PLANO ESTRATÉGICO DE TI
EMPRESA: REDE INFORMÁTICA SEGURANÇA
AUTOMAÇÃO
ELABORAÇÃO DE UM PLANO
ESTRATÉGICO DE TI
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EDMAR
FERNANDO SOLERA
·
LEONARDO
SÁVIO MARTINS
·
DOUGLAS
FERNANDES
·
FERNANDO
BONILHA
·
JOÃO
BATISTA
·
WALLACE
COELHO
REDE
INFORMÁTICA SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO
·
IDENTIFICAÇÃO
·
CNPJ: 99.999.999/9999-99
·
INSCRIÇÃO
ESTADUAL: 999.999.999.999
I - PREPARAÇÃO DO PROCESSO:
Diagnóstico
Estratégico:
Hoje a empresa em análise conta, com 03 (três)
pessoas no atendimento ao cliente. A recepcionista é esposa do proprietário, o
proprietário e um assistente realizam todos os serviços de instalações e
manutenção.
Todo controle é feito a partir
de 02 (dois) computadores em rede com recursos compartilhados. Os back-ups de
orçamentos, agenda e planilhas com dados dos clientes são realizados
semanalmente, através de um software gratuito para este propósito chamado
SyncBack, o mesmo tem suprido as necessidades com rapidez e de forma eficiente.
Os arquivos são armazenados em uma unidade de disco externa com capacidade para
500 GB de dados, neste estão armazenados também todos os softwares que utiliza
no dia a dia.
Definição
da Missão:
A
Empresa oferece serviços de monitoramento, instalação de câmeras, cerca
elétrica, manutenção em impressoras a laser e jato de tinta. Comercializa
câmeras, aparelhos de DVR, aparelhos de PABX's, suprimentos de informática em
geral, Servidores, Notebooks, Desktops.
Em parceria, realiza instalações e
habilitação de antenas Sky, que fornece canais de televisão por assinatura.
Definição
da Estratégia e Políticas:
Procurando
oferecer produtos de qualidade e com preço justo, a empresa mantém como
parceiras diversas empresas que produzem equipamentos de monitoramento, rede e
computadores. Uma das grandes parceiras é a Intelbras que fornece uma grande
variedades de produtos, seja do ramo doméstico ou corporativo.
Outro
ponto positivo da empresa é na pontualidade da entrega dos produtos e
realização de seus serviços. Pois o atendimento ao cliente de forma rápida e com
excelência é o que faz empresas de pequeno porte prosperar em cidade pequenas.
Garantia de peças e serviços, formas de
pagamento facilitada, seja no pagamento por cartões de crédito/débito, boletos,
cheque (após cadastro e consulta) e á vista.
Quanto á divulgação da empresa, o proprietário
investi em propaganda volante local, redes sociais e panfletos onde divulga promoções e novos produtos que chegam á loja.
Plano
de Ação:
Oferecer
ao cliente através do estudo de caso e levantamento dados, o equipamento
necessário para cada necessidade, sem gastar mais do que o necessário.
Transmitir
transparência e confiança aos cliente através de referências
de sua capacitação e serviços já prestados na cidade.
Oferecer promoções de equipamentos e serviços.
Simulação
para o Orçamento:
A empresa em questão utiliza uma
planilha em Excel, onde lança os dados dos clientes/serviços/produtos
comercializados. Um método não tão eficiente como um software de gerenciamento
onde possui controle de estoque, clientes, ordens de serviços e relatórios.
Chegamos a conclusão que a implantação de um
sistema que faça todo o controle da empresa como já mencionado, não custaria
tanto ao cliente visto os benefícios que lhe trará a curto e longo prazo, e com
o aumento de clientes logo as planilhas não serão o suficiente para manter uma
boa organização e controle dos processos de forma adequada.
Com o valor de R$ 780,00 (mensais),
seria o suficiente para implantação do sistema, bem como a manutenção já
inclusa do software em questão. Assim tendo uma melhor gestão de seus negócios
como um todo. É mais vantajoso oferecer o software através de um aluguel mensal
do que vendê-lo ao cliente.
II - DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:
Análise Externa:
Hoje a empresa possui 03 (três) concorrentes que
atuam no ramo de informática e 02 (dois) que atuam no ramo de serviços e
instalações de alarmes, câmeras e cerca elétrica. Sendo assim a empresa busca
através dos bons serviços prestados, estabelecer um vínculo de confiança com
seus clientes para conseguir novos clientes.
Troca de cartões (Network) em feiras e congressos /
cartões em estabelecimentos comerciais distribuídos pela cidade e jornal local.
Análise
Interna:
Pontos
fortes:
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Bom
atendimento pelos funcionários;
·
Funcionários
capacitados e bem treinados;
·
Estratégia
de divulgação da empresa;
·
Instalação
e entrega rápida de equipamentos;
·
Oferecer
produtos adequados á cada necessidade, produtos que agregam valor;
·
Garantia
de serviços prestados.
Pontos fracos:
·
Gerenciamento
de tempo;
·
Nem
sempre possui o equipamento solicitado pelo cliente á pronta entrega;
·
Manutenção
em impressoras – (Marcas limitadas);
·
Sistema
de controle da empresa em planilhas Excel.
Análise dos concorrentes:
Os
concorrentes que atuam no mesmo ramo da empresa, tem perdido espaço no mercado
há algum tempo, por não oferecem serviços com o mesmo índice de satisfação, bem
como demora no atendimento ao clientes e produtos com qualidade inferior. Por este motivo manter uma carteira fiel
dos clientes se faz necessário, proporcionando o melhor atendimento possível
dentro das condições da empresa. Isso leva a crer que novos clientes tendem a
surgir.
Diferenciais competitivos:
·
Atenção
as devidas necessidades dos clientes;
·
Cobre o
preço de produtos da mesma marca e modelo;
·
Promoções
mensais de serviços e produtos;
·
Transparência
e preço justo aos serviços prestado;
·
Opções de
pagamento (Cartões Crédito/Débito, Boleto, Á vista, Cheque);
·
Trabalha
com marcas já conhecidas e de liderança no mercado de tecnologia.
III - DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS
Empresa:
Rede Informática Segurança e Automação
Tema
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Aplica ou não por que ?
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ERP - (Enterprise Resource Planning)
Definições Benefícios de sistemas ERP
Soluções de Mercado.
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Não se aplica. Levando em consideração o tamanho da
empresa no atual momento, um Sistema de ERP não traria beneficio algum, só
iria dar gastos, não se aplica. O sistema de vendas e serviços é bem simples
e departamentos distintos não existem.
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O processo de Análise de Aderência no processo de escolha de um ERP
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Não se aplica. Pelo fato
de ser uma empresa muito pequena, nem se quer cabe a análise para adesão de
um sistema ERP.
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BPM – Business Performance
Management: a sua importância no processo de implantação de ERP
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Não se aplica. Empresa com poucos processos á serem
gerenciados. Processos simples e já rotineiros do dia a dia. Nada complexo.
Sendo citado no plano, que o controle hoje é feito através de planilhas de
Excel. Isso comprova que os dados
trabalhados são poucos e nada integrado.
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CRM –
CustomerRelationship Management
SCM –
Supplay Chain Management
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CRM - Sim, aplica-se. È
obvio que todos desejam manter seus clientes, como principal foco do negócio,
sempre atendendo as necessidades da melhor maneira possível e antecipando-as.
Oferecer a melhor solução. Manter sempre contato com os clientes, seja
através de e-mails, telefone e SMS. Buscar sempre a satisfação do cliente
acima de tudo, através de pesquisas.
SCM – Sim, aplica-se. É
certo que a questão de logística é fundamental p/ que entrega seja feita em
tempo hábil ao cliente e garantir a satisfação do mesmo. Isso garante uma boa
competitividade entre empresas do mesmo ramo de negócio.
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Governança Corporativa e Tecnologia da
Informação
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Governança de TI, Não se
aplica. Porém poderia ser aproveitados conceitos como, reduções de custo e
risco. Tecnologia da Informação, se aplica.
Redução de custos em serviços prestados, estar atento as novidades de
mercado, aumentar a qualidade dos serviços prestados. Necessidade de estar sempre
bem atualizado sobre novas ferramentas e tecnologias.
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O modelo de referência ITIL
(Information Technology Infrastructure
Library)
O modelo de referência COBIT (ControlObjectives for Informationandrelated
Technology)
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Não se aplica. Empresa
de pequeno porte, para ser implantado metodologias, frameworks e referências
de Governança em TI.
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Gestão de Projetos em TI
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Não se aplica. Por se
tratar de uma empresa em que o foco principal é venda de suprimentos /
manutenção, monitoramento e segurança / serviços de instalações. Uma gestão
de projetos em TI não se faz necessária ,se o foco for no desenvolvimento de
softwares, sim. È certo que projetos de redes de pequenas e médias empresa
serão desenvolvidos. Neste ramo de projetos se enquadraria.
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Influência da TI na Vantagem
Estratégica de uma organização
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Sim, se aplica. È mais
do que fato, é provado que empresas que possuem uma boa estrutura de TI
possuem vantagens sobre as demais. Controle sobre processos e ações tomadas
com base em informações em tempo hábil, é o que melhora a produtividade como
um todo. Menos riscos nas tomadas de decisões.
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A importância da alta administração
na elaboração de um plano estratégico de TI
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Não se aplica. A empresa
em questão, como já mencionado anteriormente não possuem tantas necessidades
de um plano estratégico em TI e tão menos é dirigida por Acionista, Diretores
e Presidentes, como ocorre em empresas de grande e médio porte.
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A importância de políticas e regras no processo de elaboração de um
plano de TI
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Não se aplica. Empresa
de pequeno porte. Em família. Possui apenas 03(três) funcionários, onde estes
executam todas as tarefas. Não possui um plano de TI.
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IV – PLANO DE AÇÃO
Atividade
De imediato focaremos em quais são as verdadeiras necessidade do
cliente, através de uma analise de requisitos aprofundada. Analisaremos quais
são as perspectivas de crescimento da empresa a curto e a longo prazo. Tudo
isso se faz necessário para oferecermos a solução mais adequada para o momento,
sem altos custos para o cliente e que o mesmo acima de tudo fique satisfeito
com a solução.
Implantaremos o sistema, e de forma gradual o cliente alimentará o banco
de dados com informações de produtos, clientes, fornecedores, vendas/serviços.
Manter o controle sobre os processos e atividades da empresa esse é
nosso objetivo, trazendo resultados a curto prazo.
Prazo para cada atividade
Entrevista, análise de requisitos e
levantamento de processos, seriam descritos em torno de dois dias, aproveitaríamos
também para acompanhar as rotinas e atividades da empresa;
Modelagem
e desenvolvimento do banco de dados , dois dias – utilizando-se Postgre SQL
(ferramenta gratuita);
Desenvolvimento de Interface,
codificação, testes e implantação, levaria em torno de duas semanas. De início faríamos
um protótipo de interface e apresentaríamos ao cliente para verificar se esta
de seu agrado, bem como rever idéias e novas opções á agregar no sistema.
Linguagem Java utilizada para desenvolvimento da
aplicação, utilizando Netbeans. Aplicação tipo cliente / servidor.
Responsáveis
Wallace: Analista de Processos e Requisitos / Helpdesk
Fernando: Responsável pela modelagem do Banco de
Dados
Douglas : Responsável pela criação do Banco de
Dados
Leonardo: Responsável pela codificação do sistema
(Linguagem Java)
João: Responsável pela realização dos testes de
qualidade / correção de erros
Edmar: Responsável pela implantação e configuração
do sistema
Orçamento
Como mencionamos durante
o projeto, será cobrado a quantia mensal de R$ 780,00 (um salário mínimo), com
todo auxilio e suporte necessário que rege o contrato de locação. Caso o cliente queira futuramente realizar
melhorias e modificações no sistema, será cobrado um valor adicional, tomando
como base horas trabalhadas pela equipe de desenvolvimento.
Empresa busca atender as necessidades do cliente no meio da comunicação, um ponto forte da empresa é fazer o levantamento de requisitos para verificar a real necessidade do cliente, se a empresa presente fazer esse levantamento sempre, essa empresa ela se torna cada dia mais competitiva, pois gastar o necessário é fundamental para qualquer empresa.
ResponderExcluirO rápido atendimento e o levantamento detalhado de requisitos parece ser o ponto forte dessa empresa. O cliente contrata somente o serviço necessário para ele, não gastando mais do que o necessário, assim a empresa ganha respeito e confiança de seus clientes.
ResponderExcluirVisto o plano de negócios, diria que a empresa deveria adotar um sistema simples para realizar orçamentos, além de cadastrar clientes, serviços, produtos comercializados, gerando dessa forma uma nota onde estará o valor que cada cliente gastou na empresa, tendo assim um maior controle de tudo.
ResponderExcluirPara uma empresa de pequeno porte acredito que não tem necessidade de comprar softwares de grande porte, no caso pode-se usar um Office para gerenciar, planilhas são fáceis de se trabalhar e como o proprietário que faz os serviços ele mesmo pode atualiza-las.
ResponderExcluirO gerenciamento por processo seria uma ótima solução para a empresa, uma melhor analise dos requisitos e dos processos auxiliariam no entendimento dos processos, podendo os mesmos serem melhorados sem a necessidade de grandes investimentos em software.
ResponderExcluirEm relação ao controle da empresa feito em excel seria melhor um sistema para fazer o controle como foi mencionado porque a empresa terá mais conformidade e controle nos dados.
ResponderExcluirUma empresa que atua com bastante prestação de serviços onde no mundo de hoje as empresas estão investindo é muito em segurança , creio que um software muito avançado não seria o caso dessa empresa, um pacote office é um sistema simples para emissão de boletos e fluxo de caixa já estaria ótimo .
ResponderExcluirA empresa coloca o cliente em primeiro lugar, pensando que a satisfação do cliente alavancará a empresa até o topo! Sabia decisão e método de trabalho.
ResponderExcluirParabéns!