quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PLANO ESTRATÉGICO DE TI: C.D.J. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA – ME

ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE TI

JHULIAN NARCISO CAMPOS
JÚLIO CÉSAR MALAQUIAS
MARCUS V. DOS SANTOS MONTEIRO
RAFAEL ONGARO GERÔNIMO

C.D.J. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA – ME

IDENTIFICAÇÃO
CNPJ: XX.XXX.XXX/XXXX-XX
INSCRIÇÃO ESTADUAL: XXX.XXX.XXX.XXX

1.      PREPARAÇÃO DO PROCESSO:


A)   Diagnóstico Estratégico:


A empresa C.D.J. utiliza um software de vendas onde três computadores são interconectados, sendo um deles o servidor (onde os dados da empresa, bem como, estoque, relatórios, orçamentos, entre outros ficam armazenados). Além disso, o software já implantado possibilita cadastro de clientes, de produtos, fornecedores, entre outros. Diariamente, às 18:00 hrs, é realizado um backup dos dados do servidor.
Quanto aos pontos fortes o software atual faz todo o gerenciamento de estoque, sendo que o funcionário pode estimar um estoque mínimo para que o software aponte quando deve ser feita a compra/reposição de um produto. Uma notificação é exibida no menu inicial em relação às contas a pagar e a receber.
Quando um cliente faz uma compra à vista, ele não é cadastrado, dificultando assim um eventual processo de troca de produto, por exemplo. Como melhoria poderíamos propor uma solução que cadastre estes clientes relacione-os à um ID, que por sua vez é relacionado às notas de compra, assim o processo de conferir a nota do cliente com a nota da empresa se torna mais ágil.
Outra solução que podemos propor é, no caso de grandes produtos, que não há a possibilidade de utilizar o leitor de código de barra, associar estes produtos a um ID para que o processo de venda seja agilizado. Por exemplo, ao invés do funcionário procurar o produto pelo nome/marca, ele poderá checar o ID do produto em um controle, facilitando assim a venda. Visto que, é mais fácil o funcionário memorizar um ID, do que um nome complexo de determinado produto/material de construção.

B) Definição da Missão:


A empresa tem como missão atender com excelência a demandas dos clientes, criar ofertas de produtos e serviços que contribuam para uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

C)   Definição da Estratégia e Políticas:


Visando uma vantagem competitiva a empresa baseia os preços de seus produtos em seus concorrentes, buscando proporcionar uma melhor oferta. Como estratégia de marketing a empresa utiliza diversas mídias de divulgação, sendo as redes sociais (Facebook) o maior alvo.
Quanto à política da empresa, ela preza pela qualidade de seus produtos, serviços e atendimento ao cliente, bem como pela segurança de seus funcionários. Além disso, a empresa busca valorizar seus funcionários buscando um ambiente harmônico de trabalho e também busca manter um núcleo estável de colaboradores/fornecedores.

D)   Plano Ação:


Como plano de ação a empresa busca atender a necessidade dos clientes, buscando atender todas as classes sociais, disponibilizando diferentes formas de pagamento e ofertas.

E) Simulação para o Orçamento:


Como a empresa já possui um software, nossa proposta seria a criação de alguns módulos visando a melhoria dos processos da empresa.
Serão elaborados e implantados dois módulos (citados acima) ao software principal.
Para fechar o orçamento, baseados em algumas pesquisas de mercado, podemos afirmar que cada módulo custará R$ 250,00.


A)   Análise Externa:


A empresa possui quatro concorrentes diretos que atuam na mesma cidade. Assim sendo, a empresa busca aproveitar ao máximo os meios de comunicação para a divulgação de sua marca e também adaptar-se às eventuais dificuldades proporcionadas pelo ambiente.

B)   Análise Interna:


Pontos fortes:


1.    O software utilizado;
2.    Funcionários bem treinados;
3.    Estratégias de Marketing.


Pontos fracos:


1.    Falta de organização de tempo;
2.    Conflitos recorrentes.

C)   Análise dos concorrentes:


A empresa possui quatro concorrentes diretos:
Todas elas trabalham com os mesmos produtos, mesmas marcas, o grande diferencial são os preços, o atendimento ao cliente e as estratégias de marketing.

D)   Diferenciais competitivos:


Quanto ao preço, a empresa oferece descontos e faz ofertas diariamente.
Quanto ao tempo de entrega, o produto é rapidamente entregue ao local solicitado.
Como estratégia de Marketing, a empresa faz anúncios diários dos produtos e utiliza de diversas mídias sociais, como facebook, entre outros.


Empresa tem como estratégia usar seu software de vendas para um bom atendimento, fazer de maneira rápida e eficaz, usar suas aplicações de entrada de estoque e saída para dar baixa em seu estoque, fazer o plano de marketing para criar ofertas validas.

A)    Solução ERP:


Não se aplica, Essa é uma solução para grandes empresas, empresas varejista não existe uma necessidade para aplicação desse sistema, um sistema com vendas já é o suficiente.

Não se aplica, esse processo faz parte da escolha do ERP, como a presente empresa não possui um sistema ERP, e não tem a necessidade um sistema assim, fica inviável para a empresa usar.

Não se aplica, na verdade essa ainda é uma aplicação do sistema ERP, onde o BPM é uma inovação continua devido ao aprimoramento de um processo, existe uma transparência no controle que permite a análise dos monitoramentos dos processos, existe uma agilidade nos processos para padronização permitindo adaptação de demandas novas para uma estratégia de mercado, existe um aumento das receitas e redução de custos e processos de negócios pode ser melhorado com os modelos, essas aplicações não são eficaz em uma loja de pequeno porte varejista.

Sim se aplica, coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma. Na verdade, CRM em sua essência, é uma estratégia de negócio com o foco no cliente. Ou seja, as ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos. Engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.

Sim se aplica, na realidade existe um total alinhamento com os negócios da organização, governança corporativa corresponde a empresa, como TI. A TI tem, atualmente, grande importância para o negócio da empresa. Buscando a otimização de seus processos e a redução de custos e riscos, vários frameworks de processos e melhores práticas foram criados. Hoje, temos o conhecimento de outros frameworks, como o Cobit, tendo a finalidade de apoiar a execução de alto nível em controles e serviços, para então gerar uma melhor prática de governança corporativa em TI.

Sim se aplica, é um conjunto de melhores práticas para gestão de serviços de serviços em Tecnologia da Informação-TI. Ao adotar o ITIL, após um criterioso estudo de viabilidade, onde todos devem estão engajados, a área de TI da empresa pode ser beneficiada proporcionando uma integração maior internamente no que diz respeito a redução do tempo de execução de serviços e de solução de problemas, aumento da satisfação dos usuários e clientes, maior controle da gestão, redução de custos operacionais entre outros, lembrando que o ITIL não é um método ou manual, é uma estrutura flexível que pode ser adaptada às necessidades da empresa. COBIT é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento e controle das iniciativas de TI nas empresas, é um guia para a gestão de Tecnologia da Informação.
Está dividido em quatro domínios:
a) Planejamento e Organização;
b) Aquisição e Implementação;
c) Entrega e Suporte;
d) Monitoração.
O ponto central é o gerenciamento da informação com os recursos de TI, para garantir o negócio da empresa baseado nos recursos de controle de objetivos, um framework, mapas de auditoria, ferramentas de implementação e um guia de técnicas de gerenciamento.
Com as práticas de Gestão baseadas no Cobit, fornece métricas para a avaliação de resultados, orientando para um melhor gerenciamento de processos do negócio.
Portanto, o Cobit fornece uma política clara para o controle de TI, e no alcance das metas da organização.

Não se aplica, esse processo de gestão de gerenciamento não se aplica à J.A.C.C pois como é utilizado um sistema de vendas, não existe a necessidade de planejar.

Sim, se aplica, na realidade as organizações que hoje trabalham com tecnologia existe uma enorme vantagem competitiva perante seus concorrentes que ainda não trabalham com uma determinada ferramenta.

Sim se aplica, existe um foco apenas nas soluções tecnológicas, onde é possível se planejar, ter uma maior gerencia na empresa e assim fazer com que alcance seus objetivos sem sofrer riscos ou ter surpresas desagradáveis.

Sim se aplica, existe uma normalização da empresa, com seu ambiente, em termos existe um destaque melhor na qualidade de produtos e serviços fornecidos, fazendo que exista uma garantia de todos os requisitos esperado para o cliente, existe o aumento na produtividade, resultado de produto e serviços, Vale ressaltar que os benefícios depende da capacidade da empresa em mapear e levantar os requisitos.

Como plano de ação a empresa busca atender à necessidade dos clientes, buscando atender todas as classes sociais, disponibilizando diferentes formas de pagamento e ofertas.
Primeiramente os processos de negócio da empresa serão analisados, e assim, a partir das soluções propostas começaremos a melhora/implantação do módulo de vendas. Faremos com que cada cliente que compre no local seja cadastrado, tenha seus dados armazenados no banco de dados e tenham um ID relacionado à nota de compra. Também, implantaremos um módulo no qual os produtos de grande porte que não sejam possíveis de se passar pelo leitor de código de barras tenham uma lista onde seja possível verificar seu ID e encontrá-lo no sistema, agilizando o processo de venda.

A analise dos processos de venda será realizado em até um dia útil, coletando todas as informações necessárias para que as soluções sejam satisfatórias. As soluções propostas serão implementadas no prazo de um dia, de forma que não atrapalhe a empresa na questão de continuar prestando seus serviços. Por fim, o treinamento da equipe de vendas, de acordo com as novas funcionalidades será realizado em algumas horas, provavelmente em um dia. Assim o prazo total resultará em três dias uteis.

Rafael: Responsáveis pela análise dos processos;
Marcus: Responsável pela elaboração da solução;
Jhulian: Responsável pela implementação das novas funções;
Júlio César: Responsável pelo treinamento da esquipe.

5.     ORÇAMENTO

Serão cobrados pela melhora/implementação dos módulos, R$ 250,00 por módulo. Visto que, duas melhorias serão feitas no software já existente, o que resultará em R$ 500,00. Além destes valores, também temos o valor da mão de obra, que serão cobrados R$ 50,00 por dia. Assim sendo, o orçamento total Serpa de R$ 650,00.

14 comentários:

  1. Uma sugestão em relação ao problema da troca de produtos/garantia esta empresa realmente não precisa cadastrar o cliente, mas somente preencher a DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) com o número do cpf de quem está comprando, e para evitar fraudes dos clientes preencher também no rodapé da nota fiscal o número de série dos produtos que forem vendidos...ai sim os clientes poderão requerer garantia dos produtos

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  2. Uma sugestão em relação ao problema da troca de produtos/garantia esta empresa realmente não precisa cadastrar o cliente, mas somente preencher a DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) com o número do cpf de quem está comprando, e para evitar fraudes dos clientes preencher também no rodapé da nota fiscal o número de série dos produtos que forem vendidos...ai sim os clientes poderão requerer garantia dos produtos

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  3. Na minha opinião tenho apenas uma ressalva a fazer no projeto, creio que apenas 3 (três) úteis, dificilmente conseguirá ser feita toda análise do processo, desenvolvimento e implantação e treinamento. Imprevistos podem acontecer e devemos sempre jogar 50 % acima do prazo previsto de todo o desenvolver do software (módulo). Testes tomam muito tempo.

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  4. Realmente para facilitar o processo de troca dos produtos,a nota fiscal é essencial juntamente com o documento que certifique ao cliente seu direito a troca pelo produto.

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  5. Em relação as ferramentas COBIT e ITIL, a implantação de ambas é uma escolha extremamente inteligente, pois proporciona integração dos serviços com a solução dos problemas e principalmente garantindo a satisfação dos clientes.

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  6. Na minha opinião o diferencial dessa empresa e a qualidade do software de controle de vendas, faz com que a empresa mantenha o preço baixo e minimize seus pontos fracos em falta de organizar o seu tempo e os conflitos recorrentes

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  7. Esta é uma empresa totalmente voltada à satisfação do cliente, fato que pode-se observar com a implantação do CRM e a preocupação com a devolução e troca de produtos.

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  8. A empresa visa a integração e interação com o cliente, assim ira observar as suas falhas ,para melhorar ,assim ira proporcionar a satisfação dos clientes. "o que mantem uma empresa de pé, são os clientes...sem clientes não tem empresa"

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  9. Tambem Ha outros modelos de referencia que podem servir muito bem a esta empresa.

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  10. Com foco no cliente, a empresa trabalha extensivamente com CRM e aplica o ITIL ou o COBIT, dessa forma o cliente é tratado como parte importantíssima do negócio e a implantação dessas duas metodologias faz com que os serviços oferecidos pela empresa sejam de alta qualidade, com foco sempre em sua otimização.

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  11. Um cliente satisfeito faz a fama da empresa e com todos os recursos apontados para ele, isso faz com que ele procure novamente pelos serviços da empresa.

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  12. O software dessa empresa parece ser o principal para o controle de vendas.

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  13. Em relação a dificuldade no processo de troca em compras feitas a vista acho que é necessário o cliente apresentar a nota fiscal emitido no ato da compra. E aí é só o vendedor verificar a nota com o leitor de código de barras e o próprio sistema mostrará na tela o qual o produto foi vendido e a confirmação da nota se é verdadeira.

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  14. A empresa preza o bom atendimento e a satisfação do cliente. Trabalhando dessa forma, colocando a satisfação do cliente pós venda em destaque, ela tem tudo para melhorar ainda mais!

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