviço similar, e mais 2 concorrentes que são ourives autônomos.

b) Análise interna:

Pontos fortes: a estratégia de marketing e a boa divulgação da empresa, além do bom atendimento ao cliente.

Pontos fracos: o software utilizado, o método de administração dos recursos humanos que causa conflitos ao invés de trabalho em equipe, os funcionários são inconscientemente (inclusive por parte da administração) a trabalharem de maneira individualista, competitiva e não colaborativa.
A tensão no ambiente de trabalho e a inaptidão administrativa do proprietário são grandes pontos fracos nessa empresa.

c) Analise dos concorrentes:

A empresa possui dois concorrentes que oferecem o mesmo tipo de serviço e produtos além de possuírem o mesmo nível de qualidade no atendimento ao cliente. Quanto aos outros dois concorrentes citados (autônomos), a principal preocupação quanto a estes é o menor preço que oferecem em relação a jóias, pois estes não oferecem outros tipos de produtos como às outras concorrentes e a empresa em questão.

d) Diferenciais competitivos:

A empresa investe em marketing, promoções e, apesar de não oferecer os menores preços, ela oferece bons prazos para pagamento e flexibilidade nas exigências de comprovação de renda e crédito por parte dos clientes e nas negociações de dívidas.
 

2 comentários:

  1. Um plano bem elaborado de T.I evita muitos problemas no meio e fim de todo projeto.

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  2. Um bom atendimento é uma excelente ferramente de marketing.

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