domingo, 20 de setembro de 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO
EDUCACIONAL DE BARRETOS
UNIFEB





PROJETOS
A importância de politicas e regras no processo de elaboração de um plano de TI.






Nome: Charles Roberson                              RA: 520019
Nome: Jossei Gabriel Vezono                      RA: 520004
Nome: Matheus Andrade                              RA: 520003








A importância de politicas e regras no processo de elaboração de um plano de TI

Introdução

A criação de regras, normas e politicas, também conhecida como normalização, visam proporcionar o desenvolvimento econômico e social. Essas regras devem ser criadas junto a todos os interessados, de fornecedores à clientes, governos à instituições, através de acordo comum que traga benefícios a ambas as partes. O Planejamento  de TI deve alinhar a gestão da Tecnologia da Informação aos objetivos estratégicos , direcionar os seus recursos para uma gestão efetiva, desenvolvendo arquiteturas e políticas de tecnologia para gerar um ambiente informacional que favoreça a geração de estratégias organizacionais.

Objetivos

O objetivo do planejamento de TI é da estruturação de todas as informações necessárias para o funcionamento harmônico e dinâmico da organização. Vem para auxiliar a organização na sua tomada de decisões do negocio empresarial, com respeito à qualidade, da sua produtividade, rentabilidade, efetividade, com a inteligência empresarial.
As organizações precisam ter produto ou serviço de qualidade, ter um bom atendimento, ter uma estratégia de venda e preços atraentes a seus clientes, cumprindo seu prazo estabelecido e estar sempre de olho no mercado para novas mudanças nas leis ou ate mesmo no comportamento de seus clientes. Essas exigências forçam as organizações a reverem e reelaborarem seus valores, e isso não garante que as principais metas da sua organização.
Com todas essas mudanças as organizações precisam de atenção especial, com uma analise profunda e um bom planejamento para não ter risco a organização, que pode acabar envolvendo toda a organização, principalmente na parte de TI. Para isso a empresa tem que ter a definição de estratégia no posicionamento do mercado e a utilização de TI como um recurso valioso para alcançar seus objetivos. E necessário que a organização esteja preparada a enfrentar a mudanças drásticas e constantes da sociedade, fazendo com que a organização modifique e recriem seu planejamento.
Com a globalização foi ampliada significativamente todo o mercado de trabalho em todo o mundo, fazendo com que as empresas busquem novidades, para que seu negocio cresça e amplie no mercado, mas as estruturas, as politicas, os processos e as culturas de suas organizações devem acompanhar esse ritmo para não ficar para traz no mercado, ou ate mesmo a sua falência, com isso a parte de TI faz com que seja um instrumento que irá auxiliar a empresa como um mecanismo para poder enfrentar essas dificuldades, com isso o TI vira uma ferramenta fundamental a organização, sendo um grande aliado para o mercado.




Metodologias

Existem métodos e planos de estratégia de negócios, e para isso tem que ter um planejamento de sistema de informação e da tecnologia da informação, e algumas aplicações baseada em computadores para apoiar a organização na execução do seu plano. Existem muitas metodologias que são usadas, e alguns recursos são usadas para auxiliar a organização a identificar oportunidades. Algumas metodologias bastante usadas são: Planejamento baseada em inteligência competitiva, e Planejamento baseada em teoria das restrições.

Planejamento baseada em inteligência competitiva: A inteligência competitiva vem para coletar, analisar e aplicar, informações relativas às capacidades, vulnerabilidade e intenções dos seus concorrentes, e monitorando o ambiente competitivo em geral. Esse tipo de sistema e um elemento essencial para que as organizações consigam coletar informações do ambiente externo para saber as forças e as fraquezas de seus concorrentes, avaliando sua competitividade com eles, com base para prever futuras intenções de seus competidores e saber as expectativas de seus clientes. Esse planejamento busca transformar dados em informações, pois as organizações não costuma analisar esses dados que podem ser essencial. As organizações devem ser inteligentes, inteligência em uma organização e pegar as informações fornecidas pelos dados e usar isso a favor da organização, que acaba fornecendo um grau de previsão.

Planejamento baseada em teoria das restrições: A teoria das restrições e como um paradigma de gestão, que considera qualquer sistema gerenciável como sendo limitado a alcançar seus objetivos por restrição. Essa teoria das restrições auxilia a alcançar seus objetivos continuamente, com ajuda de perguntas estratégicas, etapas de foco, e a própria logica (raciocínio), aplicada nas áreas como finanças, logística, vendas, marketing e produção. A teoria das restrições diz que a organização tem sempre um momento que limita o desempenho do sistema da organização, essas restrições podem ser internas (do próprio sistema) e externas (ambiente do mercado), e com isso a restrição deve ser identificada e administrada corretamente, e ao longo do tempo a restrição pode mudar.
Exemplo: um sistema que gera relatório, no momento que esta gerando relatório ocorre uma lentidão em todo o sistema, afetando toda a empresa (restrição interna), com isso ela deve ser identificada (o problema e porque esta gerando o relatório) e administrada (vamos alterar o momento que será gerado o relatório).





Conclusões

Dentre as principais vantagens fornecidas pela normalização de uma empresa para com seu ambiente, temos como destaque uma melhor qualidade de produtos e serviços fornecidos, garantindo todos os requisitos esperados pelo cliente; aumento da produtividade, resultado de produtos, serviços e processos bem definidos; possibilidade de comparação de produtos e serviços de concorrentes, proporcionando um diferencial de cada produção; entre outros. Ressaltando que todos os benefícios dependem da capacidade da empresa de mapear e levantar e traduzir todos os requisitos e expectativas dos vinculados em seus processos.

Referencias


16 comentários:

  1. A inteligencia competitiva lida com o ambiente externo e ajuda na tomada de decisões baseando-se no comportamento dos concorrentes, ou seja, ajuda a coletar informações externas e utilizá-las em benefício da empresa. Já a teoria das restrições consiste em analisar as restrições do sistema interno e do ambiente externo, identificando suas limitações e aplicando os planos de respostas cabíveis

    ResponderExcluir
  2. O planejamento de Sistemas de Informação e da Tecnologia da Informação é o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução do seu plano de negócios e na realização dos seus objetivos organizacionais. No Planejamento de TI também se decide onde à organização quer chegar e quais os recursos da TI que serão necessários para suportar as decisões, representando o movimento de passagem da estratégia presente para a estratégia futura, através da apresentação de direções, concentrações de esforços, flexibilidade e continuidade dos negócios em áreas estratégicas.

    ResponderExcluir
  3. As empresas estão cada vez mais percebendo que o planejamento estratégico em TI eh necessário, com isso a valorização do profissional de TI vem sendo cada vez mais valorizada

    ResponderExcluir
  4. Na realidade o atual mercado está focado no planejamento de TI, podemos ver todas as empresas de alto padrão, no caso empresas grandes usando o planejamento de forma efetiva para que os resultados apareçam

    ResponderExcluir
  5. Uma empresa por mais organizada que ela seja não consegui produzir sem as regras e políticas adotadas para alcançar os objetivos. Num planejamento de TI também se faz necessário regras e políticas para que o planejamento seja concluído adequadamente. As regra e políticas se faz importantes por que são elas que vão ser tomadas como base para direcionar o planejamento e também impor limites para que o projeto seja desenvolvido de acordo com o planejado. Por isso se faz importantes as regras e políticas em qualquer empresa ou governo para padronizar as atividades vinculadas ao projeto.

    ResponderExcluir
  6. Uma empresa por mais organizada que ela seja não consegui produzir sem as regras e políticas adotadas para alcançar os objetivos. Num planejamento de TI também se faz necessário regras e políticas para que o planejamento seja concluído adequadamente. As regra e políticas se faz importantes por que são elas que vão ser tomadas como base para direcionar o planejamento e também impor limites para que o projeto seja desenvolvido de acordo com o planejado. Por isso se faz importantes as regras e políticas em qualquer empresa ou governo para padronizar as atividades vinculadas ao projeto.

    ResponderExcluir
  7. Percebe se que o alvo principal é o cliente, pois é para ele que deve ser passado as normas comerciais e o funcionário deve reger as normas que a empresa passe para ele estar mostrando as atualizações e as informações necessárias para um bom convívio amigável.

    ResponderExcluir
  8. Vemos mais uma vez, que o principal foco do assunto é o cliente, o que não poderia ser diferente no caso de uma empresa, pois a mesma necessita dele para sobreviver, crescer, obter lucros, etc...
    A normalização de uma empresa para com seu ambiente, melhora a qualidade de seus produtos e serviços fornecidos, garantindo todos os requisitos esperados pelo cliente. A TI auxilia muito para que a empresa se organize da melhor forma para que ela consiga atender seus clientes, e como em tudo, essa organização é a base de regras.

    ResponderExcluir
  9. É fundamental, em qualquer atividade da empresa, que as políticas sejam seguidas. No planejamento de TI é primordial que algumas regras sejam seguidas para que a execução e o resultado final saiam como planejado e que os objetivos sejam alcançados.

    ResponderExcluir
  10. Através dos dados acima, podemos concluir que a empresa que adote um plano estratégico de T.I. tem progressão dos seus lucros, pois esse sistema de trabalho mantém direitos e deveres do colaborador dentro da organização alinhados com os direitos e deveres do cliente também, sendo assim o processo de atendimento ao cliente só tem a melhorar.

    ResponderExcluir
  11. As organizações precisam ter produto ou serviço de qualidade, ter um bom atendimento,para isso planejamento de TI é primordial para q se alcance o objetivo desejado,hoje sem planejamento uma empresa fica em desvantagens em relação aos concorrentes

    ResponderExcluir
  12. As organizações precisam ter produto ou serviço de qualidade, ter um bom atendimento,para isso planejamento de TI é primordial para q se alcance o objetivo desejado,hoje sem planejamento uma empresa fica em desvantagens em relação aos concorrentes

    ResponderExcluir
  13. Parabens pelo artigo!
    O interessante deste artigo é que ele despertar o interesse para o responsável da empresa, profissional da área e principalmente para usuários que utilizam a tecnologias da empresa para trabalhar, sobre o risco em que ele pode colocar a empresa com uso indevido, na qual cada vez mais as organizações são dependentes dos processos da Tecnologia da Informação. Diante deste cenário, as empresas têm buscado meios de garantir a disponibilidade dos serviços, na qual estabelece um percentual de disponibilidade que deve ser cumprido. Desta forma, faz-se necessário elaborar um contingenciamento da infraestrutura, dos sistemas e dos serviços utilizados nas empresas.

    ResponderExcluir
  14. No cenário atual em que as empresas dependem cada vez mais da tecnologia e da informação, é adequado o estabelecimento de um conjunto de normas e regras que regulem a utilização dos sistemas  das empresas.

    ResponderExcluir
  15. Fica mais que claro que no momento todas as instituições, empresas, organizações, governos, todos precisam da tecnologia de informação para tudo e obter um planejamento estratégico de TI é algo importantíssimo, com esse planejamento tudo se torna mais fácil de resolver, dados são reunidos com mais rapidez e podemos selecionar somente os dados que realmente precisamos, dessa forma, tomar decisões, definir estratégias se torna mais fácil a além de utilizar dessa estratégia para regulamentar a utilização dos sistemas pelas empresas.

    ResponderExcluir
  16. Seguir as regras é o minimo que as empresas devem fazer, desde criar algo que não prejudique o cliente a fazer com que apareça policia em sua porta, tendo isso em mente pode-se fazer um plano de TI onde com os diretores e gerentes será definido metas e objetivos, desde analisar um concorrente a criar algo novo para os clientes.
    Politicas da empresa devem ter o equilíbrio entre a satisfação do cliente e retornos financeiros para a mesma.

    ResponderExcluir