ELABORAÇÃO
DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE TI
JHULIAN
NARCISO CAMPOS
JÚLIO
CÉSAR MALAQUIAS
MARCUS
V. DOS SANTOS MONTEIRO
RAFAEL
ONGARO GERÔNIMO
C.D.J.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA – ME
IDENTIFICAÇÃO
CNPJ:
XX.XXX.XXX/XXXX-XX
INSCRIÇÃO ESTADUAL:
XXX.XXX.XXX.XXX
1. PREPARAÇÃO
DO PROCESSO:
A) Diagnóstico Estratégico:
A
empresa C.D.J. utiliza um software de vendas onde três computadores são
interconectados, sendo um deles o servidor (onde os dados da empresa, bem como,
estoque, relatórios, orçamentos, entre outros ficam armazenados). Além disso, o
software já implantado possibilita cadastro de clientes, de produtos,
fornecedores, entre outros. Diariamente, às 18:00 hrs, é realizado um backup
dos dados do servidor.
Quanto
aos pontos fortes o software atual faz todo o gerenciamento de estoque, sendo
que o funcionário pode estimar um estoque mínimo para que o software aponte
quando deve ser feita a compra/reposição de um produto. Uma notificação é
exibida no menu inicial em relação às contas a pagar e a receber.
Quando
um cliente faz uma compra à vista, ele não é cadastrado, dificultando assim um
eventual processo de troca de produto, por exemplo. Como melhoria poderíamos
propor uma solução que cadastre estes clientes relacione-os à um ID, que por
sua vez é relacionado às notas de compra, assim o processo de conferir a nota do
cliente com a nota da empresa se torna mais ágil.
Outra
solução que podemos propor é, no caso de grandes produtos, que não há a
possibilidade de utilizar o leitor de código de barra, associar estes produtos
a um ID para que o processo de venda seja agilizado. Por exemplo, ao invés do
funcionário procurar o produto pelo nome/marca, ele poderá checar o ID do
produto em um controle, facilitando assim a venda. Visto que, é mais fácil o
funcionário memorizar um ID, do que um nome complexo de determinado produto/material
de construção.
B)
Definição da Missão:
A
empresa tem como missão atender com excelência a demandas dos clientes, criar
ofertas de produtos e serviços que contribuam para uma melhor qualidade de vida
para as pessoas.
C) Definição da Estratégia e Políticas:
Visando
uma vantagem competitiva a empresa baseia os preços de seus produtos em seus
concorrentes, buscando proporcionar uma melhor oferta. Como estratégia de
marketing a empresa utiliza diversas mídias de divulgação, sendo as redes
sociais (Facebook) o maior alvo.
Quanto
à política da empresa, ela preza pela qualidade de seus produtos, serviços e
atendimento ao cliente, bem como pela segurança de seus funcionários. Além
disso, a empresa busca valorizar seus funcionários buscando um ambiente
harmônico de trabalho e também busca manter um núcleo estável de
colaboradores/fornecedores.
D) Plano Ação:
Como
plano de ação a empresa busca atender a necessidade dos clientes, buscando
atender todas as classes sociais, disponibilizando diferentes formas de
pagamento e ofertas.
E)
Simulação para o Orçamento:
Como
a empresa já possui um software, nossa proposta seria a criação de alguns
módulos visando a melhoria dos processos da empresa.
Serão
elaborados e implantados dois módulos (citados acima) ao software principal.
Para
fechar o orçamento, baseados em algumas pesquisas de mercado, podemos afirmar
que cada módulo custará R$ 250,00.
A) Análise Externa:
A
empresa possui quatro concorrentes diretos que atuam na mesma cidade. Assim
sendo, a empresa busca aproveitar ao máximo os meios de comunicação para a
divulgação de sua marca e também adaptar-se às eventuais dificuldades
proporcionadas pelo ambiente.
B) Análise Interna:
Pontos fortes:
1. O software utilizado;
2. Funcionários bem treinados;
3. Estratégias de Marketing.
Pontos fracos:
1. Falta de organização de tempo;
2. Conflitos recorrentes.
C) Análise dos concorrentes:
A
empresa possui quatro concorrentes diretos:
Todas
elas trabalham com os mesmos produtos, mesmas marcas, o grande diferencial são
os preços, o atendimento ao cliente e as estratégias de marketing.
D) Diferenciais competitivos:
Quanto
ao preço, a empresa oferece descontos e faz ofertas diariamente.
Quanto
ao tempo de entrega, o produto é rapidamente entregue ao local solicitado.
Como
estratégia de Marketing, a empresa faz anúncios diários dos produtos e utiliza
de diversas mídias sociais, como facebook, entre outros.
Empresa tem como estratégia usar seu software
de vendas para um bom atendimento, fazer de maneira rápida e eficaz, usar suas
aplicações de entrada de estoque e saída para dar baixa em seu estoque, fazer o
plano de marketing para criar ofertas validas.
A) Solução
ERP:
Não se aplica, Essa é uma solução para
grandes empresas, empresas varejista não existe uma necessidade para aplicação
desse sistema, um sistema com vendas já é o suficiente.
Não se aplica, esse processo faz parte da
escolha do ERP, como a presente empresa não possui um sistema ERP, e não tem a
necessidade um sistema assim, fica inviável para a empresa usar.
Não se aplica, na verdade essa ainda é uma
aplicação do sistema ERP, onde o BPM é uma inovação continua devido ao
aprimoramento de um processo, existe uma transparência no controle que permite
a análise dos monitoramentos dos processos, existe uma agilidade nos processos
para padronização permitindo adaptação de demandas novas para uma estratégia de
mercado, existe um aumento das receitas e redução de custos e processos de
negócios pode ser melhorado com os modelos, essas aplicações não são eficaz em
uma loja de pequeno porte varejista.
Sim se aplica, coloca o cliente como
principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar
suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma. Na verdade, CRM em
sua essência, é uma estratégia de negócio com o foco no cliente. Ou seja, as
ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos
próprios produtos. Engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de
atendimento.
Sim se aplica, na realidade existe um total
alinhamento com os negócios da organização, governança corporativa corresponde
a empresa, como TI. A TI tem, atualmente, grande importância para o negócio da
empresa. Buscando a otimização de seus processos e a redução de custos e
riscos, vários frameworks de processos e melhores práticas foram criados. Hoje,
temos o conhecimento de outros frameworks, como o Cobit, tendo a finalidade de
apoiar a execução de alto nível em controles e serviços, para então gerar uma melhor
prática de governança corporativa em TI.
Sim se aplica, é um conjunto de melhores
práticas para gestão de serviços de serviços em Tecnologia da Informação-TI. Ao
adotar o ITIL, após um criterioso estudo de viabilidade, onde todos devem estão
engajados, a área de TI da empresa pode ser beneficiada proporcionando uma
integração maior internamente no que diz respeito a redução do tempo de
execução de serviços e de solução de problemas, aumento da satisfação dos usuários
e clientes, maior controle da gestão, redução de custos operacionais entre
outros, lembrando que o ITIL não é um método ou manual, é uma estrutura
flexível que pode ser adaptada às necessidades da empresa. COBIT é uma
ferramenta que auxilia no gerenciamento e controle das iniciativas de TI nas
empresas, é um guia para a gestão de Tecnologia da Informação.
Está dividido em quatro domínios:
a) Planejamento e Organização;
b) Aquisição e Implementação;
c) Entrega e Suporte;
d) Monitoração.
O ponto central é o gerenciamento da
informação com os recursos de TI, para garantir o negócio da empresa baseado
nos recursos de controle de objetivos, um framework, mapas de auditoria,
ferramentas de implementação e um guia de técnicas de gerenciamento.
Com as práticas de Gestão baseadas no Cobit,
fornece métricas para a avaliação de resultados, orientando para um melhor
gerenciamento de processos do negócio.
Portanto, o Cobit fornece uma política clara
para o controle de TI, e no alcance das metas da organização.
Não se aplica, esse processo de gestão de
gerenciamento não se aplica à J.A.C.C pois como é utilizado um sistema de
vendas, não existe a necessidade de planejar.
Sim, se aplica, na realidade as organizações
que hoje trabalham com tecnologia existe uma enorme vantagem competitiva
perante seus concorrentes que ainda não trabalham com uma determinada
ferramenta.
Sim se aplica, existe um foco apenas nas
soluções tecnológicas, onde é possível se planejar, ter uma maior gerencia na
empresa e assim fazer com que alcance seus objetivos sem sofrer riscos ou ter
surpresas desagradáveis.
Sim se aplica, existe uma normalização da
empresa, com seu ambiente, em termos existe um destaque melhor na qualidade de
produtos e serviços fornecidos, fazendo que exista uma garantia de todos os
requisitos esperado para o cliente, existe o aumento na produtividade,
resultado de produto e serviços, Vale ressaltar que os benefícios depende da
capacidade da empresa em mapear e levantar os requisitos.
Como
plano de ação a empresa busca atender à necessidade dos clientes, buscando
atender todas as classes sociais, disponibilizando diferentes formas de
pagamento e ofertas.
Primeiramente
os processos de negócio da empresa serão analisados, e assim, a partir das
soluções propostas começaremos a melhora/implantação do módulo de vendas.
Faremos com que cada cliente que compre no local seja cadastrado, tenha seus
dados armazenados no banco de dados e tenham um ID relacionado à nota de
compra. Também, implantaremos um módulo no qual os produtos de grande porte que
não sejam possíveis de se passar pelo leitor de código de barras tenham uma
lista onde seja possível verificar seu ID e encontrá-lo no sistema, agilizando
o processo de venda.
A
analise dos processos de venda será realizado em até um dia útil, coletando
todas as informações necessárias para que as soluções sejam satisfatórias. As
soluções propostas serão implementadas no prazo de um dia, de forma que não
atrapalhe a empresa na questão de continuar prestando seus serviços. Por fim, o
treinamento da equipe de vendas, de acordo com as novas funcionalidades será
realizado em algumas horas, provavelmente em um dia. Assim o prazo total
resultará em três dias uteis.
Rafael:
Responsáveis pela análise dos processos;
Marcus:
Responsável pela elaboração da solução;
Jhulian:
Responsável pela implementação das novas funções;
Júlio
César: Responsável pelo treinamento da esquipe.
Serão cobrados pela melhora/implementação dos
módulos, R$ 250,00 por módulo. Visto que, duas melhorias serão feitas no
software já existente, o que resultará em R$ 500,00. Além destes valores,
também temos o valor da mão de obra, que serão cobrados R$ 50,00 por dia. Assim
sendo, o orçamento total Serpa de R$ 650,00.
Uma sugestão em relação ao problema da troca de produtos/garantia esta empresa realmente não precisa cadastrar o cliente, mas somente preencher a DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) com o número do cpf de quem está comprando, e para evitar fraudes dos clientes preencher também no rodapé da nota fiscal o número de série dos produtos que forem vendidos...ai sim os clientes poderão requerer garantia dos produtos
ResponderExcluirUma sugestão em relação ao problema da troca de produtos/garantia esta empresa realmente não precisa cadastrar o cliente, mas somente preencher a DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) com o número do cpf de quem está comprando, e para evitar fraudes dos clientes preencher também no rodapé da nota fiscal o número de série dos produtos que forem vendidos...ai sim os clientes poderão requerer garantia dos produtos
ResponderExcluirNa minha opinião tenho apenas uma ressalva a fazer no projeto, creio que apenas 3 (três) úteis, dificilmente conseguirá ser feita toda análise do processo, desenvolvimento e implantação e treinamento. Imprevistos podem acontecer e devemos sempre jogar 50 % acima do prazo previsto de todo o desenvolver do software (módulo). Testes tomam muito tempo.
ResponderExcluirRealmente para facilitar o processo de troca dos produtos,a nota fiscal é essencial juntamente com o documento que certifique ao cliente seu direito a troca pelo produto.
ResponderExcluirEm relação as ferramentas COBIT e ITIL, a implantação de ambas é uma escolha extremamente inteligente, pois proporciona integração dos serviços com a solução dos problemas e principalmente garantindo a satisfação dos clientes.
ResponderExcluirNa minha opinião o diferencial dessa empresa e a qualidade do software de controle de vendas, faz com que a empresa mantenha o preço baixo e minimize seus pontos fracos em falta de organizar o seu tempo e os conflitos recorrentes
ResponderExcluirEsta é uma empresa totalmente voltada à satisfação do cliente, fato que pode-se observar com a implantação do CRM e a preocupação com a devolução e troca de produtos.
ResponderExcluirA empresa visa a integração e interação com o cliente, assim ira observar as suas falhas ,para melhorar ,assim ira proporcionar a satisfação dos clientes. "o que mantem uma empresa de pé, são os clientes...sem clientes não tem empresa"
ResponderExcluirTambem Ha outros modelos de referencia que podem servir muito bem a esta empresa.
ResponderExcluirCom foco no cliente, a empresa trabalha extensivamente com CRM e aplica o ITIL ou o COBIT, dessa forma o cliente é tratado como parte importantíssima do negócio e a implantação dessas duas metodologias faz com que os serviços oferecidos pela empresa sejam de alta qualidade, com foco sempre em sua otimização.
ResponderExcluirUm cliente satisfeito faz a fama da empresa e com todos os recursos apontados para ele, isso faz com que ele procure novamente pelos serviços da empresa.
ResponderExcluirO software dessa empresa parece ser o principal para o controle de vendas.
ResponderExcluirEm relação a dificuldade no processo de troca em compras feitas a vista acho que é necessário o cliente apresentar a nota fiscal emitido no ato da compra. E aí é só o vendedor verificar a nota com o leitor de código de barras e o próprio sistema mostrará na tela o qual o produto foi vendido e a confirmação da nota se é verdadeira.
ResponderExcluirA empresa preza o bom atendimento e a satisfação do cliente. Trabalhando dessa forma, colocando a satisfação do cliente pós venda em destaque, ela tem tudo para melhorar ainda mais!
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