sábado, 21 de novembro de 2015

Plano estratégio de TI

Joalheria  xxxxx

 

Autores:

Franciele R.Dias
Jeferson R.Domiciano
João Pedro Martins Valler
Rogério de Mattos Moraes


Preparação do processo:     



A- Diagnóstico estratégico:

De acordo com uma das funcionárias responsáveis pela gerencia, a empresa conta com 7 computadores, sendo um servidor (onde todos os dados são armazenados), um utilizado para criação de cadastro, acesso a informação de clientes e cobranças, outros 4  para vendas e um para o caixa.

O sistema possibilita o cadastro de clientes, de produtos, possui um leitor de código de barras, facilitando a identificação dos produtos e controle do estoque, entre outras funcionalidades.

B- Definição da missão:

A empresa não parece ter uma missão definida com detalhes, o que se pode notar é apenas uma visão genérica (por parte do proprietário) de vender cada vez mais e constituir filiais, porém, este não possui nenhum plano ou estratégia para este fim a não ser o investimento em marketing.

C- Definição de estratégias e políticas:

A empresa tem o marketing e a divulgação como principais estratégias, investir em propaganda utilizando vários meios de comunicação e sempre anuncia promoções.
Quanto ao ambiente interno, a empresa impõe uma cota mensal a ser atingida pelos vendedores, além de incentivar a competição entre os mesmos, oferecendo comissões sobre vendas e divulgando os resultados internamente.
Os funcionários estão sempre em disputa, o que compromete a harmonia do ambiente, o proprietário parece não se importar com isso e a gerente de vendas se preocupa apenas em vender, não se preocupando com a situação dos clientes perante o serviço de proteção ao crédito, entendendo isso como um estímulo ao cliente, já que a loja seria uma das poucas a oferecer crédito a clientes que possuem seus nomes negativados.



D- Plano de ação:
   
A empresa busca atender a todas as classes sociais, oferecendo produtos diferentes e com grande variedade de preços, além de diferentes formas de pagamento.


E- Simulação para orçamento:

Sabe-se que o sistema, por ser genérico, possui erros e módulos excedentes, desnecessários para a empresa. Um estudo mais aprofundado do sistema e a identificação exata dos erros seriam necessários para decidir sobre a viabilidade de manter o sistema ou substituí-lo, se for o caso. O orçamento seria entre R$ 5.000, 00 e R$10.000,00.



2- Diagnóstico estratégico.

a) Análise externa:  
A empresa possui dois concorrentes diretos que oferecem um serviço similar, e mais 2 concorrentes que são ourives autônomos.

b) Análise interna:

Pontos fortes: a estratégia de marketing e a boa divulgação da empresa, além do bom atendimento ao cliente.

Pontos fracos: o software utilizado, o método de administração dos recursos humanos que causa conflitos ao invés de trabalho em equipe, os funcionários são inconscientemente (inclusive por parte da administração) a trabalharem de maneira individualista, competitiva e não colaborativa.
A tensão no ambiente de trabalho e a inaptidão administrativa do proprietário são grandes pontos fracos nessa empresa.

c) Analise dos concorrentes:

A empresa possui dois concorrentes que oferecem o mesmo tipo de serviço e produtos além de possuírem o mesmo nível de qualidade no atendimento ao cliente. Quanto aos outros dois concorrentes citados (autônomos), a principal preocupação quanto a estes é o menor preço que oferecem em relação a jóias, pois estes não oferecem outros tipos de produtos como às outras concorrentes e a empresa em questão.

d) Diferenciais competitivos:

A empresa investe em marketing, promoções e, apesar de não oferecer os menores preços, ela oferece bons prazos para pagamento e flexibilidade nas exigências de comprovação de renda e crédito por parte dos clientes e nas negociações de dívidas.



3 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS


O objetivo é melhorar a qualidade do software, além de auxiliar a gerência e os vendedores nas tomadas de decisão.


Soluções aplicáveis à empresa “Joalheria xxxxx”

Índice

solução
Aplicação viável?
Motivo:
1
ERP (Enterprise Resource Planning)

SIM
A gerência precisa de apoio às tomadas de decisões e os setores devem se comunicar, já que esta pretende abrir filiais.
2
O processo de Análise de Aderência no processo de escolha de um ERP
SIM
Análise pré implantação do ERP.
3
Sistemas Móveis para Empresas
NÃO
A empresa é local, portanto no momento não há necessidade do desenvolvimento de apps, já que é um comercio local.
4
CRM - Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente)
NÃO
Por ser uma empresa pequena, a interação acontece diretamente com o cliente.
5
A importância de politicas e regras no processo de elaboração de um plano de TI.
SIM
Uma das soluções mais necessárias à empresa, visto que o seu sistema é um de seus pontos fracos.
6
A Importância da alta administração na elaboração de um plano estratégico de TI

SIM
Um plano detalhado apresentado à gerência por uma pessoa competente na área pode facilitar a implantação de qualquer solução de TI.
7
Governança Corporativa e Tecnologia da Informação

NÃO
Empresa de pequeno porte com poucos setores.
8
Modelo de referência ITIL  e Modelo de referência COBIT
NÃO
A empresa possui poucos recursos e não possui um alto nivel de transação de informações.
9
Gestão de projetos em TI

NÃO
A empresa não desenvolve softwares, a implantação de soluções será terceirizada.
10
Business Performance Management (BPM)

SIM
A gerência precisa de dados para tomada de decisões e cálculo de perdas e ganhos.


4 PLANO DE AÇÃO
            A)  ATIVIDADE

Como mencionado anteriormente, a empresa busca atender a todas as classes sociais, oferecendo produtos diferentes e com grande variedade de preços, além de diferentes formas de pagamento.



B) PRAZO PARA CADA ATIVIDADE

Após apresentar as soluções e conseguir apoio da gerência, pretende-se  estipular o prazo para a implantação do novo software, pois, após a identificação dos erros do sistema, concluiu-se que a substituição do software atual por um software estável é necessária.
No prazo de 1 dia útil pretende-se apresentar os planos e negociar o prazo para a finalização e implementação do novo software.
Enquanto isso, a empresa seguirá utilizando normalmente o software atual.
A implantação do software já testado e das soluções deverá ocorrer em um dia (domingo) com o estabelecimento fechado e o treinamento da equipe acontecerá no próximo dia útil, a equipe de TI poderá acompanhar os funcionários durante todo o expediente e assim, sanar qualquer dúvida que estes possam ter sobre o novo sistema.
Além da preocupação com o bom funcionamento do software, também existe a preocupação em garantir que este será utilizado de forma correta e da melhor maneira possível, assim, um acompanhamento de 1 semana e a possibilidade de atendimento remoto para a empresa seria interessante até que esta possa operar o sistema com tranquilidade.
 Assim, após o desenvolvimento do software, o prazo total de implantação será de 2 dias úteis, mais um dia para treinamento dos funcionários.
Para a equipe de TI, o prazo de assistência que será prestado à empresa após a implantação do novo sistema não deverá ultrapassar o prazo de 1 mês.




C) RESPONSÁVEIS

Todos os membros da equipe devem participar das entrevistas com os funcionários e da coleta de informações sobre o sistema, assim como participar do desenvolvimento e da implantação do novo software, após a implantação, somente 2 membros serão necessários para o treinamento dos funcionários e para o acompanhamento de 1 semana e garantia do bom uso do sistema.
A assistência prestada à empresa após o prazo de 1 semana da implantação do sistema será remota, não existindo a necessidade da presença de membros da equipe no local.




5    ORÇAMENTO

O orçamento será de R$5.000,00 para o desenvolvimento do novo software e mais R$3.000,00 para a implantação do mesmo e das soluções tecnológicas sugeridas, mais a assistência e treinamento dos funcionários, totalizando em um orçamento de R$8.000,00.



11 comentários:

  1. Empresa deve fazer todos os teste necessários no software, pois o mesmo não pode ter erros, se possível fazer um teste no usurário final, antes de fazer a total liberação do software para a empresa.
    Levantamento de requisitos conforme a proposta da empresa é essencial.

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  2. Oferecer um software (melhorias) que atenda as necessidades da Joalheria como um todo, levando em consideração acima de tudo as necessidades e a expectativa do cliente sobre o software é fundamental. Deixar claro os vantagens que a aplicação trará a curto e longo prazo, demonstrar através de dados o custo x benefício da aplicação. Desenvolver / elaborar uma interface agradável, de fácil manipulação e levantar o maior número de requisitos possíveis.

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  3. O ponto alto aí é corrigir erros apresentados pelo sistemas e isso será feito a partir de uma análise desse mesmo sistema, feito isso, módulos podem ser alterados, excluídos, acrescentados, portanto, como já dito no plano estratégico, a adoção de um ERP talvez será de grande valia, já que organizaria todos os processos da empresa.

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  4. Certamente o fator que mais exige mudança é o sistema,pelo fato de apresentar erros que podem comprometer o fluxo da loja. Fazer um levantamento de requisitos e optar a adoção de um novo sistema acredito que será uma boa escolha ,podendo assim haver a integração dos funcionários e proprietário, já que será preciso treinamento para manipular o novo sistema se assim for feito,quebrando também o individualismo entre os funcionários pois terão que se desenvolver como uma equipe a partir dessa mudança.

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  5. Olha, talvez deixar apenas um PC para caixa não seja uma boa estrategia, poderia se utilizar um software que realize venda em qualquer estação, com o faturamento sendo contabilizado pelo servidor, com isso diminuiria o risco de filas e dependência de uma maquina em especifico.

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  6. Os erros precisam ser sanados. Com a melhora dos processos, a partir de um melhor gerenciamento será possível obter vantagem competitiva sobre outras empresas do setor.

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  7. Primeiramente, deve-se resolver os problemas internos da empresa(conflitos internos relatados no post), portanto, uma idéia seria adotar sistema de remuneração com comissão coletiva, para ao invés de desanimar os funcionários, aproximá-los e fazer com que eles trabalhem em equipe aumentando assim o rendimento da joalheria.

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  8. Certamente existem alguns problemas internos onde que se juntarmos com os problemas do sistema a empresa irá de mau a pior, primeiramente deve ser feito uma melhoria em seu gerenciamento e após isso alterar seus processos pra depois começar a implantar um novo ERP

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  9. Por menor que seja a empresa é sempre mais vantajoso ter um app e o custo não é tal alto.

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  10. Uma empresa que quer entra e competir de igual pra igual com outras empresa, primeiramente tem que olhar pra dentro da própria instituição e sanar os próprios erros, pois olhar os erros dos concorrentes e não corrigir seus próprios erros, isso significa que a empresa não ficara por muito tempo no mercado.

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  11. Podemos iniciar visualizando e corrigindo os processos da empresa, também ouvir os colaboradores da empresa, buscando informações, ampliando as necessidades da empresa, logo após, devemos modificar o sistema ERP, que suprirá todas a necessidades da empresa, levando em conta os bons treinamentos para seus funcionários.

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