quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PLANO ESTRATÉGICO DE TI: C.D.J. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA – ME

ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE TI

JHULIAN NARCISO CAMPOS
JÚLIO CÉSAR MALAQUIAS
MARCUS V. DOS SANTOS MONTEIRO
RAFAEL ONGARO GERÔNIMO

C.D.J. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA – ME
IDENTIFICAÇÃO
CNPJ: XX.XXX.XXX/XXXX-XX
INSCRIÇÃO ESTADUAL: XXX.XXX.XXX.XXX

  1. PREPARAÇÃO DO PROCESSO:
A)   Diagnóstico Estratégico:

A empresa C.D.J. utiliza um software de vendas onde três computadores são interconectados, sendo um deles o servidor (onde os dados da empresa, bem como, estoque, relatórios, orçamentos, entre outros ficam armazenados). Além disso, o software já implantado possibilita cadastro de clientes, de produtos, fornecedores, entre outros. Diariamente, às 18:00 hrs, é realizado um backup dos dados do servidor.
Quanto aos pontos fortes o software atual faz todo o gerenciamento de estoque, sendo que o funcionário pode estimar um estoque mínimo para que o software aponte quando deve ser feita a compra/reposição de um produto. Uma notificação é exibida no menu inicial em relação às contas a pagar e a receber.
Quando um cliente faz uma compra à vista, ele não é cadastrado, dificultando assim um eventual processo de troca de produto, por exemplo. Como melhoria poderíamos propor uma solução que cadastre estes clientes relacione-os à um ID, que por sua vez é relacionado às notas de compra, assim o processo de conferir a nota do cliente com a nota da empresa se torna mais ágil.
Outra solução que podemos propor é, no caso de grandes produtos, que não há a possibilidade de utilizar o leitor de código de barra, associar estes produtos a um ID para que o processo de venda seja agilizado. Por exemplo, ao invés do funcionário procurar o produto pelo nome/marca, ele poderá checar o ID do produto em um controle, facilitando assim a venda. Visto que, é mais fácil o funcionário memorizar um ID, do que um nome complexo de determinado produto/material de construção.

B)   Definição da Missão:

A empresa tem como missão atender com excelência a demandas dos clientes, criar ofertas de produtos e serviços que contribuam para uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

C)   Definição da Estratégia e Políticas:

Visando uma vantagem competitiva a empresa baseia os preços de seus produtos em seus concorrentes, buscando proporcionar uma melhor oferta. Como estratégia de marketing a empresa utiliza diversas mídias de divulgação, sendo as redes sociais (Facebook) o maior alvo.
Quanto à política da empresa, ela preza pela qualidade de seus produtos, serviços e atendimento ao cliente, bem como pela segurança de seus funcionários. Além disso, a empresa busca valorizar seus funcionários buscando um ambiente harmônico de trabalho e também busca manter um núcleo estável de colaboradores/fornecedores.

D)   Plano Ação:

Como plano de ação a empresa busca atender a necessidade dos clientes, buscando atender todas as classes sociais, disponibilizando diferentes formas de pagamento e ofertas.

E)   Simulação para o Orçamento:

Como a empresa já possui um software, nossa proposta seria a criação de alguns módulos visando a melhoria dos processos da empresa.
Serão elaborados e implantados dois módulos (citados acima) ao software principal.
Para fechar o orçamento, baseados em algumas pesquisas de mercado, podemos afirmar que cada módulo custará R$ 250,00.

  1. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:
A)   Análise Externa:

A empresa possui quatro concorrentes diretos que atuam na mesma cidade. Assim sendo, a empresa busca aproveitar ao máximo os meios de comunicação para a divulgação de sua marca e também adaptar-se às eventuais dificuldades proporcionadas pelo ambiente.

B)   Análise Interna:
                     Pontos fortes:
1.    O software utilizado;
2.    Funcionários bem treinados;
3.    Estratégias de Marketing.

                     Pontos fracos: 
1.    Falta de organização de tempo;
2.    Conflitos recorrentes.
C)   Análise dos concorrentes:

A empresa possui quatro concorrentes diretos:

Todas elas trabalham com os mesmos produtos, mesmas marcas, o grande diferencial são os preços, o atendimento ao cliente e as estratégias de marketing.

D)   Diferenciais competitivos:

Quanto ao preço, a empresa oferece descontos e faz ofertas diariamente.
Quanto ao tempo de entrega, o produto é rapidamente entregue ao local solicitado.

Como estratégia de Marketing, a empresa faz anúncios diários dos produtos e utiliza de diversas mídias sociais, como facebook, entre outros.

6 comentários:

  1. Visto que, a empresa passa por pequenas dificuldades, primeiramente esses problemas devem ser solucionados para posteriormente não interferirem no atendimento ao público, pois como também foi apresentado, além dos problemas internos, há também a questão da forte concorrência e sendo esse também um fator de peso, ele deve ser muito bem analisado e resolvido com a apresentação de ofertas e melhores condições de pagamento, visando assim um crescimento cada vez maior da empresa.

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  2. A empresa deve adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. É constante a criação de estratégias para se destacar em meio a tantas concorrências. Para isso as empresas usam e abusam dos meios de comunicação para a divulgação dos seus produtos e também investem na qualidade do atendimento ao cliente e sempre que possível promoções para atrair o seu alvo. 

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  5. A postagem explica como deve ser um plano estratégico, e foi criada como exemplo uma empresa, mostrando como pode ter uma falha na onde ela ainda não viu, talvez no momento não gere tanto transtorno, mas futuramente isso pode ser uma dor de cabeça, e a empresa deve ficar atenta. O planejamento tem que ser antes para que isso não ocorra, mas caso ocorra tem que solucionar de alguma forma, e identificar o problema e aplicar a melhor solução.

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  6. Conforme apresentado o plano estratégico acima, o controle e acompanhamento são vitais para o sucesso do plano, tanto no sentido da busca dos resultados planejados como também na realimentação do plano. Recomenda-se novos estudos sobre a prática de – Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir na solução de problemas e melhoria dos resultados.

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