sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE TI

ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE TI
CHARLES ROBERSON DA SILVA FILHO    
JOSSEI GABRIEL VEZONO    
MATHEUS ANDRADE    

SERCON  SERVICOS  CONTÁBEIS
IDENTIFICAÇÃO
CNPJ: XX.XXX.XXX/XXXX-XX
INSCRIÇÃO ESTADUAL: XXX.XXX.XXX.XXX

1.            PREPARAÇÃO DO PROCESSO:
A)   Diagnósticos Estratégico:

     Na SERCON busca demonstrar a qualidade com que a contabilidade de sua empresa é escriturada e gerenciada. E mostrar que é capaz de revelar o nível dos processos internos de sua empresa, pois os registros contábeis são fundamentais para que o arquivo digital, enviado não traga transtorno no futuro. A SERCON acompanha periodicamente a documentação enviada aferindo sua qualidade através de demonstrativos analíticos, sugerindo solução de possíveis pendências e apresentando sugestões e soluções.

B)   Definição da Missão:

               Oferecer atendimento personalizado e diferenciado, de acordo com as necessidades patrimoniais, gerando oportunidades, maximizando lucros e propagando nos corações de nossos parceiros e clientes, o espírito de solidariedade.

C)   Definição da Estratégia e Políticas:

     Ética com transparência; Busca constante da qualidade e avanço tecnológico; Espiritualidade; Trabalho em equipe com responsabilidade, Competência e Comprometimento;


D)   Plano Ação:

       Ser uma empresa inovadora e líder no mercado em que atua, crescendo fortemente e de maneira sólida, encantando parceiros e colaboradores, obtendo satisfação pessoal e social.

E)   Simulação para o Orçamento:

        O orçamento será  feito pelo serviço prestado mensalmente,  que será avaliado gastos cliente como cartório ,  correios , viagem  e serviços contábeis . Será aproximadamente  400,00 a 800,00 mensais.


2. DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS:


TEMA
APLICA-SE OU NAO
1-ERP (Enterprise ResourcePlanning)
Definições, Benefícios de Sistema ERP
Soluções de Mercado
Esse tema  se aplica muito bem na empresa, pois solucionará complemente os problemas que tanto atrapalham o crescimento da mesma.
2-O processo de Análise de Aderência no processo de escolha de um ERP.
Aplica-se sim por ser de extrema importância na obtenção de um ERP, dando garantias e seguranças necessárias nessa escolha.
3 -  BPM - Business Performance Management:  a sua importância no processo de implantação de ERP.
Aplica-se pois ele tem a função de buscar melhorias nos processos  e otimizar  os resultados de uma organização.
4- CRM – Customer Relationship Management
 SCM-Supply Chain  Management

Aplica-se por como é feito o processo colocando o cliente em primeiro plano, afim de atende - los da melhor forma
5- Governança Corporativa e Tecnologia da Informação.
Aplica-se pois esse modo que controla e gerencia, incentiva  e dirige as organizações afim  finalidade melhorar o processo de tomada de decisões na empresa.
6- O modelo de referência ITIL
O modelo de referência COBIT.
Aplica-se pois são modelos de para se moldar uma empresa.
7- Gestões de Projetos
A Gestão de Projetos aplica-se pela organização, planejamento, e pelo controle das atividades afim de se obter sucesso no projetos.
8 – Influência da TI na Vantagem  Estratégica de uma organização.
Aplica-se pois a vantagem competitiva ajuda muito o crescimento de qualquer empresa no mercado atual.
9 – A importância de políticas e regras no processo de elaboração de um plano de TI
Aplica-se pois o conjunto de normas, métodos e procedimentos faz com que se tenha uma empresa mais competitiva nesse mercado tão concorrido.
10 – Identificando estratégias de comércio eletrônico.
Esta  estratégica não ira se aplicar, pois a empresa e feita com implementações voltadas  a finança.






3.            DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:
A)   Análise Externa:

       A empresa possui concorrentes diretos que atuam na mesma área. Assim a empresa busca aproveitar mais capacitação e contratação de funcionários com experiência, dedicação responsável .
B)   Análise Interna:
                     Pontos fortes:
              O fator humano será muito forte,pois e muito importante para o sucesso no mercado .

                     Pontos fracos:

     Alto custo da folha de pagamento, Concorrência desleal, Deficiência na comunicação externa (clientes).

C)   Análise dos concorrentes:

            A concorrência tão grande que se instalou no mercado contábil, a saída mais honesta para conquistar e manter clientes, estão no diferencial. 

D)   Diferenciais competitivos:

          Diferenciar, da concorrência e se tornar mais competitivo ,ser compreensivo, saber lidar com que o cliente precisa e atende-lo com rapidez e qualidade  e ser paciente para atender a necessidade  do cliente.




16 comentários:

  1. Como o ponto fraco identificado foi a concorrência desleal(pois o mercado contábil é enorme), uma sugestão para progresso da empresa seria a divulgação maior(não somente pelas redes sociais, que hoje em dia são a maior ferramenta de divulgação), mas por meio de visitas personalizadas aos clientes, e aos que ainda não são clientes para uma possivel demonstração melhor do trabalho da SERCON.

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  2. Com certeza o bom atendimento aos clientes faz toda diferença para que a empresa seja indicada para outras pessoas afim de se tornarem novos clientes, mas sem deixar de lado, é claro, o foco da empresa que é prestar o serviço principal.

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  3. Divulgação para a empresa hoje em dia é tudo, além de um bom funcionamento, com um atendimento exemplar, e um controle de qualidade ótimo, é essencial para um empresa hoje em dia. Com certa facilidade e vários meios de comunicabilidade e exposição de empresas via internet, praticamente tudo da certo hoje em dia.

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  4. O diferenciado da empresa acho que é a qualidade no atendimento e atenção aos seus clientes, sendo inovadora sempre buscando avanços tecnológicos

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  5. Visando que a empresa ofereça seu serviço e presta a qualidade, sendo que seu ponto forte é a satisfação do cliente e as indicações dos mesmo, fica visível que se ela manter o bom atendimento, novos clientes podem vim a conhecer a empresa, e seu faturamento ser aumentado de acordo com a demanda, Sendo que a estrutura presente na organização e de extrema importância, para manter sua qualidade, sendo que o meio de ti, onde a comunicação e de extrema importância.

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  6. A aplicação de soluções de TI deve ressaltar as capacidades do fator humano, sendo um dos pontos fortes e ao mesmo tempo um ponto fraco da empresa, visto que a folha de pagamento possui um alto valor.

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  7. A empresa visa a qualidade e a satisfação do cliente, nesse mercado tao competitivo, esses dois fatores aliados a tecnologia são primordiais para se manter por muito tempo tendo o sucesso desejado.

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. Sempre que ha o fator humano e informação sigilosas deve se investir muito em segurança de dados.

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  10. Com toda certeza trabalho com transparência ao cliente, agilidade na prestação dos serviços e melhorias nos processos e atividades da empresa, colabora para com o crescimento da empresa como um todo, bem como os crescimento de seus funcionários. O bom atendimento, organização e honestidade traz novos clientes. O Sistemas de informação oferece todo o controle do fluxo das atividades e gerenciamento de dados, isso é fundamental.

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  11. Visto que a empresa preza pelo cliente é aplicável o uso de CRM, visando assim sempre um melhor relacionamento com cliente, melhor solução para as questões de seus clientes, mas quanto aos outros tópicos, será que a empresa é de grande porte para aplicar um ERP ou mesmo as metodologias COBIT e ITIL? Talvez de início não, mas se a empresa crescer, sim.

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  12. No mercado contábil existe muita concorrência, para sobreviver nesse ramo a empresa precisa ter algum diferencial, eu notei que o foco da empresa é bastante nela mesma, a fim de aumentar o faturamento, talvez deixando um pouco de lado os lucros e mirando no cliente pode gerar ainda mais rendimento.

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  13. O foco da empresa é o cliente. Sendo assim é necessário que os processos da empresa sejam ágeis e efetivos e consigam cumprir com o que propõem.

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  14. Se empresa tenta manter o foco no cliente, então ela deve coloca-lo em primeiro plano no ponto de vista da necessidade da empresa.

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  15. Como o pessoal vem comentando, além de uma divulgação para a empresa crescer a cada dia , também a indicação , empresas indicarem essa prestação de serviço, sem esquecer do foco é o comprometimento de todos

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  16. A empresa deve manter o foco no cliente e se atualizar para se manter "viva" no mercado.
    O mercado contábil é muito concorrido, e uma empresa desse porte, não chegou nesse patamar por acaso.
    Com certeza o tratamento ao cliente e o profissionalismo estão sempre em pauta.

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