Joalheria xxxxx
Autores:
Franciele R.Dias
Jeferson R.Domiciano
João Pedro Martins
Valler
Rogério
de Mattos Moraes
Preparação do
processo:
A-
Diagnóstico estratégico:
De acordo com
uma das funcionárias responsáveis pela gerencia, a empresa conta com 7
computadores, sendo um servidor (onde todos os dados são armazenados), um
utilizado para criação de cadastro, acesso a informação de clientes e
cobranças, outros 4 para
vendas e um para o caixa.
O sistema possibilita o cadastro de clientes, de produtos,
possui um leitor de código de barras, facilitando a identificação dos produtos
e controle do estoque, entre outras funcionalidades.
B- Definição da
missão:
A empresa não parece
ter uma missão definida com detalhes, o que se pode notar é apenas uma visão
genérica (por parte do proprietário) de vender cada vez mais e constituir
filiais, porém, este não possui nenhum plano ou estratégia para este fim a não
ser o investimento em marketing.
C- Definição de
estratégias e políticas:
A empresa tem o marketing
e a divulgação como principais estratégias, investir em propaganda utilizando
vários meios de comunicação e sempre anuncia promoções.
Quanto ao ambiente
interno, a empresa impõe uma cota mensal a ser atingida pelos vendedores, além
de incentivar a competição entre os mesmos, oferecendo comissões sobre vendas e
divulgando os resultados internamente.
Os funcionários estão
sempre em disputa, o que compromete a harmonia do ambiente, o proprietário
parece não se importar com isso e a gerente de vendas se preocupa apenas em
vender, não se preocupando com a situação dos clientes perante o serviço de
proteção ao crédito, entendendo isso como um estímulo ao cliente, já que a loja
seria uma das poucas a oferecer crédito a clientes que possuem seus nomes negativados.
D- Plano de ação:
A empresa busca
atender a todas as classes sociais, oferecendo produtos diferentes e com grande
variedade de preços, além de diferentes formas de pagamento.
E- Simulação para
orçamento:
Sabe-se que o sistema, por
ser genérico, possui erros e módulos excedentes, desnecessários para a empresa.
Um estudo mais aprofundado do sistema e a identificação exata dos erros seriam
necessários para decidir sobre a viabilidade de manter o sistema ou
substituí-lo, se for o caso. O orçamento seria entre R$ 5.000, 00 e
R$10.000,00.
2- Diagnóstico estratégico.
a) Análise
externa:
A empresa possui dois
concorrentes diretos que oferecem um serviço similar, e mais 2 concorrentes que
são ourives autônomos.
b) Análise interna:
Pontos fortes: a estratégia
de marketing e a boa divulgação da empresa, além do bom atendimento ao cliente.
Pontos fracos: o software
utilizado, o método de administração dos recursos humanos que causa conflitos
ao invés de trabalho em equipe, os funcionários são inconscientemente
(inclusive por parte da administração) a trabalharem de maneira individualista,
competitiva e não colaborativa.
A tensão no ambiente de
trabalho e a inaptidão administrativa do proprietário são grandes pontos fracos
nessa empresa.
c) Analise dos concorrentes:
A empresa possui dois
concorrentes que oferecem o mesmo tipo de serviço e produtos além de possuírem
o mesmo nível de qualidade no atendimento ao cliente. Quanto aos outros dois
concorrentes citados (autônomos), a principal preocupação quanto a estes é o
menor preço que oferecem em relação a jóias, pois estes não oferecem outros
tipos de produtos como às outras concorrentes e a empresa em questão.
d) Diferenciais competitivos:
A empresa investe em
marketing, promoções e, apesar de não oferecer os menores preços, ela oferece
bons prazos para pagamento e flexibilidade nas exigências de comprovação de
renda e crédito por parte dos clientes e nas negociações de dívidas.
3 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS
O objetivo é melhorar a qualidade do software, além de
auxiliar a gerência e os vendedores nas tomadas de decisão.
Soluções aplicáveis à empresa “Joalheria xxxxx”
Índice
|
solução
|
Aplicação viável?
|
Motivo:
|
1
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ERP (Enterprise Resource Planning)
|
SIM
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A gerência precisa de apoio às tomadas de decisões e os setores devem
se comunicar, já que esta pretende abrir filiais.
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2
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O processo de Análise de
Aderência no processo de escolha de um ERP
|
SIM
|
Análise pré implantação do ERP.
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3
|
Sistemas Móveis para Empresas
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NÃO
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A empresa é local, portanto no momento não há necessidade do
desenvolvimento de apps, já que é um comercio local.
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4
|
CRM - Customer Relationship Management (Gestão
do Relacionamento com o Cliente)
|
NÃO
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Por ser uma empresa pequena, a interação acontece diretamente com o
cliente.
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5
|
A importância de politicas e regras no processo de elaboração de um
plano de TI.
|
SIM
|
Uma das soluções mais necessárias à empresa, visto que o seu sistema
é um de seus pontos fracos.
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6
|
A Importância da alta administração na elaboração de um plano
estratégico de TI
|
SIM
|
Um plano detalhado apresentado à gerência por uma pessoa competente
na área pode facilitar a implantação de qualquer solução de TI.
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7
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Governança Corporativa e Tecnologia da Informação
|
NÃO
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Empresa de pequeno porte com poucos setores.
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8
|
Modelo de referência
ITIL e Modelo de referência COBIT
|
NÃO
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A empresa possui poucos recursos e não possui um alto nivel de
transação de informações.
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9
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Gestão de projetos em TI
|
NÃO
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A empresa não desenvolve softwares, a implantação de soluções será
terceirizada.
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10
|
Business Performance Management (BPM)
|
SIM
|
A gerência precisa de dados para tomada de decisões e cálculo de
perdas e ganhos.
|
4
PLANO DE AÇÃO
A) ATIVIDADE
Como mencionado anteriormente, a empresa busca atender a
todas as classes sociais, oferecendo produtos diferentes e com grande variedade
de preços, além de diferentes formas de pagamento.
B) PRAZO PARA CADA ATIVIDADE
Após apresentar as soluções e conseguir apoio da gerência,
pretende-se estipular o prazo para a
implantação do novo software, pois, após a identificação dos erros do sistema,
concluiu-se que a substituição do software atual por um software estável é
necessária.
No prazo de 1 dia útil pretende-se apresentar os planos e
negociar o prazo para a finalização e implementação do novo software.
Enquanto isso, a empresa seguirá utilizando normalmente o
software atual.
A implantação do software já testado e das soluções deverá
ocorrer em um dia (domingo) com o estabelecimento fechado e o treinamento da
equipe acontecerá no próximo dia útil, a equipe de TI poderá acompanhar os
funcionários durante todo o expediente e assim, sanar qualquer dúvida que estes
possam ter sobre o novo sistema.
Além da preocupação com o bom funcionamento do software,
também existe a preocupação em garantir que este será utilizado de forma
correta e da melhor maneira possível, assim, um acompanhamento de 1 semana e a
possibilidade de atendimento remoto para a empresa seria interessante até que
esta possa operar o sistema com tranquilidade.
Assim, após o desenvolvimento
do software, o prazo total de implantação será de 2 dias úteis, mais um dia
para treinamento dos funcionários.
Para a equipe de TI, o prazo de assistência que será
prestado à empresa após a implantação do novo sistema não deverá ultrapassar o
prazo de 1 mês.
C) RESPONSÁVEIS
Todos os membros da equipe devem participar das entrevistas com os
funcionários e da coleta de informações sobre o sistema, assim como participar
do desenvolvimento e da implantação do novo software, após a implantação, somente
2 membros serão necessários para o treinamento dos funcionários e para o
acompanhamento de 1 semana e garantia do bom uso do sistema.
A assistência prestada à empresa após o prazo de 1 semana da implantação
do sistema será remota, não existindo a necessidade da presença de membros da
equipe no local.
5 ORÇAMENTO
O orçamento será de R$5.000,00 para o desenvolvimento do novo software e
mais R$3.000,00 para a implantação do mesmo e das soluções tecnológicas
sugeridas, mais a assistência e treinamento dos funcionários, totalizando em um
orçamento de R$8.000,00.
Empresa deve fazer todos os teste necessários no software, pois o mesmo não pode ter erros, se possível fazer um teste no usurário final, antes de fazer a total liberação do software para a empresa.
ResponderExcluirLevantamento de requisitos conforme a proposta da empresa é essencial.
Oferecer um software (melhorias) que atenda as necessidades da Joalheria como um todo, levando em consideração acima de tudo as necessidades e a expectativa do cliente sobre o software é fundamental. Deixar claro os vantagens que a aplicação trará a curto e longo prazo, demonstrar através de dados o custo x benefício da aplicação. Desenvolver / elaborar uma interface agradável, de fácil manipulação e levantar o maior número de requisitos possíveis.
ResponderExcluirO ponto alto aí é corrigir erros apresentados pelo sistemas e isso será feito a partir de uma análise desse mesmo sistema, feito isso, módulos podem ser alterados, excluídos, acrescentados, portanto, como já dito no plano estratégico, a adoção de um ERP talvez será de grande valia, já que organizaria todos os processos da empresa.
ResponderExcluirCertamente o fator que mais exige mudança é o sistema,pelo fato de apresentar erros que podem comprometer o fluxo da loja. Fazer um levantamento de requisitos e optar a adoção de um novo sistema acredito que será uma boa escolha ,podendo assim haver a integração dos funcionários e proprietário, já que será preciso treinamento para manipular o novo sistema se assim for feito,quebrando também o individualismo entre os funcionários pois terão que se desenvolver como uma equipe a partir dessa mudança.
ResponderExcluirOlha, talvez deixar apenas um PC para caixa não seja uma boa estrategia, poderia se utilizar um software que realize venda em qualquer estação, com o faturamento sendo contabilizado pelo servidor, com isso diminuiria o risco de filas e dependência de uma maquina em especifico.
ResponderExcluirOs erros precisam ser sanados. Com a melhora dos processos, a partir de um melhor gerenciamento será possível obter vantagem competitiva sobre outras empresas do setor.
ResponderExcluirPrimeiramente, deve-se resolver os problemas internos da empresa(conflitos internos relatados no post), portanto, uma idéia seria adotar sistema de remuneração com comissão coletiva, para ao invés de desanimar os funcionários, aproximá-los e fazer com que eles trabalhem em equipe aumentando assim o rendimento da joalheria.
ResponderExcluirCertamente existem alguns problemas internos onde que se juntarmos com os problemas do sistema a empresa irá de mau a pior, primeiramente deve ser feito uma melhoria em seu gerenciamento e após isso alterar seus processos pra depois começar a implantar um novo ERP
ResponderExcluirPor menor que seja a empresa é sempre mais vantajoso ter um app e o custo não é tal alto.
ResponderExcluirUma empresa que quer entra e competir de igual pra igual com outras empresa, primeiramente tem que olhar pra dentro da própria instituição e sanar os próprios erros, pois olhar os erros dos concorrentes e não corrigir seus próprios erros, isso significa que a empresa não ficara por muito tempo no mercado.
ResponderExcluirPodemos iniciar visualizando e corrigindo os processos da empresa, também ouvir os colaboradores da empresa, buscando informações, ampliando as necessidades da empresa, logo após, devemos modificar o sistema ERP, que suprirá todas a necessidades da empresa, levando em conta os bons treinamentos para seus funcionários.
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