quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Postado por:
Leonardo Savio
João Batista
Wallace Coelho
Fernando Bonilha
Edmar Solera
Douglas Fernandes



CRM - Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente)
                É uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma.
                Na verdade, CRM em sua essência, é uma estratégia de negócio com o foco no cliente, ou seja, as ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos. Engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.
                Não confunda a estratégia com os sistemas de CRM ( soluções tecnológicas), que permitem a aplicação mais eficaz da estratégia de CRM. Para obter as informações, os sistemas são divididos em dois tipos: Interação e o de Aquisição do conhecimento
·         Sistemas de interação
             Entre os sistemas de interação, estão os sistemas de automatização dos canais de atendimento (Call Center), sistemas de frente de caixa (PDV’s) e o Força de Vendas (SFA – Sales Force Automation). Para você entender melhor, os SFA’s (Força de Vendas) são aqueles usados pela equipe comercial, para acessar os produtos, registrar as vendas, agendar a entrega, etc.
·         Sistemas de aquisição do conhecimento
             Os sistemas de aquisição do conhecimento, são aqueles usados para analisar os dados que foram coletados pelo Call Center, pelo frente de caixa, pelo Força de Vendas, enfim, dados de transações, como vendas realizadas e de relacionamento, como um atendimento feito através do SAC. Esses dados são processados e apresentados no formato de relatórios e gráficos para a tomada de decisões.
            A empresa pode utilizá-lo para:
·         Segmentar clientes;
·         Planejar campanhas;
·         Ficar por dentro dos processos de vendas e relacionamento.
           Quando são analisados os dados de atendimento, o pessoal têm acesso ao histórico de cada cliente, quais casos estão em andamento e quais foram finalizados, quem fez o último atendimento, se os clientes estão satisfeitos com os produtos / serviços oferecidos e a eficiência da equipe de suporte.
           Aplicado nas vendas, é possível analisar a abrangência dos produtos / serviços nas áreas de atuação da empresa, fazer um gerenciamento territorial (qual local aceita melhor o produto), gerenciar os melhores contatos e oportunidades de negócio, melhorar as etapas de vendas e identificar vendas casadas. As vendas casadas são aquelas em que um produto pode ser vendido com outro complementar.


                 

                                

  
            O CRM é o módulo de gestão de relacionamento fácil e integrado que ajuda sua empresa no atendimento. Através de um histórico detalhado permite acompanhamento de propostas comerciais, facilita o acompanhamento de suas prospecções e controla agendamentos semanais / mensais.
            Principais funcionalidades do módulo:
  • Histórico detalhado de contatos;
  • Agenda mensal e semanal;
  • Mala direta;
  • Alertas de pendências;
  • Controle de propostas comerciais;
  • Pesquisas de opiniões;
  • Controle de despesas e reembolso comerciais.

           Como funciona um sistema CRM?

             O que é importante deixar claro é que um sistema CRM é muito mais do que uma simples ferramenta para organizar dados de clientes e contatos. Essa solução é bem mais complexa do que isso, já que permite, por exemplo:
  •        Funil de vendas: acompanhe os momentos de decisão de compra que um possível cliente atravessa dentro de sua organização em tempo real, desde o momento em que ele fornece seus dados para você até a efetivação da compra. Esse entendimento lhe permite automatizar suas ações;
  •         Automação de processos: um sistema CRM é capaz de automatizar tarefas de forma inteligente e assertiva. Ações manuais como a geração de listas de ligação para o Call Center, direcionamento de um possível cliente para o setor responsável, envio de emails automáticos para pessoas específicas e em momentos específicos, etc. podem ser programadas de acordo com a sua realidade de trabalho. Isso contribui muito para o timing das suas campanhas;
  •         Integração com as redes sociais: você consegue captar as informações de um possível cliente por meio das contas que eles tem nas redes sociais. Isso facilita e agiliza o cadastro;
  •         Controlar oportunidades: ou seja, controlar contratos e negociações nos quais a sua equipe está trabalhando. Esse controle inclui informações sobre concorrentes que podem estar atrás do mesmo cliente, valores, histórico das negociações;
  •          Criar relatórios: ou melhor, extrair diretamente do CRM informações que podem ser usadas para compreender melhor o trabalho do departamento de vendas, e então criar estratégias para otimizar esse trabalho;
  •          Colaborar: o que quer dizer trabalhar junto com outras pessoas de um mesmo departamento e de outros setores da empresa na realização de tarefas através da ferramenta. Para que isso aconteça, o CRM permite que várias pessoas editem informações sobre clientes ou contratos. Outra função que também costuma estar disponível é a delegação de tarefas eletronicamente;
            Essas são apenas algumas das principais recursos que um sistema CRM oferece. Ele também permite incluir informações como listagem de contatos realizados por data, o histórico financeiro de cada cliente, possíveis pendências com a empresa, os itens e quantidades que ele costuma comprar, os preços e descontos praticados. Enfim, trata-se de um verdadeiro registro do seu relacionamento com cada cliente.

     SCM - Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos)

         O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística Integrada. Enquanto a Logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final.

                     Ela inclui não apenas o fornecedor ou o fabricante, mas também as transportadoras, os armazéns, varejistas e os consumidores finais.
                   A gestão da cadeia como um todo pode proporcionar uma série de maneiras pelas quais é possível aumentar a produtividade e, em conseqüência, contribuir significativamente para a redução de custos, assim como identificar formas de agregar valor aos produtos. No primeiro plano estaria a redução de estoques, compras mais vantajosas, a racionalização de transportes, a eliminação de desperdícios, etc.  O valor, por outro lado, seria criado mediante prazos confiáveis, atendimento no caso de emergências, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós-venda.
                As empresas e organizações, começaram a captar e a adaptar a mensagem da logística apenas nos primórdios do século XX (Carvalho et al., 2004, p. 52). Nos anos 1960, a logística tinha principalmente, uma vertente operacional, isto é, era vista como sistema de atividades integradas.         Nos anos 1970, passou a ser caracterizada por ter uma área funcional e estratégica. Já nos anos 1980, a logística passa a ser vista como serviço, começam a aparecer os sistemas logísticos de informação, nos anos 1990, surge a gestão da cadeia logística (Carvalho, 2002, p. 32). Finalmente, na atualidade, a função logística interage basicamente com quatro setores das empresas: marketing, finanças, controle da produção e gestão de recursos humanos, criando assim uma rede logística (Gomes et al., 2004, p. 15). No entanto, em pleno século XXI, o conhecimento, exploração e aplicação empresarial da logística, ainda estão longe dos tempos da logística aplicada em estratégias de guerra (Carvalho et al., 2004, p. 52).


                 Um diagrama da cadeia logística. A seta preta representa o fluxo de materiais e a seta cinzenta representa o fluxo de informação. Os elementos são (a) fornecedor final, (b) fornecedor, (c) produtor, (d) cliente, (e) cliente final.

Operações da cadeia logística

              Existem cinco áreas no desempenho da cadeia logística (produção, estoques, localização, transporte e informação). Estas áreas podem ser vistas como parâmetros de projetos ou políticas de decisão, definindo a capacidade, a forma e operações de qualquer cadeia logística. Uma maneira para entender como estas operações estão relacionadas é através do supply chain operations research, ou modelo SCOR, desenvolvido pelo Supply-Chain Council. Este modelo identifica quatro categorias de operações (Hugos, 2003, p. 43-44):
Esquema de um sistema de informação.
  • Planejamento;
  • Fornecimento nível 1;
  • Fornecimento nível 2;
  • Compras;
  • Gestão de materiais;
  • Fabricação/Produção;
  • Distribuição física;
  • Marketing de Vendas;
  • Cliente/Consumo.

Conclusão
                Considerando-se os argumentos apresentados a respeito do conceito de CRM, conclui-se que uma empresa que implanta esse sistema tem grandes possibilidades de crescimento, pois quando visa-se o bom atendimento ao cliente, as chances de determinado produto ser melhor comercializado aumentam consideravelmente. Enfim, o CRM traz benefícios primeiramente ao cliente e consequentemente a empresa através de dados coletados.
                Em contrapartida o SCM visa total beneficio para ambos empresa/cliente, pois este sistema prioriza a economia de recursos, desperdício de tempo, integração de atividades e plano de emergência caso ocorra algum problema na entrega do produto ao cliente.

         Referências
·         http://www.agendor.com.br/blog/o-que-e-crm/
·         http://crmeducacional.com/o-que-e-crm-como-funciona/#.Vfte1ZeQ60N
·         https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070829213038AANfRnu
·         https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_cadeia_log%C3%ADstica

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Fazendo uma análise comparativa em relação aos benefícios e dificuldades
    da adoção do CRM, pode-se perceber que os benefícios que essa ferramenta
    proporciona envolvem a prática de ações que podem culminar com o aumento da
    lucratividade da empresa,melhorar as vendas e controlar as campanhas de marketing, alinhadas com o perfil dos clientes, e também, qualificar
    os clientes e saber quais são os mais rentáveis, assim, evita-se que a empresa
    tenha gastos desnecessários .

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  3. Hoje o mercado gira em torno do cliente, de suas vontades e necessidades, portanto, obter um sistema onde seja possível analisar o mercado traz benefícios enormes para a empresa que implantá-lo, cada vez mais os clientes procuram por serviços de qualidade, que ofereçam tudo o que eles querem, o que eles precisam e o mercado que utiliza tais ferramentas que oferecem os dados mais variados do cliente conseguem fazer exatamente o que eles querem, gerando assim um aumento em sua lucratividade, melhora em suas vendas, apenas analisando os perfis dos clientes.

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  4. Atualmente as empresas vem buscando superar as expetativas dos clientes, com isso se existe a possibilidade de fazer uma analise no mercado isso gera um beneficio enorme para a empresa. Com as existência de ferramentas que proporciona para a empresa o que o cliente quer, e como ele quer. isso, essa analise pode ser feita apenas tendo uma analise do perfil do cliente. Gestão de relacionamento. Empresa ela pode se relacionar com o cliente de uma maneira dinâmica, tendo em vista que o bom atendimento ao cliente gere benefícios. Basicamente conforme sitado acima, e Atender as necessidades dos clientes.

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  5. Levando em consideração a premissa de que "o cliente tem sempre razão" (apesar de eu discordar em alguns aspectos. Uma boa estratégia de Marketing voltada ao cliente nem sempre é eficiente ou suficiente. Implantar sistemas como CRM e SCM podem ser extremamente vantajoso para a empresa e também para o cliente. Gerir essa relação não é algo simples e com o auxilio da tecnologia da informação essa gestão pode ser, um tanto quanto, "descomplicada".

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  6. Excelente solução para conhecer as necessidades dos clientes. Permite às empresas conhecerem seu próprio público alvo e assim fornecer exatamente o que eles precisam e não somente o que pedem, tendo em vista que o relacionamento com o cliente seja um dos maiores desafios que as empresas enfrentam atualmente.

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  7. Como todo sistema o CRM possui vantagens uma delas é de integrar o cliente à empresa como um participante do processo de desenvolvimento e adaptação de serviços e produtos facilitando o processo de inovação no desenvolvimento de novos produtos,entre inúmeras outras vantagens.

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  8. Neste cenário altamente competitivo, destaca-se a organização que proporcionar o melhor atendimendo a seus clientes .
    CRM torna-se uma importante ferramenta para incrento dos negócios realizados pela organização, uma vez que por meio do histórico de interações com seus clientes é possível prever as necessidades dos mesmos e planejar como satisfaze-los.

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  9. Com o avanço da tecnologia e exigência do mercado, as empresas vem se adaptando para obter maiores resultados com seus clientes. A implantação de novos métodos é necessário para suprir as necessidades tanto de quem oferece o serviço quanto de quem recebe, e o mais importante é a satisfação e reconhecimento do cliente quanto ao serviço oferecido. Para isso o CRM tem criado métodos que principalmente atende as necessidades dos clientes e facilita os processos internos para que assim todos os produtos, sejam de quaisquer finalidade, chegue com qualidade, agilidade e satisfação.

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  10. Com o avanço da tecnologia e exigência do mercado, as empresas vem se adaptando para obter maiores resultados com seus clientes. A implantação de novos métodos é necessário para suprir as necessidades tanto de quem oferece o serviço quanto de quem recebe, e o mais importante é a satisfação e reconhecimento do cliente quanto ao serviço oferecido. Para isso o CRM tem criado métodos que principalmente atende as necessidades dos clientes e facilita os processos internos para que assim todos os produtos, sejam de quaisquer finalidade, chegue com qualidade, agilidade e satisfação.

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  11. Muito bom. O CRM e um passo importante, para ter um diferencial em suas mãos, e atender a necessidade do cliente, o sistema de interação e de aquisição dos conhecimentos são passos importantes dentro da empresa. E isso pode ser uma estratégia de venda da empresa, pois sabendo de feedback dos clientes fica mais fácil o que eles procuram e o tipo de produto que eles procuram, mas também pode ser usada para pesquisas, como antes, durante e depois da compra do produto ou serviço, avaliação de satisfação pode ser um dos caminhos.

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  12. Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas pretendem ter cada vez mais melhores resultados com seus clientes, e a implantação de métodos inovadores é importante tanto para a empresa, quanto para o cliente. Pelo texto, ficou claro que essa é a principal função do CRM.

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  13. Um sistema CRM é um ponto chave para adquirir uma boa relação com seus clientes, os responsáveis tendo as informações necessitarias ele pode dar os passos na direção certa.
    Qualquer empresa precisa das informações onde estão suas compras e suas vendas em transito, planejar cotas de mercadorias, rotas de entrega a fim de economizar tempo e combustível, quando estes dados, fica mais fácil de prever quanto tempo um produto vai levar para ser produzido e entregue no seu destino, isso é muito valido hoje em dia.

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  14. Ao adotar a estratégia de CRM a empresa interage com todos os clientes, conhece os seus hábitos, criando eventos, promoções e campanhas direcionadas, torna o atendimento mais personalizado e consegue a fidelização do cliente.

    Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contatos e transações. CRM mantém seus clientes, aumenta seu faturamento, cria novos clientes e torna sua empresa referência no mercado!

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  15. Como CRM tem principal objetivo identificar, crescer e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes. Com sua implementação na empresa ele tem uma grande possibilidade de dar certo porque ele mantém foco no cliente. E o cliente é a chave para o sucesso para seus negócios.

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