segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Identificando Estratégias de Comércio Eletrônico


  • Fabio Detofolli da Silva 
  • Luis Fernando Paiva 
  • Paulo Sérgio Gomes 
  • Vinícius Marques 
  • Yure da Silva Oliveira

Introdução

Há poucos anos, dificilmente se ouvia falar em compras pela internet, mas conforme a tecnologia foi evoluindo, esse cenário foi se tornando cada vez mais comum. Foi-se o tempo em que era possível apenas comprar roupas, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, sapatos, entre outros utensílios, deslocando-se até a loja. A cada dia que passa, a tecnologia vem facilitando muito nossa vida, e em relação à vendas e compras de produtos não foi diferente. Com o surgimento do e-commerce (comércio eletrônico), é possível comprar praticamente o que quiser sem sair da sua casa. Mas o que seria o E-Commerce ou Comércio Eletrônico? Vamos descobrir. 


O que é E-Commerce? 
O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais. Ou seja, independente do lugar onde você esteja, é possível efetuar compras, contanto que seu dispositivo eletrônico tenha conexão com a Internet. 
Sabendo que a tecnologia está cada vez mais presente e em maior alcance das pessoas, a maioria das lojas vêm oferecendo uma opção de compras pelas internet, portanto, além de ser possível comprar em um estabelecimento físico (lojas convencionais), também é possível comprar em um estabelecimento virtual (sites).

Estratégias de Comércio Eletrônico
Há uma citação de Bill Gates que tem muito a ver com o e-commerce, onde ele diz "Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios", portanto é de extrema importância, que se, por caso for entrar para o comércio, ter uma loja virtual para também efetuar as vendas via online. 
Existem algumas estratégias no e-commerce que são indispensáveis para uma loja virtual de sucesso. Veremos algumas dicas que o gestor comercial especialista em internet, João Paulo Balthazar citou: 
  • "O Google é fundamental para que a loja seja encontrada durante as pesquisas online. Existem estratégias não pagas (SEO) e links patrocinados para que a loja apareça como opção nos resultados de pesquisas. Ambas são sempre prioridades em marketing para comércio eletrônico"
Quanto melhor a colocação de sua loja virtual, perante as pesquisas dos mecanismos de busca (Google, Bing, etc), mais usuários (ou compradores) você estará atraindo, até porque a maioria dos  usuários clicam nos links que estão mais bem colocados nas buscas. 

  • "Destaco a segurança técnica, a confiança passada pelo design do site, a facilidade de navegação e compra, políticas de privacidade, garantias e atendimento pós-venda, e as avaliações da loja realizadas pelos clientes em redes sociais e sites como o e-bit e Reclame Aqui"
Após conseguir com que o usuário entre em seu site, é preciso passar confiança para que ele não sinta medo de efetuar a compra. Exibir comentários de outros comprados, links para as Redes Sociais e sites do Reclame Aqui faz com que o cliente tira uma uma pré-conclusão e se sinta mais confiante na hora da compra. 


Há também outras técnicas como o Marketing de Relacionamento que é uma das estratégias de marketing digital no comércio eletrônico que mais cresce no mundo inteiro. Nelas lançamos mão de redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, dependendo do setor e o bom e velho e-mail marketing, que recuperou seu poder de venda e é peça indispensável na divulgação de sua loja virtual. 
Apesar das Redes Sociais estarem ali para o entretenimento da maioria das pessoas, é possível que ao anunciar determinado produto de sua loja virtual, um "futuro cliente" esteja precisando daquele produto e claramente irá clicar para ver se compensa comprá-lo ou não, visando isso, as lojas virtuais veem anunciando cada vez mais frequentemente seus produtos nas redes sociais. 


Conclusão: 
Concluímos que com o avanço da tecnologia e o crescimento da internet, é indispensável que a maioria das lojas convencionais possuam uma Loja Virtual para atingir mais clientes e diversificar o tipo de venda dos clientes que já possui. É possível também que determinada loja não tenha um estabelecimento físico (imóvel) e efetue as vendas apenas pela internet, até porque ultimamente as pessoas estão conectadas quase que o tempo todo, e a chance de encontrarem algo na internet é maior do que se saírem procurando de estabelecimento em estabelecimento. Vimos também que existem diversas formas de se destacar ou estratégias de divulgação no comércio eletrônico, onde, analisando e utilizando minuciosamente dessas estratégias, é possível ter uma loja virtual de sucesso. 


Referências: 

19 comentários:

  1. Nos dias de hoje aa empresas físicas estão todas criando seus e-commerces para aumentar seu faturamento. Algumas ainda tbm ja usam serviços mobile para venda em aparelhos celulares. Investir na carreira web e mobile ainda continua sendo rentável para programadores.

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  2. Nos dias de hoje aa empresas físicas estão todas criando seus e-commerces para aumentar seu faturamento. Algumas ainda tbm ja usam serviços mobile para venda em aparelhos celulares. Investir na carreira web e mobile ainda continua sendo rentável para programadores.

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  3. Realizar compras pela internet está cada vez mais comum. As pessoas estão perdendo o "medo" de realizar este tipo de compra. Através de estratégias de marketing, divulgação, SEO, entre outros, o comércio eletrônico ganha um grande número de consumidores, que optam pela comodidade de comprar em casa, quando quiser e puder.

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  4. Hoje em dia tudo é feito pela internet, comercio eletrônico está em destaque, muitos usuários preferem fazer suas compras no conforto de casa, do que sair e fazer uma procura em lojas físicas, muitas dessas lojas estão tendo dois ambientes, sendo ele o espaço físico e o espaço virtual, com isso agregando valor a empresa, e atendendo as necessidades dos usurários.

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  5. Com a popularização da internet, as comprar pelo e-commerce estão cada vez mais comum, visto que grande parte da população que tinha receio de comprar via internet, perdeu ou está perdendo o medo.
    Vantagens como preço e comodidade, sem ter um vendedor exercendo pressão sobre a pessoa, são um dos grandes atrativos que levam a cada dia que passa, mas pessoas optarem por este tipo de compra.

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  6. Hoje o comércio eletrônico e um dos campeões de vendas, e com a criação de aplicativos de vendas facilitou ainda mais a vida do e-comerce, facilitando a compra e vendas dos usuário com mais praticidade e agilidade

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  7. Na atualidade uma das forma mais eficiente da divulgação da empresa e da venda de produtos é o comercio eletrônico, com ele pode-se alcançar um maior público e um melhor retorno com um custo relativamente melhor.

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  8. Este é futuro das empresas, conheço casos de pequenas empresas que praticamente deixou de lado as vendas na loja fisica e migrou tudo para o e-comerce.

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  9. Por mais que o e-commerce seja importantíssimo, pois como foi citado, vai chegar um tempo em que todas as empresas deverão entrar no e-commerce, caso contrário não terão vantagem competitiva, isto é claro, mas devemos levar em conta que ainda existem pessoas que preferem o modo tradicional de compra, seja por não simpatizar com a tecnologia, por ter medo de comprar dessa forma, mas é importante que nos acostumemos aos dois tipos de comércio, o futuro é promissor, mas é preciso levar muita coisa em consideração e no caso de uma compra é a segurança.

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  10. Sem dúvida fazer compras pela internet nos dá a comodidade poupando tempo e dinheiro. Esse tempo pode ser aproveitado para estar com o família e até mesmo evitar o estresse do trânsito. Mas ainda há pessoas que preferem o modo tradicional por se sentirem mais seguras na hora de escolher o produto.

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  11. Com certeza a maneira de compras via e-commerce tem conseguido cada vez mais novos adeptos. Existem muitas empresas que além de possuir estrutura física também realizam vendas via internet para os clientes que ainda tem receio de comprar pela Internet é o caso do Magazine Luiza virtual (loja física). O comércio tem notado o crescente aumento de vendas nos últimos anos e criado muitas promoções / ofertas é o caso Black Friday que esta próxima. O fato é produtos mais baratos, uma maior opção de produtos de marcas e modelos diferentes, formas de pagamento e a comodidade de comprar sem sair de casa. Sem contar a logísticas da entrega de produtos que esta cada vez melhor e possibilidade de trocas e devoluções é tudo o que consumidor precisa.

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  12. com o avanço tecnológico, muitas pessoas querem a comodidade, nos dias de hoje é praticamente inevitável a empresa não ter uma loja virtual, onde os clientes praticamente, tem a loja em sua casa, você acessa via internet e sem sair de casa,logico q devemos sempre ter algumas cautelas ,porque sempre vai ter pessoas de ma índole esperanto um vacilo pra pegar seus dados, por isso tem que saber a procedência do site e da loja em que você esta acessando.

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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  14. Não há empresa de médio à grande porte hoje que não usa o e-commerce que possa afirmar que tem o mesmo sucesso do que uma empresa que faz uso do mesmo, pois o ser humano quer cada vez mais comodidade, ou seja, o comércio online nunca vai parar de crescer mesmo que ainda haja incidência de fraudes nas compras. Portanto quem faz uso dessa ferramenta seja o cliente, ou seja o fornecedor somente tem a ganhar pois tempo é dinheiro, e em tempos de crise o que menos queremos perder é dinheiro.

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  15. Não há empresa de médio à grande porte hoje que não usa o e-commerce que possa afirmar que tem o mesmo sucesso do que uma empresa que faz uso do mesmo, pois o ser humano quer cada vez mais comodidade, ou seja, o comércio online nunca vai parar de crescer mesmo que ainda haja incidência de fraudes nas compras. Portanto quem faz uso dessa ferramenta seja o cliente, ou seja o fornecedor somente tem a ganhar pois tempo é dinheiro, e em tempos de crise o que menos queremos perder é dinheiro.

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  16. Com o crescimento tecnológico o e-commerce vem crescendo é uma ótima oportunidade para que as empresas de lojas físicas invistam no comércio eletrônico porque ele traz as seguintes vantagens: maior comodidade na compra do produto ou serviço, disponibilidade da loja estar aberta 24 horas por dia, acesso a qualquer momento por meio de smartphones ou outros aparelhos com conexão à internet, e facilidade nas pesquisas comparativas. E as desvantagens seriam: vulnerabilidade de hackers para dados de cartões e senhas bancários, compras incorretas em razão da despadronização do tamanho de roupas, de calçados e outros itens do vestuário, e possíveis atrasos ou danificação do produto durante a entrega.

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  17. O e-commerce é, sem dúvida um diferencial para as lojas que possuem esse tipo de comércio, não só pela possibilidade de compras virtuais mas também pela possibilidade de rápida comparação de preços.As lojas que não possuem uma versão eletrônica serão rapidamente descartadas como opção para os consumidores.

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  18. Investimento em promoções na web, aplicativos móbile aumenta muito a venda das empresas, e busca um mercado muito maior de maneira mais rápida

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  19. Segundo divulgado pela E-bit, o faturamento de vendas realizadas por e-comerce no Brasil atingiu o valor de R$ 18,6 bilhões em vendas realizadas, isso apenas no 1º semestre de 2015.

    Com uma demanda crescente e com valores tão expressivos, identificar e utilizar estratégias para destacar-se nesse tipo de mercado torna-se uma das alternativas para incremento de faturamento e uma das ferramentas mais utilizadas para a conquista e fidelização de novos clientes.

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