segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Plano Estrategico de TI

Autores
·                     Luiz Fernando Paiva Campos
·                     Yure Oliveira
·                     Vinicius Marques
·                     Paulo Gomes
·                     Fabio Silva

Empresa de desenvolvimento de soluções sobre demanda.
·                       IDENTIFICAÇÃO
·                       CNPJ:  XX.XXX.XXX/XXXX-XX
·                       INSCRIÇÃO ESTADUAL: XXX.XXX.XXX.XXX

1-  Preparação do processo


Diagnóstico Estratégico: 


            A Mobile4U é uma empresa startup. Empresa voltada para o desenvolvimento de softwares sobre demanda. A Mobile4U desenvolve desde sistemas desktop e web até aplicativos para celulares Android, iOS e Windows Phone visando sempre a excelência em seus aplicativos, o atendimento e satisfação dos seus clientes.
            Com o mercado de T.I aquecido no segmento de aplicativos mobile, a Mobile4U busca expandir seus negócios em todo território nacional e seu investimento para isso será de 5% do seu faturamento líquido anual para o departamento de marketing e 5% para o departamento de vendas, somando um total de 10% do seu faturamento.


Definição da Missão:

         A Mobile4U tem como missão a sinergia entre Homem e Máquina, tornando o mundo mais simples em apenas um click, visando a acessibilidade e facilidade de seus aplicativos e sistemas e a total satisfação dos seus clientes quanto a seus produtos.

Definição da Estratégia Política:

          Procurando oferecer qualidade em seus produtos e satisfação dos seus clientes, a empresa possui um canal direto com seus clientes onde faz o levantamento de dúvidas, sugestões e reclamações, usando como filtro para novas implementações de suas aplicações.

Plano de Ação:

          Como plano de ação a empresa sempre procura ouvir seus clientes através de um canal direto, essas reclamações são filtradas em forma de cascata e é feito um levantamento sobre dúvidas, sugestões e reclamações e o que for de mais relevante e pertinente nesses três itens é colocado em prática para futuros releases de suas aplicações.

Simulação para Orçamento:

          A Mobile4U é uma empresa que cria suas aplicações sobre demanda, ou seja, conforme a necessidade do cliente que há procura almejando solução para seu pequeno, médio e grande negócio. Os orçamentos são dados conforme a complexidade do desenvolvimento da solução, partindo de princípio que é dado em horas de desenvolvimento girando em torno de R$ 80,00 a hora de desenvolvimento.
2      - DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

Análise Externa: 
         O mercado de desenvolvimento está aquecido e existe grandes empresas que trabalham com desenvolvimento sobre demanda. A Mobile4U sabendo disso definiu uma estratégia para se fixar no mercado definitivamente não sendo apenas mais uma empresa de desenvolvimento de softwares mas sendo uma empresa que possui excelência em suas aplicações e para isso a Mobile4U está sempre em contato com seus clientes buscando sanar toda e qualquer reclamação quanto a seus produtos.

Análise Interna:

         Pontos Fortes:
                  I)    Testes incansáveis em suas aplicações
                  II)   Atendimento ao cliente
                  III)  Bom nível de colaboradores
                  IV)  Produtos com alta acessibilidade de fácil entendimento e operação
                  V)   Marketing digital
                  VI)  Desenvolvimento, instalação e treinamento do cliente para operação de suas soluções.
                  VII) Produtos que agregam valor ao negócio do cliente

          Pontos Fraco:         
                  I) No mercado de desenvolvimento sobre demanda é necessário que o departamento de vendas consiga vender soluções a todo tempo.
                  II) Desenvolvimento de soluções rápidas nem sempre é possível
                  III) Perda ou saída de colaboradores da área de desenvolvimento.

Análise dos Concorrentes:

           
As empresas que desenvolvem soluções sobre demanda, quase sempre pecam em atendimento e resposta ao cliente, isso parte de grandes, médias ou pequenas empresas nesse segmento. Pensando nisso a proposta da Mobile4U é principalmente o atendimento aos seus clientes e a resposta rápida de suas dúvidas.

Diferenciais Competitivos
                I)     Excelência em desenvolvimento de soluções
                II)    Atendimento ao cliente
                III)   Desenvolvimento para todas as plataformas de mercado partindo de sistemas operacionais como Windows/Unix(Like)/OSX até aplicativos Android/iOS/Windows Phone

       3 -  DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS
    

Empresa de desenvolvimento de soluções sobre demanda.
               
Tema
Aplica ou não por que ?
ERP - (Enterprise Resource Planning)
Definições Benefícios de sistemas ERP
Soluções de Mercado.
Não se aplica. Levando em consideração o tamanho da empresa no atual momento, um Sistema de ERP não traria beneficio algum, só iria dar gastos, não se aplica. O sistema de vendas e serviços é bem simples e departamentos distintos não existem.
O processo de Análise de Aderência no processo de escolha de um ERP
Não se aplica. Pelo fato de ser uma empresa muito pequena, nem se quer cabe a análise para adesão de um sistema ERP.
 BPM – Business Performance Management: a sua importância no processo de implantação de ERP
Não se aplica. Empresa com poucos processos á serem gerenciados. Processos simples e já rotineiros do dia a dia. Nada complexo.
CRM – CustomerRelationship Management
SCM – Supplay Chain Management
CRM - Sim, aplica-se. È obvio que todos desejam manter seus clientes, como principal foco do negócio, sempre atendendo as necessidades da melhor maneira possível e antecipando-as. Oferecer a melhor solução. Manter sempre contato com os clientes, seja através de e-mails, telefone e SMS. Buscar sempre a satisfação do cliente acima de tudo, através de pesquisas.
SCM – Sim, aplica-se. É certo que a questão de logística é fundamental p/ que entrega seja feita em tempo hábil ao cliente e garantir a satisfação do mesmo. Isso garante uma boa competitividade entre empresas do mesmo ramo de negócio.
Governança Corporativa e Tecnologia da Informação
Governança de TI, Não se aplica. Porém poderia ser aproveitados conceitos como, reduções de custo e risco.   Tecnologia da Informação, se aplica. Redução de custos em serviços prestados, estar atento as novidades de mercado, aumentar a qualidade dos serviços prestados. Necessidade de estar sempre bem atualizado sobre novas ferramentas e tecnologias.
O modelo de referência ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
O modelo de referência COBIT(ControlObjectives for Informationandrelated Technology)
Não se aplica. Empresa de pequeno porte, para ser implantado metodologias, frameworks e referências de Governança em TI.
Gestão de Projetos em TI
Sim se aplica. Por se tratar de uma empresa em que o foco principal é venda de suprimentos / manutenção, monitoramento / serviços de instalações. Uma gestão de projetos em TI  se faz  necessária ,pois o foco é no desenvolvimento de softwares. È certo que projetos de redes de pequenas e médias empresas  serão desenvolvidos.
Influência da TI na Vantagem Estratégica de uma organização
Sim, se aplica. È mais do que fato, é provado que empresas que possuem uma boa estrutura de TI possuem vantagens sobre as demais. Controle sobre processos e ações tomadas com base em informações em tempo hábil, é o que melhora a produtividade como um todo. Menos riscos nas tomadas de decisões.
A importância da alta administração na elaboração de um plano estratégico de TI
Não se aplica. A empresa em questão, como já mencionado anteriormente não possuem tantas necessidades de um plano estratégico em TI e tão menos é dirigida por Acionista, Diretores e Presidentes, como ocorre em empresas de grande e médio porte.
A importância de políticas e regras no processo de elaboração de um plano de TI
Não se aplica. Empresa de pequeno porte. Possui apenas 5 funcionários, onde estes executam todas as tarefas. Não possui um plano de TI.
                                                                                                                                                                         
                        4  – PLANO DE AÇÃO

Atividade

                De imediato focaremos em quais são as verdadeiras necessidade do cliente, através de uma analise de requisitos aprofundada. Analisaremos quais são as perspectivas de crescimento da empresa a curto e a longo prazo. Tudo isso se faz necessário para oferecermos a solução mais adequada para o momento, sem altos custos para o cliente e que o mesmo acima de tudo fique satisfeito com a solução.
                Implantaremos o sistema, e de forma gradual o cliente alimentará o banco de dados com informações de produtos, clientes, fornecedores, vendas/serviços.

Prazo para cada atividade

             Contato com cliente, análise de requisitos e levantamento da necessidade do cliente, seriam feitos  em torno de 48 horas.
            Desenvolvimento do Software, codificação, testes e entrega, levaria em torno de 15 dias. De início faríamos um modelo e apresentaríamos ao cliente para ele ver se esta como ele imaginou que fosse ficar,se esta de seu agrado, e também para rever idéias e novas opiniões e opcoes á serem implantadas  no sistema.

Responsáveis

Paulo: Desenvolvedor do Banco de Dados
Luiz Fernando: Desenvolvedor de Sotware
Vinicius: Analista de Custos
Yure: Gerente de Marketing
Fabio: Auxiliar de Desenvolvimento

Orçamento
         

          Como mencionamos durante o projeto, será cobrado a quantia para desenvolvimento de R$ 80,00 horas, e mais a quantia de R$ 800,00 (um salário mínimo), com todo auxilio e suporte necessário que rege o contrato de locação.    Caso o cliente queira futuramente fazer alterações ou realizar melhorias e mudanças no seu software, será cobrado um valor adicional, tomando como base novamente as horas trabalhadas pela equipe de desenvolvimento.

13 comentários:

  1. Apresentar um protótipo da solução ao cliente é muito válido, levantar a expectativa do cliente sobre o mesmo e oferecer soluções que proporcione interatividade, usabilidade e ergonomia são essenciais para uma bom aplicativo. A questão da cobrança por hora de desenvolvimento é muito válida, isso é dar valor ao serviços desenvolvidos pela equipe. Aplicativos mobile estão em alta e esse é momento de apresentar soluções, inovações e propostas de melhorias ao que já funciona e pode ser aperfeiçoado.

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  2. Interessante que foi feita uma análise das empresas concorrentes e atuantes no mercado e ficou constatado que o atendimento ao cliente é um ponto crítico para este tipo de empresa. Com base nessa informação considero extremamente importante a preocupação do grupo em estabelecer, dentro do plano de ação, prazos para atender as demandas dos clientes e assim destacar-se das demais empresas.

    Um ponto que observei, foi identificado que a perda ou saída de colaboradores da área de desenvolvimento é um fator que impacta de forma negativa o bom andamento das atividades da empresa. Acredito que deveria existir uma proposta dentro do plano para valorização de pessoal e criação de uma politica de retenção de talentos.

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  3. Analisar os erros das empresas concorrentes e transformá-los em ponto forte além da atenção e assistência ao cliente são pontos interessantes nesta empresa.

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  4. Como dito, analisar pontos fracos dos concorrente para dar a eles vantagem competitiva de mercado é uma boa estratégia e foco no cliente é crucial, pois assim o serviço será customizado, feito sob medida para o cliente, é uma forma de ganhar mercado, já que soluções prontas muitos tem e ter algo diferente na empresa significa inovar.

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  5. Um ponto positivo que a empresa apresenta e fazer uma analise dos concorrentes, tendo em vista que ela se torna competitiva perante seus concorrentes. Outro detalhe importante apresentar algo é fundamental e todas as empresas deveriam fazer o mesmo. Sendo que a empresa se preocupa com o cliente para atender suas necessidades.

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  6. O plano procura sanar as dificuldades da empresa delegando prioridades, buscando quais processos necessitam ser melhorados e em seguida continua melhorando de acordo com a analise dos processos iniciais. Com o plano de TI a empresa ganhara vantagem competitiva em seu setor, além de obter outras modificações positivas.

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  7. Atualmente o cliente em questão preza pelo um bom atendimento e com um sistema de CRM a empresa será capaz de entregar um excelente atendimento durante o processo de desenvolvimento e posteriormente no pós venda. Com a questão de envolver o cliente no processo de desenvolvimento para que ele acompanhe e já verifique se o que foi pedido está sendo feito, a empresa conseguirá cativar seus clientes.

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  8. É importante destacar que a empresa demonstra motivação a fazer e desempenhar um bom trabalho, para que os objetivos sejam alcançados, com uma atenção especial aos clientes que são de prioridade para que seus produtos sejam reconhecidos por eles. Com essa atenção em especial a empresa certamente terá sucesso no mercado.

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  9. A empresa tem uma ótima visão do mercado pelo fato de atua numa área que vem crescendo cada ano tem como seu objetivo fazer a satisfação de seus clientes.

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  10. Identificar fraquezas dos concorrente para obter vantagem no mercado e foco no cliente é importante para que o serviço será customizado, feito conforme a necessidade de cada cliente é muito benéfico para se fortalecer no mercado.

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  11. Um ponto muito bom para empresa é sentar com o cliente, entender o que é a necessidade (Como foi dito no texto), sanar as duvidas, e filtrar os problemas com seu colaboradores, importante para o crescimento da empresa.Para um empresa startup é importante destacar seus clientes, a importância do sucesso deles.

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  12. Analisar os pontos forte e negativos das empresas concorreres, ja é um ponto forte,desde que a empresa saiba usar essas informações a seu favor para melhorar o q tem de negativo em sua empresa para satisfazer o cliente.

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  13. Analisar os pontos forte e negativos das empresas concorreres, ja é um ponto forte,desde que a empresa saiba usar essas informações a seu favor para melhorar o q tem de negativo em sua empresa para satisfazer o cliente.

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