quarta-feira, 4 de novembro de 2015

USO DE MINERAÇÃO DE DADOS NAS EMPRESAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO
EDUCACIONAL DE BARRETOS
UNIFEB





PROJETOS

Uso de mineração dados nas empresas






Nome: Charles Roberson                           RA: 520019
Nome: Jossei Gabriel Vezono                    RA: 520004
Nome: Matheus Andrade                           RA: 520003








Uso de mineração dados nas empresas



Introdução
Com avanço na coleta e no armazenamento de dados, permitiu-se que organizações acumulassem em base de dados uma enorme quantidade de informações. Entretanto, a extração de conhecimento nesses dados, tem provado ser extremamente desafiador. Normalmente, técnicas tradicionais de análise de dados não podem ser usadas devido ao tamanho do conjunto de dados ser muito grande. Em outras situações a natureza não trivial dos dados significa que abordagens tradicionais não podem ser aplicadas.
Diversas organizações, por exemplo, a Wal-Mart, TAM linhas áreas, IBGE e a NASA, detém em seu departamento de tecnologia bases de dados de centenas de terabytes de informações. Sabendo-se que o armazenamento do maior volume possível de informações é benéfico para os seus processos, é aceitável deduzir que a dificuldade de interpretar e analisar esses dados são diretamente proporcionais à quantidade dos mesmos.

O que é mineração de dados?
Mineração de dados é o processo de exploração de grandes quantidades de dados com o objetivo de encontrar anomalias, padrões e correlações para suportar a tomada de decisões e proporcionar vantagens estratégicas. Usando uma ampla variedade de técnicas, você pode utilizar estas informações para aumentar as receitas, reduzir custos, melhorar o relacionamento com os clientes, reduzir riscos e muito mais.


Qual o objetivo da mineração de dados?
Os principais objetivos da mineração de dados são descobrir relacionamentos entre dados e fornecer subsídios para que possa ser feita uma previsão de tendências futuras baseada no passado. Os resultados obtidos com a mineração de dados podem ser usados no gerenciamento de informação, processamento de pedidos de informação, tomada de decisão, controle de processo e outras aplicações. A mineração de dados pode ser aplicada como um processo de verificação e como um processo de descoberta. No processo de verificação, o usuário sugere uma hipótese acerca da relação entre os dados e tenta prová-la aplicando técnicas como análises estatística e multidimensional sobre um banco de dados contendo informações passadas. No processo de descoberta não é feita nenhuma suposição antecipada. Esse processo usa técnicas, tais como descoberta de regras de associação, árvores de decisão, algoritmos genéticos e redes neurais.



Descrição de uma situação
A Wal-Mart foi à pioneira no uso de volumosos bancos de dados em suas transações corporativas para revolucionar o varejo. Desde o final dos anos 90, a empresa norte-americana passou adotar um sistema de pesquisa para prever a demanda para todos os itens individuais, analisando os padrões de compras dos clientes, verificando as combinações de itens que os consumidores tendem a comprar durante uma visita em suas lojas. Descobrindo os vínculos entre os itens comprados, o varejista pode facilitar a compra desses produtos em conjunto e atender às necessidades dos clientes. Por exemplo, a análise de dados de compras mostrou que os compradores de fitas de vídeos para o público infantil frequentemente levam mais de uma unidade por visita. A lição: não reduza todo o estoque de fitas de vídeo para criança a um mostrador de fita no final do corredor. Assegure-se de que o restante da coleção de vídeo estará por perto. O resultado? Mais compras e lucros crescentes.

Conclusão
Concluímos que a mineração de dados é processada para identificar fatores e tendências nas atividades de negócios, pesquisas científicas, detecção de fraudes, controle de processos e controle de qualidade. O software de mineração de dados utiliza algoritmos avançados de reconhecimento de padrões, assim como uma variedade de técnicas matemáticas e estatísticas para selecionar montanhas de dados e extrair informações estratégicas anteriormente desconhecidas. A mineração de dados pode destacar padrões de compra, revelar tendências de clientes, cortar custos supérfluos, ou descobrir relações e oportunidades lucrativas não percebidas. Por exemplo, muitas empresas usam a mineração de dados para encontrar formas mais lucrativas de elaborar malas diretas (mesmo com e-mail) de sucesso, ou descobrir melhores formas de exibir produtos numa loja, projetar um melhor website de e-commerce, atingir clientes lucrativos não atingidos, ou identificar clientes ou produtos marginais ou não lucrativos.


Referências Bibliográficas:


19 comentários:

  1. A mineração pode gerar informações valiosas que seriam impossíveis de se obter por outros métodos ou demoraria muito mais para ser alcançadas.

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  2. A mineração de dados é o processo de descoberta de informações acionáveis em grandes conjuntos de dados.A mineração de dados usa análise matemática para derivar padrões e tendências que existem nos dados.Normalmente, esses padrões não podem ser descobertos com a exploração de dados tradicional pelo fato de as relações serem muito complexas ou por haver muitos dados.

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  3. Feita uma análise referente o post acima, na prática, como as diversas tecnologias ligadas ao processo de descoberta de conhecimento em bases de dados podem apoiar as tomadas de decisões, de forma a manter as organizações competitivas com relação à concorrência e, principalmente, manterem-se no mercado.

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  4. Uma empresa que utiliza da mineração de dados melhora sua relação com os clientes, otimiza campanhas de marketing, pode dar uma previsão melhor de vendas, isso somente no varejo; já em uma área completamente diferente, como a saúde, temos uma redução de fraudes, integridade de pagamentos e com isso melhora no atendimento ao paciente.
    Enfim, independentemente do ramo a mineração de dados auxilia tanto o proprietário da empresa como também seus clientes.

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  5. Empresas de sucesso não se fazem sem alguns requisitos e um desses requisitos é o uso da mineração de dados (data mining) que é uma ferramenta importante para empresas ganharem seu espaço, pois assim descobrem em que setores estão falhando e a partir dos dados que ela armazena é possível definir estratégias e planos que otimizam todos os seus setores, o relacionamento com clientes, aumentar vendas e consequentemente lucros e etc, mas fazer tal mineração não é uma das tarefas mais fáceis, é preciso trabalhar com lógicas, estatísticas, mas a TI pode ajudar nesse quesito, usando como já digo, a mineração de dados.

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  6. Qualquer organização gera enormes quantidades de dados, dados que são armazenados e analisados para gerar vantagem competitiva para a empresa ou melhorar os processos, entre outras coisas. Para garantir a qualidade da organização o Data Mining tem como objetivo minerar os dados em busca de falhas, ou possíveis melhorias para a empresa.

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  8. Hoje as empresas faz grandes quantidades de dados, esses dados estão armazenados, os mesmo serão analisados para criar uma vantagem competitiva para as demais empresas, melhorando assim seus processos que ocorre dentro da empresa. Com isso existe a mineração de dados que busca as falhas, e fazer melhorias para a empresa, Descobrir informações e aplicar resposta sobre elas torna, as empresas competitivas no mercado, Fazendo com que a tomada de decisão seja eficiente.

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  9. Hoje toda a empresa que possui uma grande base de dados, deve-se utilizar de uma ferramenta de mineração, buscando extrair informações necessária que possam fazer a diferença, na questão produtividade, marketing, tomada de decisão dentre outras. Existem milhares de associações de dados que estão ocultas e que se bem analisadas podem contribuir para o crescimento do negócio como um todo. No dias de hoje utilizar-se de técnicas que aumentem a produtividade e vantagem de mercado é essencial, a mineração de dados é uma delas.

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  10. A informação, tornou-se um dos ativos mais importantes para as organizações. utilizar uma ferramenta capaz de identificar situações e oportunidades que possibilitam a melhoria de resultado, entenda-se como aumento de lucro ou redução de custos, como é o caso da mineração de dados é um diferencial competitivo.
    O mais interessante quando falamos de mineração de dados, é reconhecer que esses dados encontram-se armazenados na base de dados, mas que sem esta ferramenta, jamais serias descobertas tamanhas oportunidades (conforme exemplo Wal-Mart).

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  11. Desde o surgimento dos sistemas computacionais um dos principais objetivos das organizações tem sido o de armazenar dados. A mineração de dados é uma das tecnologias mais promissoras da atualidade, onde tem a finalidade de analisar grandes conjuntos de dados a fim de gerar vantagens competitivas a organização.

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  13. É indiscutível que todas as empresas que possuem muitas informações armazenadas nos bancos de dados, devem utilizar da Mineração de Dados, para que possam extrair informações que podem ajudá-las a criar novas estratégias de marketing, tomada de decisão e até mesmo corrigindo algumas falhas que passaram despercebidas, fazendo assim com que a empresa passe uma maior confiança para o cliente.

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  14. A DM é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a encontrar padrões e relacionamentos dentro de seus dados. Mas a mineração de dados não funciona por si só. Ela não elimina a necessidade de conhecer o seu negócio, para entender seus dados, ou para compreender os métodos analíticos. A DM descobre informações ocultas em seus dados, mas não pode dizer-lhe o valor da informação para a sua organização.

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  15. A Mineração de Dados tem como finalidade extrair ou minerar conhecimento de grandes volumes de dados. Essa mineração de dados é formada por um conjunto de ferramentas e técnicas que através do uso de algoritmos de aprendizagem tais como redes neurais ou estatística, são capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento.

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  16. A Mineração de Dados tem como finalidade extrair ou minerar conhecimento de grandes volumes de dados. Essa mineração de dados é formada por um conjunto de ferramentas e técnicas que através do uso de algoritmos de aprendizagem tais como redes neurais ou estatística, são capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento.

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  17. A mineração de dados não traz somente números em seus relatórios, traz números e repostas como, porque o produto Y vendeu mais no mês de fevereiro do que no mês de julho, porque que a vendedora A vendeu mais no mês de março do que no mês de abril. A mineração de dados e a solução para as organizações tomarem decisões de formas mais rápidas.

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  18. A mineração de dados é processada para identificar fatores e tendências nas atividades de negócios além de organizar e armazenar grandes quantidades de dados, obtidos de suas operações. E a maioria das organizações utilizam os dados para transforma-los em conhecimentos que possam ser utilizados em suas atividades.

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  19. A mineração de dados é importante principalmente para a empresa conhecer o campo no qual age, assim como as preferências de seus consumidores ou investidores e mais ainda para manter-se informada sobre sua situação perante o mercado e as concorrentes.

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