quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Business Performance Management (BPM) e sua importância no processo de implantação de ERP.

Autores:
Cláudia Silva Ambrósio
Franciele R.Dias
Jeferson R.Domiciano
João Pedro Martins Valler
Rogério de Mattos Moraes

O que é Business Performance Management?

BPM é um conjunto de software, processo de negócios e métricas de sucesso dos negócios.
Este conjunto, quando combinado, permite a uma empresa entender a performance de seu negócio, influenciar e agir sobre ela, ou seja, é uma categoria de sistemas focada em acompanhamento de performance.
O BPM surgiu a partir da implementação dos sistemas integrados de gestão(ERPs) nas grandes empresas.
Os ERPs contém uma infinidade de regras cuja alteração é difícil e demorada e requer recursos humanos especializados em TI. Já os BPMs extraem dos ERPs a administração destas regras e possibilitam aos analistas de processo fazer alterações sem alterar a programação.
O objetivo do BPM é acompanhar os recursos da organização, sendo eles tecnológicos, físicos, humanos, etc. definindo prioridades, monitorando como estes recursos são alocados e convertidos em ações operacionais na busca das metas organizacionais.
Sua meta é padronizar  processos e melhorar a produtividade, seu principal propósito é medir, analisar e otimizar a gestão do negócio e os processos de análise financeira da empresa.
O BPM cria automação de processos  mas com total aderência à modificações, pois não existe uma combinação única e exata dos processos.
Uma ferramenta de BPM deve suportar as atividades básicas da gestão, que podem ser resumidas em:
• Definir uma estratégia para conduzir a performance;
• Traduzir a estratégia em objetivos, indicadores e metas;
• Monitorar o progresso em relação às metas;
• Analisar os motivos em caso de metas não atingidas e
• Selecionar e implementar ações corretivas.

O BPM funciona como uma camada complementar e de supervisão dos aplicativos já instalados na empresa, ou seja, ele extrai informações destes sistemas .Após identificar as atividades, ele armazena-as em um repositório de processos e quando a empresa pretende mudar ou construir um novo processo, o BPM vai à sua base e usa um modelo existente.
Esta capacidade elimina a necessidade de aplicativos customizados, eliminando também o custo e o tempo que seriam gastos com os mesmos.
Deve-se ter em mente que as empresas devem ter  seus processos mapeados e documentados, mas a maioria não sabe como eles funcionam na prática.
O BPM ajuda na comunicação entre os departamentos de TI e os de negócios, pois suas ferramentas usam a mesma linguagem das pessoas de negócios, os departamentos de TI precisam trabalhar com estes termos para adotarem as ferramentas corretas.
Após mapear os processos, deve-se identificar os problemas entre os meios e os departamentos.
O setor de negócios deve entender que o papel da TI é o de integrar, definir escalabilidade, compatibilidade etc. Por isso, antes de mais nada, é preciso que o setor de negócios concorde em compartilhar os processos.
Além disso, os executivos precisam descobrir os diferentes processos que estão envolvidos em suas empresas.O BPM integra os processos operacionais aos sistemas analíticos e vice-versa, e estes podem trocar informações entre sí em tempo real.
Uma das qualidades mais importantes do BPM é que os responsáveis pelas decisões gerenciais das empresas podem obter uma clara visão dos indicadores críticos para o desempenho dos negócios e os dados são reunidos e apresentados de forma consistente para toda a empresa.

Fontes:

19 comentários:

  1. Eu entendi, que ele é um conjunto e quando combinado ele proporciona resultados para a empresa, resultados que são de resultados de uma solução erp, ele faz então a supervisão de tudo que está ocorrendo e necessita ser armazenado para que futuramente a empresa ela possa acessar e fazer as modificações em cima dos relatórios gerados, Com isso você tem uma visão clara dos indicadores críticos da empresa conforme comentado acima.

    ResponderExcluir
  2. Fica claro que o BPM tem como intuito trazer a tona informações que sejam pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e os processos serem gerenciados.

    ResponderExcluir
  3. em um mercado onde hoje é tao competitivo,o BPM é algo que agrega muito em uma empresa,pois minimiza custo e tempo,onde tera acesso rapido as informações e com isso só tem a ganhar

    ResponderExcluir
  4. O BPM pode ser muito útil dentro de uma empresa, ajuda na comunicação, elimina a necessidade de aplicativos customizados e com isso se tem a ganhar

    ResponderExcluir
  5. Fica evidenciado no texto que a meta do BPM é padronizar os processos, melhorando a produtividade tendo como principal a otimização dos negócios, juntamente com os processos da análise financeira.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O BPM trata e serve para melhorar a forma como os negócios das
    organizações são realizados e administrados.

    ResponderExcluir
  8. A implantação da BPM em uma empresa é uma ótima forma de gerenciar e otimizar a performance da mesma. Com o intuito de acompanhar os recursos da organização, tem como objetivo padronizar processos e melhorar a produtividade, bem como medir, analisar e otimizar a gestão da empresa e os processos de analise financeira do negócio. É um ótimo complemento para empresas que possuem sistemas já em funcionamento.

    ResponderExcluir
  9. É indiscutível que a função do BPM é muito importante dentro de uma empresa, podendo melhorar e muito na performance e desenvolvimento. Também é importante por poder identificar determinados problemas e corrigi-los, fazendo com que a empresa tenha mais confiabilidade.

    ResponderExcluir
  10. BPM, logo estará nas pequenas empresas, melhorando o desempenho e a performance trazendo sim para empresa uma confiabilidade em suas informações ajudando na gestão de seus líderes .

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião, a eficácia de uma empresa depende não somente do acerto de suas decisões estratégicas e das ações tomadas no ambiente em que se encontra inserida, mas também do seu nível de eficiência, ou seja, sua capacidade de resposta às pressões externas, a qual é determinada pelas condições operacionais internas.

    ResponderExcluir
  12. Toda empresa busca manter o controle sobre seus processos e garantir que as ações tomadas diante aos problemas possam ser as mais sensatas e exatas possíveis. O BPM faz isso demonstra através de dados quais são as partes criticas e quais estratégias são as melhores para o momento. Integração entre o T.I. e os demais departamentos da empresa são essenciais, busca por novas ideias e fontes de dados que melhorem a tomada de decisão, busca da eficiência e eficácia da empresa vista como um todo.

    ResponderExcluir
  13. O BPM é um recurso interessante para empresas de médio e grande porte, pois ele fornece um panorama bem amplo das atividades dentro da empresa. Facilitando a análise e tomada de decisões que podem ajudar muito o processo da empresa.

    ResponderExcluir
  14. No meu ponto de vista há uma semelhança com a governança de TI.

    ResponderExcluir
  15. O BPM demostra que com processos das empresas estruturados de forma correta faz com que tenha mudanças significativas, pois envolve toda a organização ,assim automatizando os fluxos de forma mais rápida e simples.

    ResponderExcluir
  16. Assim como ERPs, os BPMs são de necessidade básica para empresas de médio e grande porte, pois auxiliam no gerenciamento de T.I. na tomada de decisões em determinada empresa

    ResponderExcluir
  17. Admito que não conhecia esta abordagem, entretanto da forma como foi apresentada me convenci de sua importância.
    BPM não só possibilita uma melhoria constante dos processos, reduzindo gastos e proporcionando ganho de tempo. Outro aspecto que me chamou a atenção foi a existência dos indicadores críticos de desempenho que são dispostos de forma clara e auxiliam e muito os gestores.
    Possuir uma ferramenta capaz de maximizar a utilização dos recursos, seja de pessoal ou tecnológicos é o sonho de qualquer organização.

    ResponderExcluir
  18. Bem informativo. O BPM e um passo que não pode ser deixada para traz, pois muitas organizações se preocupam com o sistema em si que será usada, e não algo que possa ajudar eles depois que foi implantado do sistema, isso pode proporcionar um diferencial enorme, já que muitas organizações quer saber só do resultado, e não se preocupa durante o funcionamento do sistema. Ele não só identifica mas também te mostra um possível solução.

    ResponderExcluir
  19. O BPM auxilia em uma parte critica da empresa, sua tomada de decisão já que ele coleta dados dos demais programas e ajuda a definir metas trabalhando também com o acompanhamento dos processos em fim de otimizar os recursos e os colaboradores.

    ResponderExcluir