quinta-feira, 19 de novembro de 2015




PLANO ESTRATÉGICO DE TI
EMPRESA: REDE INFORMÁTICA SEGURANÇA AUTOMAÇÃO
ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE TI

·         EDMAR FERNANDO SOLERA
·         LEONARDO SÁVIO MARTINS
·         DOUGLAS FERNANDES
·         FERNANDO BONILHA
·         JOÃO BATISTA
·         WALLACE COELHO

 REDE INFORMÁTICA SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO
·         IDENTIFICAÇÃO
·         CNPJ:  99.999.999/9999-99
·         INSCRIÇÃO ESTADUAL: 999.999.999.999

I - PREPARAÇÃO DO PROCESSO:
                 Diagnóstico Estratégico:

                        Hoje a empresa em análise conta, com 03 (três) pessoas no atendimento ao cliente. A recepcionista é esposa do proprietário, o proprietário e um assistente realizam todos os serviços de instalações e manutenção.
                        Todo controle é feito a partir de 02 (dois) computadores em rede com recursos compartilhados. Os back-ups de orçamentos, agenda e planilhas com dados dos clientes são realizados semanalmente, através de um software gratuito para este propósito chamado SyncBack, o mesmo tem suprido as necessidades com rapidez e de forma eficiente. Os arquivos são armazenados em uma unidade de disco externa com capacidade para 500 GB de dados, neste estão armazenados também todos os softwares que utiliza no dia a dia.

                  Definição da Missão:

                A Empresa oferece serviços de monitoramento, instalação de câmeras, cerca elétrica, manutenção em impressoras a laser e jato de tinta. Comercializa câmeras, aparelhos de DVR, aparelhos de PABX's, suprimentos de informática em geral, Servidores, Notebooks, Desktops.
             Em parceria, realiza instalações e habilitação de antenas Sky, que fornece canais de televisão por assinatura.
        
                Definição da Estratégia e Políticas:

                   Procurando oferecer produtos de qualidade e com preço justo, a empresa mantém como parceiras diversas empresas que produzem equipamentos de monitoramento, rede e computadores. Uma das grandes parceiras é a Intelbras que fornece uma grande variedades de produtos, seja do ramo doméstico ou corporativo.
                  Outro ponto positivo da empresa é na pontualidade da entrega dos produtos e realização de seus serviços. Pois o atendimento ao cliente de forma rápida e com excelência é o que faz empresas de pequeno porte prosperar em cidade pequenas.
                  Garantia de peças e serviços, formas de pagamento facilitada, seja no pagamento por cartões de crédito/débito, boletos, cheque (após cadastro e consulta) e á vista.
                  Quanto á divulgação da empresa, o proprietário investi em propaganda volante local, redes sociais e panfletos onde divulga  promoções e novos produtos que chegam á loja.
         
            Plano de Ação:

           Oferecer ao cliente através do estudo de caso e levantamento dados, o equipamento necessário para cada necessidade, sem gastar mais do que o necessário.
           Transmitir transparência e confiança aos cliente através de  referências  de sua capacitação e serviços já prestados na cidade.
           Oferecer promoções de equipamentos e serviços.

                Simulação para o Orçamento:

                    A empresa em questão utiliza uma planilha em Excel, onde lança os dados dos clientes/serviços/produtos comercializados. Um método não tão eficiente como um software de gerenciamento onde possui controle de estoque, clientes, ordens de serviços e relatórios.
                    Chegamos a conclusão que a implantação de um sistema que faça todo o controle da empresa como já mencionado, não custaria tanto ao cliente visto os benefícios que lhe trará a curto e longo prazo, e com o aumento de clientes logo as planilhas não serão o suficiente para manter uma boa organização e controle dos processos de forma adequada.
                    Com o valor de R$ 780,00 (mensais), seria o suficiente para implantação do sistema, bem como a manutenção já inclusa do software em questão. Assim tendo uma melhor gestão de seus negócios como um todo. É mais vantajoso oferecer o software através de um aluguel mensal do que vendê-lo ao cliente.

               
II - DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:
                Análise Externa:

Hoje a empresa possui 03 (três) concorrentes que atuam no ramo de informática e 02 (dois) que atuam no ramo de serviços e instalações de alarmes, câmeras e cerca elétrica. Sendo assim a empresa busca através dos bons serviços prestados, estabelecer um vínculo de confiança com seus clientes para conseguir novos clientes.
Troca de cartões (Network) em feiras e congressos / cartões em estabelecimentos comerciais distribuídos pela cidade e jornal local.


          Análise Interna:
                     Pontos fortes:
·         Bom atendimento pelos funcionários;
·         Funcionários capacitados e bem treinados;
·         Estratégia de divulgação da empresa;
·         Instalação e entrega rápida de equipamentos;
·         Oferecer produtos adequados á cada necessidade, produtos que agregam valor;
·         Garantia de serviços prestados.

                     Pontos fracos: 
·         Gerenciamento de tempo;
·         Nem sempre possui o equipamento solicitado pelo cliente á pronta entrega;
·         Manutenção em impressoras – (Marcas limitadas);
·         Sistema de controle da empresa em planilhas Excel.

                 Análise dos concorrentes:

                  Os concorrentes que atuam no mesmo ramo da empresa, tem perdido espaço no mercado há algum tempo, por não oferecem serviços com o mesmo índice de satisfação, bem como demora no atendimento ao clientes e produtos com qualidade inferior.                     Por este motivo manter uma carteira fiel dos clientes se faz necessário, proporcionando o melhor atendimento possível dentro das condições da empresa. Isso leva a crer que novos clientes tendem a surgir.

           Diferenciais competitivos:

·         Atenção as devidas necessidades dos clientes;
·         Cobre o preço de produtos da mesma marca e modelo;
·         Promoções mensais de serviços e produtos;
·         Transparência e preço justo aos serviços prestado;
·         Opções de pagamento (Cartões Crédito/Débito, Boleto, Á vista, Cheque);
·         Trabalha com marcas já conhecidas e de liderança no mercado de tecnologia.

      III - DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS
   

                Empresa: Rede Informática Segurança e Automação
Tema
Aplica ou não por que ?
ERP - (Enterprise Resource Planning)
Definições Benefícios de sistemas ERP
Soluções de Mercado.
Não se aplica. Levando em consideração o tamanho da empresa no atual momento, um Sistema de ERP não traria beneficio algum, só iria dar gastos, não se aplica. O sistema de vendas e serviços é bem simples e departamentos distintos não existem.
O processo de Análise de Aderência no processo de escolha de um ERP
Não se aplica. Pelo fato de ser uma empresa muito pequena, nem se quer cabe a análise para adesão de um sistema ERP.
 BPM – Business Performance Management: a sua importância no processo de implantação de ERP
Não se aplica. Empresa com poucos processos á serem gerenciados. Processos simples e já rotineiros do dia a dia. Nada complexo. Sendo citado no plano, que o controle hoje é feito através de planilhas de Excel. Isso comprova que os dados  trabalhados são poucos e nada integrado.
CRM – CustomerRelationship Management
SCM – Supplay Chain Management
CRM - Sim, aplica-se. È obvio que todos desejam manter seus clientes, como principal foco do negócio, sempre atendendo as necessidades da melhor maneira possível e antecipando-as. Oferecer a melhor solução. Manter sempre contato com os clientes, seja através de e-mails, telefone e SMS. Buscar sempre a satisfação do cliente acima de tudo, através de pesquisas.
SCM – Sim, aplica-se. É certo que a questão de logística é fundamental p/ que entrega seja feita em tempo hábil ao cliente e garantir a satisfação do mesmo. Isso garante uma boa competitividade entre empresas do mesmo ramo de negócio.
Governança Corporativa e Tecnologia da Informação
Governança de TI, Não se aplica. Porém poderia ser aproveitados conceitos como, reduções de custo e risco.   Tecnologia da Informação, se aplica. Redução de custos em serviços prestados, estar atento as novidades de mercado, aumentar a qualidade dos serviços prestados. Necessidade de estar sempre bem atualizado sobre novas ferramentas e tecnologias.
O modelo de referência ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
O modelo de referência COBIT (ControlObjectives for Informationandrelated Technology)
Não se aplica. Empresa de pequeno porte, para ser implantado metodologias, frameworks e referências de Governança em TI.
Gestão de Projetos em TI
Não se aplica. Por se tratar de uma empresa em que o foco principal é venda de suprimentos / manutenção, monitoramento e segurança / serviços de instalações. Uma gestão de projetos em TI não se faz necessária ,se o foco for no desenvolvimento de softwares, sim. È certo que projetos de redes de pequenas e médias empresa serão desenvolvidos. Neste ramo de projetos se enquadraria.
Influência da TI na Vantagem Estratégica de uma organização
Sim, se aplica. È mais do que fato, é provado que empresas que possuem uma boa estrutura de TI possuem vantagens sobre as demais. Controle sobre processos e ações tomadas com base em informações em tempo hábil, é o que melhora a produtividade como um todo. Menos riscos nas tomadas de decisões.
A importância da alta administração na elaboração de um plano estratégico de TI
Não se aplica. A empresa em questão, como já mencionado anteriormente não possuem tantas necessidades de um plano estratégico em TI e tão menos é dirigida por Acionista, Diretores e Presidentes, como ocorre em empresas de grande e médio porte.
A importância de políticas e regras no processo de elaboração de um plano de TI
Não se aplica. Empresa de pequeno porte. Em família. Possui apenas 03(três) funcionários, onde estes executam todas as tarefas. Não possui um plano de TI.


                                                                                                                                                                                                  

                 
IV – PLANO DE AÇÃO

Atividade

                De imediato focaremos em quais são as verdadeiras necessidade do cliente, através de uma analise de requisitos aprofundada. Analisaremos quais são as perspectivas de crescimento da empresa a curto e a longo prazo. Tudo isso se faz necessário para oferecermos a solução mais adequada para o momento, sem altos custos para o cliente e que o mesmo acima de tudo fique satisfeito com a solução.
                Implantaremos o sistema, e de forma gradual o cliente alimentará o banco de dados com informações de produtos, clientes, fornecedores, vendas/serviços.
               Manter o controle sobre os processos e atividades da empresa esse é nosso objetivo, trazendo resultados a curto prazo.

Prazo para cada atividade

             Entrevista, análise de requisitos e levantamento de processos, seriam descritos em torno de dois dias, aproveitaríamos também para acompanhar as rotinas e atividades da empresa;
             Modelagem e desenvolvimento do banco de dados , dois dias – utilizando-se Postgre SQL (ferramenta gratuita);
             Desenvolvimento de Interface, codificação, testes e implantação, levaria em torno de duas semanas. De início faríamos um protótipo de interface e apresentaríamos ao cliente para verificar se esta de seu agrado, bem como rever idéias e novas opções á agregar no sistema.
Linguagem Java utilizada para desenvolvimento da aplicação, utilizando Netbeans. Aplicação tipo cliente / servidor.
 
Responsáveis

Wallace: Analista de Processos e Requisitos / Helpdesk
Fernando: Responsável pela modelagem do Banco de Dados
Douglas : Responsável pela criação do Banco de Dados
Leonardo: Responsável pela codificação do sistema (Linguagem Java)
João: Responsável pela realização dos testes de qualidade / correção de erros
Edmar: Responsável pela implantação e configuração do sistema

Orçamento
         
          Como mencionamos durante o projeto, será cobrado a quantia mensal de R$ 780,00 (um salário mínimo), com todo auxilio e suporte necessário que rege o contrato de locação.    Caso o cliente queira futuramente realizar melhorias e modificações no sistema, será cobrado um valor adicional, tomando como base horas trabalhadas pela equipe de desenvolvimento.







8 comentários:

  1. Empresa busca atender as necessidades do cliente no meio da comunicação, um ponto forte da empresa é fazer o levantamento de requisitos para verificar a real necessidade do cliente, se a empresa presente fazer esse levantamento sempre, essa empresa ela se torna cada dia mais competitiva, pois gastar o necessário é fundamental para qualquer empresa.

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  2. O rápido atendimento e o levantamento detalhado de requisitos parece ser o ponto forte dessa empresa. O cliente contrata somente o serviço necessário para ele, não gastando mais do que o necessário, assim a empresa ganha respeito e confiança de seus clientes.

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  3. Visto o plano de negócios, diria que a empresa deveria adotar um sistema simples para realizar orçamentos, além de cadastrar clientes, serviços, produtos comercializados, gerando dessa forma uma nota onde estará o valor que cada cliente gastou na empresa, tendo assim um maior controle de tudo.

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  4. Para uma empresa de pequeno porte acredito que não tem necessidade de comprar softwares de grande porte, no caso pode-se usar um Office para gerenciar, planilhas são fáceis de se trabalhar e como o proprietário que faz os serviços ele mesmo pode atualiza-las.

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  5. O gerenciamento por processo seria uma ótima solução para a empresa, uma melhor analise dos requisitos e dos processos auxiliariam no entendimento dos processos, podendo os mesmos serem melhorados sem a necessidade de grandes investimentos em software.

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  6. Em relação ao controle da empresa feito em excel seria melhor um sistema para fazer o controle como foi mencionado porque a empresa terá mais conformidade e controle nos dados.

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  7. Uma empresa que atua com bastante prestação de serviços onde no mundo de hoje as empresas estão investindo é muito em segurança , creio que um software muito avançado não seria o caso dessa empresa, um pacote office é um sistema simples para emissão de boletos e fluxo de caixa já estaria ótimo .

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  8. A empresa coloca o cliente em primeiro lugar, pensando que a satisfação do cliente alavancará a empresa até o topo! Sabia decisão e método de trabalho.
    Parabéns!

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