ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO
DE TI
JHULIAN NARCISO CAMPOS
JÚLIO CÉSAR MALAQUIAS
MARCUS V. DOS SANTOS MONTEIRO
RAFAEL ONGARO GERÔNIMO
C.D.J. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA
– ME
IDENTIFICAÇÃO
CNPJ: XX.XXX.XXX/XXXX-XX
INSCRIÇÃO ESTADUAL: XXX.XXX.XXX.XXX
- PREPARAÇÃO DO PROCESSO:
A)
Diagnóstico Estratégico:
A empresa C.D.J. utiliza um software de vendas onde
três computadores são interconectados, sendo um deles o servidor (onde os dados
da empresa, bem como, estoque, relatórios, orçamentos, entre outros ficam
armazenados). Além disso, o software já implantado possibilita cadastro de
clientes, de produtos, fornecedores, entre outros. Diariamente, às 18:00 hrs, é
realizado um backup dos dados do servidor.
Quanto aos pontos fortes o software atual faz todo o
gerenciamento de estoque, sendo que o funcionário pode estimar um estoque
mínimo para que o software aponte quando deve ser feita a compra/reposição de
um produto. Uma notificação é exibida no menu inicial em relação às contas a
pagar e a receber.
Quando um cliente faz uma compra à vista, ele não é cadastrado,
dificultando assim um eventual processo de troca de produto, por exemplo. Como
melhoria poderíamos propor uma solução que cadastre estes clientes relacione-os
à um ID, que por sua vez é relacionado às notas de compra, assim o processo de
conferir a nota do cliente com a nota da empresa se torna mais ágil.
Outra solução que podemos propor é, no caso de grandes produtos, que
não há a possibilidade de utilizar o leitor de código de barra, associar estes
produtos a um ID para que o processo de venda seja agilizado. Por exemplo, ao
invés do funcionário procurar o produto pelo nome/marca, ele poderá checar o ID
do produto em um controle, facilitando assim a venda. Visto que, é mais fácil o
funcionário memorizar um ID, do que um nome complexo de determinado
produto/material de construção.
B)
Definição da Missão:
A empresa tem como missão atender com excelência a
demandas dos clientes, criar ofertas de produtos e serviços que contribuam para
uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
C)
Definição da Estratégia
e Políticas:
Visando uma vantagem competitiva a empresa baseia os
preços de seus produtos em seus concorrentes, buscando proporcionar uma melhor
oferta. Como estratégia de marketing a empresa utiliza diversas mídias de
divulgação, sendo as redes sociais (Facebook) o maior alvo.
Quanto à política da empresa, ela preza pela qualidade
de seus produtos, serviços e atendimento ao cliente, bem como pela segurança de
seus funcionários. Além disso, a empresa busca valorizar seus funcionários
buscando um ambiente harmônico de trabalho e também busca manter um núcleo
estável de colaboradores/fornecedores.
D)
Plano Ação:
Como plano de ação a empresa busca atender a
necessidade dos clientes, buscando atender todas as classes sociais,
disponibilizando diferentes formas de pagamento e ofertas.
E)
Simulação para o
Orçamento:
Como a empresa já possui um software, nossa proposta
seria a criação de alguns módulos visando a melhoria dos processos da empresa.
Serão elaborados e implantados dois módulos (citados
acima) ao software principal.
Para fechar o orçamento, baseados em algumas pesquisas de mercado,
podemos afirmar que cada módulo custará R$ 250,00.
- DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:
A)
Análise Externa:
A empresa possui quatro concorrentes diretos que atuam
na mesma cidade. Assim sendo, a empresa busca aproveitar ao máximo os meios de
comunicação para a divulgação de sua marca e também adaptar-se às eventuais
dificuldades proporcionadas pelo ambiente.
B)
Análise Interna:
Pontos fortes:
1.
O software utilizado;
2.
Funcionários bem treinados;
3.
Estratégias de Marketing.
Pontos fracos:
1.
Falta de organização de tempo;
2.
Conflitos recorrentes.
C)
Análise dos
concorrentes:
A empresa possui quatro concorrentes diretos:
Todas elas trabalham com os mesmos produtos, mesmas
marcas, o grande diferencial são os preços, o atendimento ao cliente e as
estratégias de marketing.
D)
Diferenciais
competitivos:
Quanto ao preço, a empresa oferece descontos e faz ofertas
diariamente.
Quanto ao tempo de entrega, o produto é rapidamente
entregue ao local solicitado.
Visto que, a empresa passa por pequenas dificuldades, primeiramente esses problemas devem ser solucionados para posteriormente não interferirem no atendimento ao público, pois como também foi apresentado, além dos problemas internos, há também a questão da forte concorrência e sendo esse também um fator de peso, ele deve ser muito bem analisado e resolvido com a apresentação de ofertas e melhores condições de pagamento, visando assim um crescimento cada vez maior da empresa.
ResponderExcluirA empresa deve adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.
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ResponderExcluirÉ constante a criação de estratégias para se destacar em meio a tantas concorrências. Para isso as empresas usam e abusam dos meios de comunicação para a divulgação dos seus produtos e também investem na qualidade do atendimento ao cliente e sempre que possível promoções para atrair o seu alvo.
ResponderExcluirA postagem explica como deve ser um plano estratégico, e foi criada como exemplo uma empresa, mostrando como pode ter uma falha na onde ela ainda não viu, talvez no momento não gere tanto transtorno, mas futuramente isso pode ser uma dor de cabeça, e a empresa deve ficar atenta. O planejamento tem que ser antes para que isso não ocorra, mas caso ocorra tem que solucionar de alguma forma, e identificar o problema e aplicar a melhor solução.
ResponderExcluirConforme apresentado o plano estratégico acima, o controle e acompanhamento são vitais para o sucesso do plano, tanto no sentido da busca dos resultados planejados como também na realimentação do plano. Recomenda-se novos estudos sobre a prática de – Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir na solução de problemas e melhoria dos resultados.
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