segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE TI

JOÃO VITOR HERNANDES ZECA
LUCAS ROCHA MARIN
LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA NETO
MICHAEL WESLEY

MICRONET GERENCIAL DE GESTÃO ME
IDENTIFICAÇÃO
CNPJ: XX.XXX.XXX/XXXX-XX
INSCRIÇÃO ESTADUAL: XXX.XXX.XXX.XXX

1.            PREPARAÇÃO DO PROCESSO:
A)   Diagnóstico Estratégico:

A empresa MICRONET está solicitando a atualizando de componentes do sistema ERP da empresa, pois ele se encontra desatualizado e acumulando diversos erros no banco de dados.
O sistema é muito falho e requer muito cuidado ao ser manuseado, a falta de atualização do mesmo, acabou sendo inviável para a empresa continuar com um sistema assim, que na hora de se fazer buscar informações traz resultados completamente diferente do que lhe foi solicitado, como dados errados e muitas vezes confusos. A inserção de dados não está sendo mais possível pela mal estruturação que o software possui. Os erros que mais chamaram a atenção são que ao se fazer uma pesquisa muito das vezes o sistema para de funcionar forçando a uma reinicialização dos computadores.
Nossa proposta seria a implantação de um sistema inteiramente novo que faria com que desde o início do processo o sistema seja feito de forma bem estruturada, depois do levantamento de todos os requisitos, a implantação de uma plataforma rápida, eficiente e eficaz; sendo assim se alcançaria maior satisfação da empresa, com algo totalmente novo e atualizado, bem organizado e com recursos novos e aplicações que facilitariam muito mais o trabalho da empresa.
B)   Definição da Missão:

A empresa tem como missão executar com primazia soluções tecnológicas para gestão empresarial e fiscal de micros e pequenas e médias empresas para todo Brasil, afim de atender o que lhe fora solicitado por seus clientes, garantindo que seja realizado um serviço de grande qualidade e com preço justo para que o cliente se sinta seguro e satisfeito com o produto e o serviço prestado.


C)   Definição da Estratégia e Políticas:

              Pretendendo alcançar uma vantagem competitiva a empresa busca dentro valores de produtos que atendam o mercado de forma coerente e sempre visualizando preço de concorrentes afim de obter o melhor preço para determinado produto. 
          O setor de marketing visa buscar através de vários meios para que se consiga maior visibilidade para nossa empresa, sempre tentando encontrar a melhor maneira para que se consiga atingir metas; através de rede sociais, outdoors, comerciais de televisão e até mesmo rádio entre outros.

D)   Plano Ação:

O plano de ação é de que a empresa contém ênfase em atendimento de qualidade e com grandes e diferentes formas de ofertas e pagamentos procurando sempre oferecer o maior conforto para todos os clientes.


E)   Simulação para o Orçamento:

De acordo com a empresa, a implantação de um novo sistema fará com que a empresa se sinta segura e atualizada para disputar nesse cenário tão competitivo em que ela está inserida.
A implantação do sistema novo, realizadas várias pesquisas de mercado proposta é de R$ 10.000,00 reais.

2.            DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:
A)   Análise Externa:

A empresa tem dois concorrentes muito fortes na cidade. Sendo assim buscam sempre prestar um serviço de qualidade a um preço acessível que satisfaça seus clientes e faça alcançar suas metas, com uma estratégia de marketing e um gestão muito bem capacitada conseguem estar sempre se destacando nesse mercado tão concorrido e competitivo do mundo moderno.


B)   Análise Interna:
                     

Pontos fortes:

Agilidade, eficiência e eficácia.
Profissionais bem capacitados.
Comunicação muito bem trabalhada.
Recursos Financeiros.

         
                        Pontos fracos: 
Pouco conhecimento de mercado total.
Problemas operacionais internos.
Falta de experiência.

C)   Análise dos concorrentes:

Buscando identificar os aspectos que mais chamam atenção em nossos correntes afim de buscar um diferencial sobre eles. Com essa pesquisa poderá ser possível encontrar as brechas nas outras empresas afim de conseguirmos alavancar nosso mercado na cidade e região, nunca se esquecendo de tratamento de qualidade, valores muito bem estudados e compatíveis com o que o cliente necessita e está disposto a pagar.

D)   Diferenciais competitivos:

Além de focar no atendimento sempre muito bom deixando o cliente a vontade e por dentro de tudo que ocorrerá no processo do produto solicitado, sendo tiradas todas as dúvidas recorrentes, sempre buscando atualizar o valor dos produtos se adequando ao mercado para sempre estar um passo a frente de seus concorrentes. A divulgação é de suma importância para o crescimento da empresa, por isso a estratégia de marketing é muito bem planejada e executada.

Outro diferencial é o prazo de implantação do sistema que é de 1 semana após contrato ser assinado, vale salientar ainda o horário de funcionamento com as seguintes condições:
       Segunda a Sexta: das 8h até 18h.
Sábado: Plantão das 8:30h até 12:30h.
A partir desses horários, caso seja necessário deslocar um analista, será cobrado 10% do salário mínimo.



3. Definições das Estratégias:


Temas
Aplica-se? Por que?
ERP (Enterprise Resource Planning)





Aplica-se, pois o cliente solicita a atualização do sistema que se encontra desatualizados e com vários erros e módulos desnecessários.

O processo de análise de aderência no processo de escolha de um ERP
Sim, Pois sem o processo não seria possível se escolher um software com qualidade e atenda todos os pré-requisitos solicitados.
Business Performance Management(BPM) e sua importância no processo de implantação de ERP
Aplica-se, porque é uma importante ferramenta que auxilia na implantação de uma ERP.
Sistemas Móveis para Empresas
Não aplica, pois não houve solicitação para esse serviço especifico.
CRM (Customer Relationship Management) – Gestão de Relacionamento com o Cliente
Aplica-se, pois e fundamental em qualquer bom relacionamento entre o cliente e prestador de serviço.
A importância de políticas e regras no processo de elaboração de um plano de TI
Aplica-se. As políticas e regras faz com que o processos auxiliem em toda a estruturação necessária para a criação de um plano de TI consistente.
A importância da alta administração na elaboração de um plano estratégico de TI
Sem a alta administração não e possível realizar um plano de TI
que atenda todas as necessidades do cliente.
Governança Corporativa e Tecnologia da Informação
Não se aplica, pois é uma empresa de pequeno porte e esse sistema não se encaixa.
ITIL e COBIT
Não aplica-se, pois empresa de pequeno porte não tem condições para implantar esse serviço pelo seu alto custo de suporte.



4 – PLANO DE AÇÃO

Atividade

Primeiramente faremos uma análise de requisitos aprofundada, para que se consiga analisar as reais necessidades do cliente afim de evitar problemas futuros. Reformulando processos e criando normas para que a empresa não tenha gastos desnecessários.
A implementação do sistema será de forma gradual de modo que será executado de setor em setor, para melhor suprir as caridades de cada departamento tendo um menor impacto até o fim da implantação do novo sistema ERP.

Prazo para cada atividade

 Será realizado por meios de entrevista o levantamento de requisitos e processos, em um prazo de quatro dias, onde também serão realizadas analises do cotidiano existente na empresa.

O elaboração da interface e codificação do sistema, e integração com o banco de dados antigo. Levaria por volta de 6 semanas.
Onde ao final da segunda semana seria liberado um beta do sistemas para testes afim de eliminar erros e/ou implementação de requisitos. No final da sexta semana o sistema já estaria completamente instalado e com o treinamento realizado.

Responsáveis

João Vitor: Pela integração do antigo banco de dados e analise de requisitos  
Lucas: Gerente de Projeto e analista de processos
Luiz Antonio: Programador do Sistema
Michael: Suporte e Treinamento

Orçamento
      
A implantação do sistema novo, realizadas várias pesquisas de mercado proposta é de R$ 10.000,00 reais. Sendo R$ 5.000,00 para a elaboração e implementação, R$ 3.000,00 para levantamento de requisito e analises de processos, R$ 2.000,00 para testes e Treinamento

          







17 comentários:

  1. Realizar atualização ou desenvolver um sistema ERP do zero, é muito complexo. Pois se faz necessária, toda uma mudança em diversos setores da empresa, onde toda as informações (relatórios) e usuários já estão acostumados a um padrão e a resistência ao novo é bem forte. Outro ponto a ser focado é o tratamento de erros que são constantes e se faz necessário um rápido atendimento ao cliente e soluções dos problemas. A equipe deve estar bem preparada e capacitada.

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  2. O levantamento de requisitos será a parte mais importante no desenvolvimento deste trabalho, já que a empresa quer uma atualização e revisão de módulos desnecessários.

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  3. Revisão dos processos da empresa, levantamento de requisitos, análises minuciosas, tudo o que eles precisam para a implantação do sistema ERP, o projeto será iniciado do zero, portanto trabalhar todo um projeto feito de maneira correta é o ideal para a empresa.

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  4. Fazer o levantamento de requisitos e fundamental, tendo em vista que existe a possibilidade da troca de software, e fundamental se o mesmo estiver com problemas. Sendo que a empresa ela vai verificar o software e alterar da melhor forma possível sendo um lado positivo da empresa. Se todos os dados forem implementados no software com certeza vai ter a satisfação total da empresa pela aplicação do software.

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  5. Dando ênfase novamente, como foi ressaltado nos demais comentários a implementação de um ERP, ótima escolha ,já que a empresa optou por começar do zero. Essa escolha os levará a resultados eficazes, total satisfação não só dos profissionais mas também de seus clientes. E até mesmo a falta de experiência que foi dado como um ponto fraco pela empresa seja revertido em um ótimo profissionalismo e competência.

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  6. Dando ênfase novamente, como foi ressaltado nos demais comentários a implementação de um ERP, ótima escolha ,já que a empresa optou por começar do zero. Essa escolha os levará a resultados eficazes, total satisfação não só dos profissionais mas também de seus clientes. E até mesmo a falta de experiência que foi dado como um ponto fraco pela empresa seja revertido em um ótimo profissionalismo e competência.

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  7. "Adquirir um ERP ou desenvolver um novo?" Primeiramente deve-se colocar os requisitos em questão, talvez já exista alguma ferramenta compatível para a empresa e sua aquisição seria mais em conta que desenvolver um próprio, com um software novo e atualizado a empresa pode começar a buscar novas metas para gerar ganhos melhores

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  8. Como dito a empresa possuiu um ERP desatualizado. O ideal será a análise dos requisitos e dos processos, para que se defina como e o que os processos fazem. A partir daí deve-se analisar os dados e elaborar o projeto para execução. Caso o planejamento seja adequado e bem executado a empresa obterá sucesso em seus projetos.

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  9. Já que a proposta é instalar um ERP novo, deve-se prever que haverá um grande desconforto entre os funcionários que estavam acostumados ao sistema antigo, portanto é necessário qualificá-los adequadamente para evitar "parada" da empresa em determinado momento. Sendo que esse novo ERP a ser instalado vem na intenção de padronização de processos e melhorias nas tomadas de decisão e desempenho da empresa.

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  10. Sem dúvida análise será parte mais importante para levantar os requisitos para que depois venha processo de instalação do ERP.

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  11. Deve ser feita uma revisão de seus processos, levantar seus requisitos para que seja implantado o ERP de maneira correta para que não haja prejuízo e constragimentos futuros.

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  12. Primeiramente deve se fazer uma análise dos processos internos já existentes para verificar se tem falhas e se pode ser melhorado, para posteriormente fazer a análise se é viável ou não a questão de implementar um novo ERP.
    Este trabalho deve ser minucioso, pois as vezes com um simples adequação nos processos e um retreinamento da equipe junto com a consultoria do ERP já em uso, pode atender as necessidades.

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  13. Para melhoria dos processos e para uma empresa mais eficiente a implantação de um ERP será uma escolha inteligente,dará aos funcionários mais confiança em trabalhar com novos processos e consequentemente levará a empresa ao sucesso.

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  14. A escolha de um ERP é muito boa, porém, treinamento e adaptação dos funcionários é primordial para que a solução escolhida não seja um fracasso.
    Parabéns!

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  15. Sobre o plano de ação, criar um esboço ou melhor dizendo criar um planejamento, obtendo novos projetos, novas inovações e aprimorando seus desenvolvimento, um fluxograma de treinamento, capacitação de colaboradores, entre outros. Com um grande projeto, poderá reconhecer e conquistar grandes empresas.

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  16. A analise é algo de suma importância, pois implantar um novo sistema ERP do zero tem que ter uma serie de cuidados , pois corre serio risco da implementação dar errado.

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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