sábado, 21 de novembro de 2015

PLANO ESTRATÉGICO DE TI: GRT SOLUÇÕES


GUILHERME RODRIGUES PAVAN
RODOLFO MATOS CARDOSO
TAINARA RIBEIRO
TAÍSA RIBEIRO


GRT SOLUÇÕES

1 A PREPARAÇÃO DO PROCESSO


            1.1 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
           
            A GRT Soluções trabalha no ramo de desenvolvimento de soluções para grandes empresas e cada uma dessas soluções pode atuar em qualquer um dos níveis da empresa que contratar o seu serviço, sendo os níveis: gerencial, estratégico e operacional. Dessa forma, oferecemos os mais diversos tipos de soluções e todos eles desenvolvidos especificamente, funcionando somente para uma determinada empresa, sendo assim, a mesma solução pode não funcionar em outra organização e esse é o diferencial, procuramos solucionar o problema que nos é proposto sem acarretar demais problemas ao utilizar soluções que já viriam prontas.
            Quando um cliente nos procura, ele expõe os problemas que a empresa possa estar sofrendo e de que forma ela está trabalhando, a partir desse ponto fazemos uma visita a empresa e através de discussões com todos os seus funcionários, envolvidos, colaboradores, gerências começamos a pensar nas soluções que desenvolveremos para a empresa, seguindo à risca o que realmente ela precisa, procurando otimizar o máximo o seu trabalho através das soluções que serão implantadas, e após desenvolvidas, todo um acompanhamento é feito, para solucionar problemas que possam vir a aparecer durante a transição do modo como a empresa trabalha para a solução que viemos a desenvolver, assim como o acompanhamento é feito também para deixar todos os que fazem uso da solução a par de como tudo vai funcionar, esclarecendo dúvidas, deixando-os familiarizados com as ferramentas que eles vão utilizar.


            1.2 DEFINIÇÃO DA MISSÃO
           
            A prestação de serviços de qualidade e exclusiva para cada cliente é a missão da empresa, prezando sempre o bem-estar e confiança de nossos clientes.


            1.3 DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA E POLÍTICAS

            Visando vantagem competitiva de mercado, nossa empresa baseia os preços de seus serviços em seus concorrentes, buscando proporcionar uma melhor oferta e como estratégia de marketing a empresa faz o uso de anúncios em redes sociais, que proporcionam grande alcance de público e através de seu site. Já a política da empresa preza pela qualidade e exclusividade dos serviços prestados, além do atendimento ao cliente, além disso, procuramos valorizar os funcionários buscando um ambiente adequado e tranquilo de trabalho.


            1.4 PLANO DE AÇÃO E ORÇAMENTO

            Como plano de ação, buscamos atender as necessidades das grandes empresas, oferecendo soluções que tragam benefícios para as mesmas, soluções que sejam capazes de sanar seus problemas e que atuem nos diversos níveis da empresa e quanto ao orçamento, baseado nos preços vistos no mercado, o preço para implantação de uma solução pode variar entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, valor esse dependendo da solução que a empresa quer implantar.


2 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO


            2.1 ANÁLISE EXTERNA

            A empresa possui três concorrentes diretos que atuam na mesma região, dessa forma procuramos executar o nosso trabalho sempre muito bem, oferecendo todo o respaldo que podemos, valorizando o cliente a partir da demonstração do comprometimento que temos com eles.


            2.2 ANÁLISE INTERNA

            Quanto aos pontos fortes, podemos destacar a exclusividade de nosso serviço, a qualidade e o respaldo que oferecemos ao cliente e quanto aos pontos negativos destacamos o preço, que não é dos mais baratos, mas precisamos seguir o mercado, o que podemos fazer é combinar uma forma de pagamento que agrade as empresas que procuram os nossos serviços.


            2.3 ANÁLISE DOS CONCORRENTES E MERCADO COMPETITIVO
           
            Os concorrentes tem mais tempo de mercado, portanto as empresas podem acabar procurando por quem está a mais tempo no mercado, dessa forma temos que garantir que nossos serviços sejam executados com excelência e que nossa estratégia de marketing seja suficiente para abranger a maior quantidade de clientes possíveis.


3 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS

            Definir estratégias para modelar o modo de trabalho da empresa é fundamental, dessa forma, trabalhamos os pontos fortes e fracos, melhorando assim nossos serviços, planejamentos e dessa forma, alcançamos nossos objetivos e missões de maneira mais eficaz e com margem muito menor de erros, além disso, a estratégia principal da nossa empresa é desenvolver soluções para grandes empresas, dessa forma é necessário sempre ter um planejamento muito bem elaborado sobre o que nós vamos fazer, como vamos fazer, que prazos e orçamentos vamos ter que respeitar e para isso vamos analisar algumas soluções que possa nos ajudar.

Temas
Aplica-se? Por quê?
ERP (Enterprise Resource Planning)
Aplica-se, pois nossa empresa desenvolverá soluções para empresas de grande porte, sendo assim, essas empresas podem pedir por soluções que acabem por englobar todos os seus setores, dessa forma, é necessário à implantação de módulos de ERP que devem ser cuidadosamente planejados.
O processo de análise de aderência no processo de escolha de um ERP
Aplica-se, como vamos realizar desenvolvimento e implantação de soluções ERP em grandes empresas, é necessário saber o que a empresa realmente precisa para escolher o ERP e os módulos mais adequados para empresa que vai implantá-lo.
Business Performance Management(BPM) e sua importância no processo de implantação de ERP
Aplica-se também a nossa empresa, já que é uma ferramenta de apoio para ajudar na implantação de um ERP.
Sistemas Móveis para Empresas
Aplica-se, hoje vivemos em mundo em que tudo é acessível através de pequenos dispositivos como celulares, tablets e qual seria a vantagem de desenvolvermos soluções que não sejam multiplataforma? Até mesmo o relacionamento com o cliente é feito às vezes de maneira eficaz através de um dispositivo móvel.
CRM (Customer Relationship Management) – Gestão de Relacionamento com o Cliente
Aplica-se, pois o bom relacionamento com o cliente também define o sucesso de um projeto, solucionar problemas, atender as necessidades dos clientes, tudo isso afeta de maneira positiva o relacionamento e nada mais justo que gerenciar esse relacionamento de maneira a garantir sempre o bem-estar, tornando o bom atendimento um padrão para todos.
A importância de políticas e regras no processo de elaboração de um plano de TI
Aplica-se, para nortear as nossas ações diante um plano de TI para a criação de uma solução é necessário a existência de políticas e regras para que problemas possam ser evitados, para que se um problema venha a surgir ele seja solucionado de maneira rápida, dessa forma nossa margem de erro se torna menor e quanto mais bem planejado é um projeto, mais sucesso ele obtém.
A importância da alta administração na elaboração de um plano estratégico de TI
Não será necessária a aplicação, em nossa empresa existem apenas quatro funcionários, portanto não há uma alta administração.
Governança Corporativa e Tecnologia da Informação
Não será necessária a aplicação, não existe uma Governança Corporativa em nossa empresa.
ITIL e COBIT
Aplica-se ao nossos negócio, não sei se utilizaríamos todos os livros ou metodologias dessas bibliotecas em nossa empresa, mas utilizar as metodologias que melhoram e acompanham constantemente os nossos serviços é de grande valia.


4 PLANO DE AÇÃO

            1 ATIVIDADE

            Como plano de ação, como já dito anteriormente, buscamos atender as necessidades das grandes empresas, oferecendo soluções que tragam benefícios para as mesmas, soluções que sejam capazes de sanar seus problemas e que atuem nos diversos níveis da empresa, além disso, trabalhar com a qualidade das nossas soluções é a chave para o reconhecimento da nossa empresa, cada solução que desenvolvemos serve somente para a empresa que nos pediu a solução, dessa forma trabalhamos também a questão da customização do cliente, tornando cada caso um caso especial para nós.


            2 PRAZO PARA CADA ATIVIDADE

            Trabalharemos de acordo com os prazos definidos no planejamento elaborado de cada projeto, prezamos pelo cumprimento de datas e calendários, além de trabalhar o orçamento de forma sempre controlada, para evitar gastos desnecessários e fora do tempo.


            3 RESPONSÁVEIS   
        
            Os quatro membros da empresa são responsáveis por todos os processos, como visitas as empresas, elaboração do plano de projeto, desenvolvimento do projeto, implantação, acompanhamento e manutenções posteriores.


5 ORÇAMENTO

            Como já dito anteriormente, baseado nos preços vistos no mercado, o preço para implantação de uma solução pode variar entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, valor esse dependendo da solução que a empresa quer implantar, além disso cobraremos uma mensalidade de 1(um) salário mínimo por empresa que implantar nossas soluções, já que ofereceremos todo e qualquer suporte a empresa detentora de uma solução desenvolvida pela nossa empresa.

14 comentários:

  1. Com certeza, uma boa empresa que passa para seus clientes através de um bom serviço, e com longo período de tempo atuando no mercado sempre prevalece a concorrentes, empresas assim atuando na prestação de serviços hoje em dia é essencial.

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  2. Empresa busca soluções para grande empresa para sanar os principais problemas ou seja a customização do problema pra atender o cliente específico

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  3. Empresa tem como proposta resolver problemas, com isso ela oferece diversos serviços no caso soluções, essas soluções são de extrema importância para a organização e para a estrutura. Visando que a empresa prestadora do serviço cobre por um serviço mensal, dando importância para o suporte. Atendendo os requisitos do cliente, essa empresa ela é eficaz e eficiente

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  4. Fato interessante o de a empresa utilizar várias soluções tecnológicas tanto para uso próprio quanto para se familiarizar com as mesmas antes de oferecê-las a seus clientes, isto garante que a empresa esteja segura ao sugerir uma solução, rápida no treinamento da equipe e eficaz ao solucionar problemas no sistema.

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  5. É nítido que a empresa visa propor soluções para os problemas, oferecendo vários serviços,soluções que sejam capazes de solucionar os problemas assim atuando nos diversos níveis da empresa, onde visa evitar gastos desnecessários.

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  6. Oferecer soluções, valorizar os colaboradores da empresa como um todo e investir na capacitação dos mesmos é fundamental para o crescimento da empresa. Funcionários com alto estima elevada produzem mais e o ambiente de trabalho fica mais "leve". Buscar soluções adequadas para cada tipo de serviços/atividade, buscando atender as necessidades de cada cliente. Isso traz credibilidade, confiança e respeito.

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  7. A empresa busca oferecer soluções para grande empresas. Uma melhor analise dos processos da empresa auxiliaria na gestão, não só por processos, mas também de pessoal. O pessoal deve ser bem treinado, apto a propor soluções adequadas aos clientes.

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  8. Uma sugestão para a empresa seria o aproveitamento de softwares em diferentes ocasiões e também para diferentes regiões, assim amenizaria o risco de pirataria do sistema, pois com o aproveitamento do sistema, isso geraria menos custo na sua produção, pois uma certa parcela do sistema já estaria pronta, agilizando a entrega e satisfazendo o cliente.

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  9. Durante o trabalho me parece que esta empresa presta consultoria para as outras onde teve um ponto que a empresa para buscar soluções conversa com seus funcionários e gerência, um ponto de atenção e que só conversa não é o necessário , uma empresa de consultoria deve entender como uma empresa trabalha desde o início de seus processos até o fim, e usufruir de todos os relatórios possíveis e serem analisados atenciosamente e minuciosamente, assim uma empresa de consultoria conseguirá ótimos resultados para seus clientes

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  10. Existe pontos no plano estratégico que precisa ser melhorado, como a empresa terá apenas 4 funcionários e irá trabalhar somente com empresas de grande porte, o valor que será cobrado não é o adequado, visto que o maior fluxo financeiro seria a implantação e com o quadro de colaboradores reduzido, não seria possível assumir mais de uma implantação por vez.
    Com isso, uma melhor avaliação do publico e um ajuste no preço cobrado se faz necessário para que a folha de pagamentos dos colaboradores e as despesas essenciais da empresa como energia elétrica, fechem no final do mês.

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  11. Acho que deveriam especificar mais os serviços da empresa.

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  12. Evidentemente, a empresa busca solucionar os diversos problemas cotidianos, oferecendo, assim, serviços e soluções que possam atuar em diversas camadas de uma empresa, e faz o possível para evitar gastos desnecessários.

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  13. Como as empresa tem seu foco em oferecer solução empresariais para empresas. A empresa tem n desafios para oferecer um plano com um preço acessível.

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  14. Grande e importante trabalho, empresa que soluciona planos estratégicos, esse tipo de trabalho é pouco visado pelos empreendedores, porém é um trabalho que visualiza processos furados, o mesmo serviço sendo executador por 2 pessoas.

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