CENTRO
UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO
EDUCACIONAL DE BARRETOS
UNIFEB
EDUCACIONAL DE BARRETOS
UNIFEB
PROJETOS
A
importância de politicas e regras no processo de elaboração de um plano de TI.
Nome: Charles Roberson RA: 520019
Nome: Jossei Gabriel Vezono RA: 520004
Nome: Matheus Andrade RA: 520003
A
importância de politicas e regras no processo de elaboração de um plano de TI
Introdução
A
criação de regras, normas e politicas, também conhecida como normalização,
visam proporcionar o desenvolvimento econômico e social. Essas regras devem ser
criadas junto a todos os interessados, de fornecedores à clientes, governos à
instituições, através de acordo comum que traga benefícios a ambas as partes. O
Planejamento de TI deve alinhar a gestão
da Tecnologia da Informação aos objetivos estratégicos , direcionar os seus
recursos para uma gestão efetiva, desenvolvendo arquiteturas e políticas de tecnologia
para gerar um ambiente informacional que favoreça a geração de estratégias
organizacionais.
Objetivos
O
objetivo do planejamento de TI é da estruturação de todas as informações
necessárias para o funcionamento harmônico e dinâmico da organização. Vem para
auxiliar a organização na sua tomada de decisões do negocio empresarial, com
respeito à qualidade, da sua produtividade, rentabilidade, efetividade, com a
inteligência empresarial.
As
organizações precisam ter produto ou serviço de qualidade, ter um bom
atendimento, ter uma estratégia de venda e preços atraentes a seus clientes,
cumprindo seu prazo estabelecido e estar sempre de olho no mercado para novas
mudanças nas leis ou ate mesmo no comportamento de seus clientes. Essas
exigências forçam as organizações a reverem e reelaborarem seus valores, e isso
não garante que as principais metas da sua organização.
Com
todas essas mudanças as organizações precisam de atenção especial, com uma
analise profunda e um bom planejamento para não ter risco a organização, que
pode acabar envolvendo toda a organização, principalmente na parte de TI. Para
isso a empresa tem que ter a definição de estratégia no posicionamento do
mercado e a utilização de TI como um recurso valioso para alcançar seus
objetivos. E necessário que a organização esteja preparada a enfrentar a
mudanças drásticas e constantes da sociedade, fazendo com que a organização modifique
e recriem seu planejamento.
Com
a globalização foi ampliada significativamente todo o mercado de trabalho em
todo o mundo, fazendo com que as empresas busquem novidades, para que seu
negocio cresça e amplie no mercado, mas as estruturas, as politicas, os
processos e as culturas de suas organizações devem acompanhar esse ritmo para
não ficar para traz no mercado, ou ate mesmo a sua falência, com isso a parte
de TI faz com que seja um instrumento que irá auxiliar a empresa como um
mecanismo para poder enfrentar essas dificuldades, com isso o TI vira uma
ferramenta fundamental a organização, sendo um grande aliado para o mercado.
Metodologias
Existem
métodos e planos de estratégia de negócios, e para isso tem que ter um
planejamento de sistema de informação e da tecnologia da informação, e algumas
aplicações baseada em computadores para apoiar a organização na execução do seu
plano. Existem muitas metodologias que são usadas, e alguns recursos são usadas
para auxiliar a organização a identificar oportunidades. Algumas metodologias
bastante usadas são: Planejamento baseada em inteligência competitiva, e
Planejamento baseada em teoria das restrições.
Planejamento
baseada em inteligência competitiva: A inteligência competitiva vem para coletar,
analisar e aplicar, informações relativas às capacidades, vulnerabilidade e
intenções dos seus concorrentes, e monitorando o ambiente competitivo em geral.
Esse tipo de sistema e um elemento essencial para que as organizações consigam
coletar informações do ambiente externo para saber as forças e as fraquezas de
seus concorrentes, avaliando sua competitividade com eles, com base para prever
futuras intenções de seus competidores e saber as expectativas de seus
clientes. Esse planejamento busca transformar dados em informações, pois as
organizações não costuma analisar esses dados que podem ser essencial. As
organizações devem ser inteligentes, inteligência em uma organização e pegar as
informações fornecidas pelos dados e usar isso a favor da organização, que
acaba fornecendo um grau de previsão.
Planejamento
baseada em teoria das restrições: A teoria das restrições e como um
paradigma de gestão, que considera qualquer sistema gerenciável como sendo
limitado a alcançar seus objetivos por restrição. Essa teoria das restrições
auxilia a alcançar seus objetivos continuamente, com ajuda de perguntas
estratégicas, etapas de foco, e a própria logica (raciocínio), aplicada nas
áreas como finanças, logística, vendas, marketing e produção. A teoria das
restrições diz que a organização tem sempre um momento que limita o desempenho
do sistema da organização, essas restrições podem ser internas (do próprio
sistema) e externas (ambiente do mercado), e com isso a restrição deve ser
identificada e administrada corretamente, e ao longo do tempo a restrição pode
mudar.
Exemplo:
um sistema que gera relatório, no momento que esta gerando relatório ocorre uma
lentidão em todo o sistema, afetando toda a empresa (restrição interna), com
isso ela deve ser identificada (o problema e porque esta gerando o relatório) e
administrada (vamos alterar o momento que será gerado o relatório).
Conclusões
Dentre as principais
vantagens fornecidas pela normalização de uma empresa para com seu ambiente,
temos como destaque uma melhor qualidade de produtos e serviços fornecidos,
garantindo todos os requisitos esperados pelo cliente; aumento da
produtividade, resultado de produtos, serviços e processos bem definidos;
possibilidade de comparação de produtos e serviços de concorrentes,
proporcionando um diferencial de cada produção; entre outros. Ressaltando que
todos os benefícios dependem da capacidade da empresa de mapear e levantar e
traduzir todos os requisitos e expectativas dos vinculados em seus processos.
Referencias
A inteligencia competitiva lida com o ambiente externo e ajuda na tomada de decisões baseando-se no comportamento dos concorrentes, ou seja, ajuda a coletar informações externas e utilizá-las em benefício da empresa. Já a teoria das restrições consiste em analisar as restrições do sistema interno e do ambiente externo, identificando suas limitações e aplicando os planos de respostas cabíveis
ResponderExcluirO planejamento de Sistemas de Informação e da Tecnologia da Informação é o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução do seu plano de negócios e na realização dos seus objetivos organizacionais. No Planejamento de TI também se decide onde à organização quer chegar e quais os recursos da TI que serão necessários para suportar as decisões, representando o movimento de passagem da estratégia presente para a estratégia futura, através da apresentação de direções, concentrações de esforços, flexibilidade e continuidade dos negócios em áreas estratégicas.
ResponderExcluirAs empresas estão cada vez mais percebendo que o planejamento estratégico em TI eh necessário, com isso a valorização do profissional de TI vem sendo cada vez mais valorizada
ResponderExcluirNa realidade o atual mercado está focado no planejamento de TI, podemos ver todas as empresas de alto padrão, no caso empresas grandes usando o planejamento de forma efetiva para que os resultados apareçam
ResponderExcluirUma empresa por mais organizada que ela seja não consegui produzir sem as regras e políticas adotadas para alcançar os objetivos. Num planejamento de TI também se faz necessário regras e políticas para que o planejamento seja concluído adequadamente. As regra e políticas se faz importantes por que são elas que vão ser tomadas como base para direcionar o planejamento e também impor limites para que o projeto seja desenvolvido de acordo com o planejado. Por isso se faz importantes as regras e políticas em qualquer empresa ou governo para padronizar as atividades vinculadas ao projeto.
ResponderExcluirUma empresa por mais organizada que ela seja não consegui produzir sem as regras e políticas adotadas para alcançar os objetivos. Num planejamento de TI também se faz necessário regras e políticas para que o planejamento seja concluído adequadamente. As regra e políticas se faz importantes por que são elas que vão ser tomadas como base para direcionar o planejamento e também impor limites para que o projeto seja desenvolvido de acordo com o planejado. Por isso se faz importantes as regras e políticas em qualquer empresa ou governo para padronizar as atividades vinculadas ao projeto.
ResponderExcluirPercebe se que o alvo principal é o cliente, pois é para ele que deve ser passado as normas comerciais e o funcionário deve reger as normas que a empresa passe para ele estar mostrando as atualizações e as informações necessárias para um bom convívio amigável.
ResponderExcluirVemos mais uma vez, que o principal foco do assunto é o cliente, o que não poderia ser diferente no caso de uma empresa, pois a mesma necessita dele para sobreviver, crescer, obter lucros, etc...
ResponderExcluirA normalização de uma empresa para com seu ambiente, melhora a qualidade de seus produtos e serviços fornecidos, garantindo todos os requisitos esperados pelo cliente. A TI auxilia muito para que a empresa se organize da melhor forma para que ela consiga atender seus clientes, e como em tudo, essa organização é a base de regras.
É fundamental, em qualquer atividade da empresa, que as políticas sejam seguidas. No planejamento de TI é primordial que algumas regras sejam seguidas para que a execução e o resultado final saiam como planejado e que os objetivos sejam alcançados.
ResponderExcluirAtravés dos dados acima, podemos concluir que a empresa que adote um plano estratégico de T.I. tem progressão dos seus lucros, pois esse sistema de trabalho mantém direitos e deveres do colaborador dentro da organização alinhados com os direitos e deveres do cliente também, sendo assim o processo de atendimento ao cliente só tem a melhorar.
ResponderExcluirAs organizações precisam ter produto ou serviço de qualidade, ter um bom atendimento,para isso planejamento de TI é primordial para q se alcance o objetivo desejado,hoje sem planejamento uma empresa fica em desvantagens em relação aos concorrentes
ResponderExcluirAs organizações precisam ter produto ou serviço de qualidade, ter um bom atendimento,para isso planejamento de TI é primordial para q se alcance o objetivo desejado,hoje sem planejamento uma empresa fica em desvantagens em relação aos concorrentes
ResponderExcluirParabens pelo artigo!
ResponderExcluirO interessante deste artigo é que ele despertar o interesse para o responsável da empresa, profissional da área e principalmente para usuários que utilizam a tecnologias da empresa para trabalhar, sobre o risco em que ele pode colocar a empresa com uso indevido, na qual cada vez mais as organizações são dependentes dos processos da Tecnologia da Informação. Diante deste cenário, as empresas têm buscado meios de garantir a disponibilidade dos serviços, na qual estabelece um percentual de disponibilidade que deve ser cumprido. Desta forma, faz-se necessário elaborar um contingenciamento da infraestrutura, dos sistemas e dos serviços utilizados nas empresas.
No cenário atual em que as empresas dependem cada vez mais da tecnologia e da informação, é adequado o estabelecimento de um conjunto de normas e regras que regulem a utilização dos sistemas das empresas.
ResponderExcluirFica mais que claro que no momento todas as instituições, empresas, organizações, governos, todos precisam da tecnologia de informação para tudo e obter um planejamento estratégico de TI é algo importantíssimo, com esse planejamento tudo se torna mais fácil de resolver, dados são reunidos com mais rapidez e podemos selecionar somente os dados que realmente precisamos, dessa forma, tomar decisões, definir estratégias se torna mais fácil a além de utilizar dessa estratégia para regulamentar a utilização dos sistemas pelas empresas.
ResponderExcluirSeguir as regras é o minimo que as empresas devem fazer, desde criar algo que não prejudique o cliente a fazer com que apareça policia em sua porta, tendo isso em mente pode-se fazer um plano de TI onde com os diretores e gerentes será definido metas e objetivos, desde analisar um concorrente a criar algo novo para os clientes.
ResponderExcluirPoliticas da empresa devem ter o equilíbrio entre a satisfação do cliente e retornos financeiros para a mesma.