Autores
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Luiz Fernando Paiva Campos
·                    
Yure Oliveira
·                    
Vinicius Marques
·                    
Paulo Gomes
·                    
Fabio Silva
Empresa de desenvolvimento de
soluções sobre demanda.
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               IDENTIFICAÇÃO
·       
               CNPJ:  XX.XXX.XXX/XXXX-XX
·       
               INSCRIÇÃO
ESTADUAL: XXX.XXX.XXX.XXX
1- 
Preparação do processo
Diagnóstico Estratégico:
A Mobile4U é uma empresa startup. Empresa voltada para o desenvolvimento de softwares sobre demanda. A Mobile4U desenvolve desde sistemas desktop e web até aplicativos para celulares Android, iOS e Windows Phone visando sempre a excelência em seus aplicativos, o atendimento e satisfação dos seus clientes.
Com o mercado de T.I aquecido no segmento de aplicativos mobile, a Mobile4U busca expandir seus negócios em todo território nacional e seu investimento para isso será de 5% do seu faturamento líquido anual para o departamento de marketing e 5% para o departamento de vendas, somando um total de 10% do seu faturamento.
Definição da Missão:
A Mobile4U tem como missão a sinergia entre Homem e Máquina, tornando o mundo mais simples em apenas um click, visando a acessibilidade e facilidade de seus aplicativos e sistemas e a total satisfação dos seus clientes quanto a seus produtos.
Definição da Estratégia Política:
Procurando oferecer qualidade em seus produtos e satisfação dos seus clientes, a empresa possui um canal direto com seus clientes onde faz o levantamento de dúvidas, sugestões e reclamações, usando como filtro para novas implementações de suas aplicações.
Plano de Ação:
Como plano de ação a empresa sempre procura ouvir seus clientes através de um canal direto, essas reclamações são filtradas em forma de cascata e é feito um levantamento sobre dúvidas, sugestões e reclamações e o que for de mais relevante e pertinente nesses três itens é colocado em prática para futuros releases de suas aplicações.
Simulação para Orçamento:
A Mobile4U é uma empresa que cria suas aplicações sobre demanda, ou seja, conforme a necessidade do cliente que há procura almejando solução para seu pequeno, médio e grande negócio. Os orçamentos são dados conforme a complexidade do desenvolvimento da solução, partindo de princípio que é dado em horas de desenvolvimento girando em torno de R$ 80,00 a hora de desenvolvimento.
Diagnóstico Estratégico:
A Mobile4U é uma empresa startup. Empresa voltada para o desenvolvimento de softwares sobre demanda. A Mobile4U desenvolve desde sistemas desktop e web até aplicativos para celulares Android, iOS e Windows Phone visando sempre a excelência em seus aplicativos, o atendimento e satisfação dos seus clientes.
Com o mercado de T.I aquecido no segmento de aplicativos mobile, a Mobile4U busca expandir seus negócios em todo território nacional e seu investimento para isso será de 5% do seu faturamento líquido anual para o departamento de marketing e 5% para o departamento de vendas, somando um total de 10% do seu faturamento.
Definição da Missão:
A Mobile4U tem como missão a sinergia entre Homem e Máquina, tornando o mundo mais simples em apenas um click, visando a acessibilidade e facilidade de seus aplicativos e sistemas e a total satisfação dos seus clientes quanto a seus produtos.
Definição da Estratégia Política:
Procurando oferecer qualidade em seus produtos e satisfação dos seus clientes, a empresa possui um canal direto com seus clientes onde faz o levantamento de dúvidas, sugestões e reclamações, usando como filtro para novas implementações de suas aplicações.
Plano de Ação:
Como plano de ação a empresa sempre procura ouvir seus clientes através de um canal direto, essas reclamações são filtradas em forma de cascata e é feito um levantamento sobre dúvidas, sugestões e reclamações e o que for de mais relevante e pertinente nesses três itens é colocado em prática para futuros releases de suas aplicações.
Simulação para Orçamento:
A Mobile4U é uma empresa que cria suas aplicações sobre demanda, ou seja, conforme a necessidade do cliente que há procura almejando solução para seu pequeno, médio e grande negócio. Os orçamentos são dados conforme a complexidade do desenvolvimento da solução, partindo de princípio que é dado em horas de desenvolvimento girando em torno de R$ 80,00 a hora de desenvolvimento.
2      - DIAGNÓSTICO
ESTRATÉGICO
Análise Externa:
O mercado de desenvolvimento está aquecido e existe grandes empresas que trabalham com desenvolvimento sobre demanda. A Mobile4U sabendo disso definiu uma estratégia para se fixar no mercado definitivamente não sendo apenas mais uma empresa de desenvolvimento de softwares mas sendo uma empresa que possui excelência em suas aplicações e para isso a Mobile4U está sempre em contato com seus clientes buscando sanar toda e qualquer reclamação quanto a seus produtos.
Análise Interna:
Pontos Fortes:
I) Testes incansáveis em suas aplicações
II) Atendimento ao cliente
III) Bom nível de colaboradores
IV) Produtos com alta acessibilidade de fácil entendimento e operação
V) Marketing digital
VI) Desenvolvimento, instalação e treinamento do cliente para operação de suas soluções.
VII) Produtos que agregam valor ao negócio do cliente
Pontos Fraco:
I) No mercado de desenvolvimento sobre demanda é necessário que o departamento de vendas consiga vender soluções a todo tempo.
II) Desenvolvimento de soluções rápidas nem sempre é possível
III) Perda ou saída de colaboradores da área de desenvolvimento.
Análise dos Concorrentes:
As empresas que desenvolvem soluções sobre demanda, quase sempre pecam em atendimento e resposta ao cliente, isso parte de grandes, médias ou pequenas empresas nesse segmento. Pensando nisso a proposta da Mobile4U é principalmente o atendimento aos seus clientes e a resposta rápida de suas dúvidas.
Diferenciais Competitivos
I) Excelência em desenvolvimento de soluções
II) Atendimento ao cliente
III) Desenvolvimento para todas as plataformas de mercado partindo de sistemas operacionais como Windows/Unix(Like)/OSX até aplicativos Android/iOS/Windows Phone
Análise Externa:
O mercado de desenvolvimento está aquecido e existe grandes empresas que trabalham com desenvolvimento sobre demanda. A Mobile4U sabendo disso definiu uma estratégia para se fixar no mercado definitivamente não sendo apenas mais uma empresa de desenvolvimento de softwares mas sendo uma empresa que possui excelência em suas aplicações e para isso a Mobile4U está sempre em contato com seus clientes buscando sanar toda e qualquer reclamação quanto a seus produtos.
Análise Interna:
Pontos Fortes:
I) Testes incansáveis em suas aplicações
II) Atendimento ao cliente
III) Bom nível de colaboradores
IV) Produtos com alta acessibilidade de fácil entendimento e operação
V) Marketing digital
VI) Desenvolvimento, instalação e treinamento do cliente para operação de suas soluções.
VII) Produtos que agregam valor ao negócio do cliente
Pontos Fraco:
I) No mercado de desenvolvimento sobre demanda é necessário que o departamento de vendas consiga vender soluções a todo tempo.
II) Desenvolvimento de soluções rápidas nem sempre é possível
III) Perda ou saída de colaboradores da área de desenvolvimento.
Análise dos Concorrentes:
As empresas que desenvolvem soluções sobre demanda, quase sempre pecam em atendimento e resposta ao cliente, isso parte de grandes, médias ou pequenas empresas nesse segmento. Pensando nisso a proposta da Mobile4U é principalmente o atendimento aos seus clientes e a resposta rápida de suas dúvidas.
Diferenciais Competitivos
I) Excelência em desenvolvimento de soluções
II) Atendimento ao cliente
III) Desenvolvimento para todas as plataformas de mercado partindo de sistemas operacionais como Windows/Unix(Like)/OSX até aplicativos Android/iOS/Windows Phone
       3 -  DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS
Empresa de desenvolvimento
de soluções sobre demanda.
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Tema 
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Aplica ou não por
  que ? 
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ERP - (Enterprise Resource Planning) 
Definições
  Benefícios de sistemas ERP 
Soluções
  de Mercado. 
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Não se
  aplica. Levando em consideração o tamanho da empresa no atual momento, um
  Sistema de ERP não traria beneficio algum, só iria dar gastos, não se aplica.
  O sistema de vendas e serviços é bem simples e departamentos distintos não
  existem. 
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O
  processo de Análise de Aderência no processo de escolha de um ERP 
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Não se
  aplica. Pelo fato de ser uma empresa muito pequena, nem se quer cabe a
  análise para adesão de um sistema ERP. 
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 BPM – Business Performance Management: a sua
  importância no processo de implantação de ERP 
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Não se
  aplica. Empresa com poucos processos á serem gerenciados. Processos simples e
  já rotineiros do dia a dia. Nada complexo.  
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CRM – CustomerRelationship Management 
SCM – Supplay Chain Management 
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CRM -
  Sim, aplica-se. È obvio que todos desejam manter seus clientes, como
  principal foco do negócio, sempre atendendo as necessidades da melhor maneira
  possível e antecipando-as. Oferecer a melhor solução. Manter sempre contato
  com os clientes, seja através de e-mails, telefone e SMS. Buscar sempre a
  satisfação do cliente acima de tudo, através de pesquisas. 
SCM –
  Sim, aplica-se. É certo que a questão de logística é fundamental p/ que
  entrega seja feita em tempo hábil ao cliente e garantir a satisfação do
  mesmo. Isso garante uma boa competitividade entre empresas do mesmo ramo de
  negócio. 
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Governança
  Corporativa e Tecnologia da Informação 
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Governança
  de TI, Não se aplica. Porém poderia ser aproveitados conceitos como, reduções
  de custo e risco.   Tecnologia da Informação, se aplica. Redução
  de custos em serviços prestados, estar atento as novidades de
  mercado, aumentar a qualidade dos serviços prestados. Necessidade de
  estar sempre bem atualizado sobre novas ferramentas e tecnologias. 
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O
  modelo de referência ITIL (Information
  Technology Infrastructure Library) 
O
  modelo de referência COBIT(ControlObjectives
  for Informationandrelated Technology) 
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Não se
  aplica. Empresa de pequeno porte, para ser implantado metodologias,
  frameworks e referências de Governança em TI. 
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Gestão
  de Projetos em TI 
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Sim se
  aplica. Por se tratar de uma empresa em que o foco principal é venda de
  suprimentos / manutenção, monitoramento / serviços de instalações. Uma gestão
  de projetos em TI  se faz  necessária ,pois o foco é no desenvolvimento
  de softwares. È certo que projetos de redes de pequenas e médias empresas  serão desenvolvidos.  
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Influência
  da TI na Vantagem Estratégica de uma organização 
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Sim, se
  aplica. È mais do que fato, é provado que empresas que possuem uma boa
  estrutura de TI possuem vantagens sobre as demais. Controle sobre processos e
  ações tomadas com base em informações em tempo hábil, é o que melhora a
  produtividade como um todo. Menos riscos nas tomadas de decisões. 
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A
  importância da alta administração na elaboração de um plano estratégico de TI 
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Não se
  aplica. A empresa em questão, como já mencionado anteriormente não possuem
  tantas necessidades de um plano estratégico em TI e tão menos é dirigida por
  Acionista, Diretores e Presidentes, como ocorre em empresas de grande e médio
  porte. 
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A
  importância de políticas e regras no processo de elaboração de um plano de TI 
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Não se
  aplica. Empresa de pequeno porte. Possui apenas 5 funcionários, onde estes
  executam todas as tarefas. Não possui um plano de TI. 
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                      4  – PLANO DE AÇÃO
Atividade
                De
imediato focaremos em quais são as verdadeiras necessidade do cliente, através
de uma analise de requisitos aprofundada. Analisaremos quais são as perspectivas
de crescimento da empresa a curto e a longo prazo. Tudo isso se faz necessário
para oferecermos a solução mais adequada para o momento, sem altos custos para
o cliente e que o mesmo acima de tudo fique satisfeito com a solução.
                Implantaremos
o sistema, e de forma gradual o cliente alimentará o banco de dados com
informações de produtos, clientes, fornecedores, vendas/serviços.
Prazo para cada atividade
             Contato
com cliente, análise de requisitos e levantamento da necessidade do cliente,
seriam feitos  em torno de 48 horas.
            Desenvolvimento
do Software, codificação, testes e entrega, levaria em torno de 15 dias. De início
faríamos um modelo e apresentaríamos ao cliente para ele ver se esta como ele
imaginou que fosse ficar,se esta de seu agrado, e também para rever idéias e
novas opiniões e opcoes á serem implantadas  no sistema.
Responsáveis
Paulo: Desenvolvedor
do Banco de Dados
Luiz
Fernando: Desenvolvedor de Sotware
Vinicius:
Analista de Custos
Yure: Gerente
de Marketing
Fabio: Auxiliar
de Desenvolvimento
Orçamento
       
  Como mencionamos durante o projeto, será cobrado a quantia para
desenvolvimento de R$ 80,00 horas, e mais a quantia de R$ 800,00 (um salário
mínimo), com todo auxilio e suporte necessário que rege o contrato de locação.    Caso
o cliente queira futuramente fazer alterações ou realizar melhorias e mudanças
no seu software, será cobrado um valor adicional, tomando como base novamente
as horas trabalhadas pela equipe de desenvolvimento.
Apresentar um protótipo da solução ao cliente é muito válido, levantar a expectativa do cliente sobre o mesmo e oferecer soluções que proporcione interatividade, usabilidade e ergonomia são essenciais para uma bom aplicativo. A questão da cobrança por hora de desenvolvimento é muito válida, isso é dar valor ao serviços desenvolvidos pela equipe. Aplicativos mobile estão em alta e esse é momento de apresentar soluções, inovações e propostas de melhorias ao que já funciona e pode ser aperfeiçoado.
ResponderExcluirInteressante que foi feita uma análise das empresas concorrentes e atuantes no mercado e ficou constatado que o atendimento ao cliente é um ponto crítico para este tipo de empresa. Com base nessa informação considero extremamente importante a preocupação do grupo em estabelecer, dentro do plano de ação, prazos para atender as demandas dos clientes e assim destacar-se das demais empresas.
ResponderExcluirUm ponto que observei, foi identificado que a perda ou saída de colaboradores da área de desenvolvimento é um fator que impacta de forma negativa o bom andamento das atividades da empresa. Acredito que deveria existir uma proposta dentro do plano para valorização de pessoal e criação de uma politica de retenção de talentos.
Analisar os erros das empresas concorrentes e transformá-los em ponto forte além da atenção e assistência ao cliente são pontos interessantes nesta empresa.
ResponderExcluirComo dito, analisar pontos fracos dos concorrente para dar a eles vantagem competitiva de mercado é uma boa estratégia e foco no cliente é crucial, pois assim o serviço será customizado, feito sob medida para o cliente, é uma forma de ganhar mercado, já que soluções prontas muitos tem e ter algo diferente na empresa significa inovar.
ResponderExcluirUm ponto positivo que a empresa apresenta e fazer uma analise dos concorrentes, tendo em vista que ela se torna competitiva perante seus concorrentes. Outro detalhe importante apresentar algo é fundamental e todas as empresas deveriam fazer o mesmo. Sendo que a empresa se preocupa com o cliente para atender suas necessidades.
ResponderExcluirO plano procura sanar as dificuldades da empresa delegando prioridades, buscando quais processos necessitam ser melhorados e em seguida continua melhorando de acordo com a analise dos processos iniciais. Com o plano de TI a empresa ganhara vantagem competitiva em seu setor, além de obter outras modificações positivas.
ResponderExcluirAtualmente o cliente em questão preza pelo um bom atendimento e com um sistema de CRM a empresa será capaz de entregar um excelente atendimento durante o processo de desenvolvimento e posteriormente no pós venda. Com a questão de envolver o cliente no processo de desenvolvimento para que ele acompanhe e já verifique se o que foi pedido está sendo feito, a empresa conseguirá cativar seus clientes.
ResponderExcluirÉ importante destacar que a empresa demonstra motivação a fazer e desempenhar um bom trabalho, para que os objetivos sejam alcançados, com uma atenção especial aos clientes que são de prioridade para que seus produtos sejam reconhecidos por eles. Com essa atenção em especial a empresa certamente terá sucesso no mercado.
ResponderExcluirA empresa tem uma ótima visão do mercado pelo fato de atua numa área que vem crescendo cada ano tem como seu objetivo fazer a satisfação de seus clientes.
ResponderExcluirIdentificar fraquezas dos concorrente para obter vantagem no mercado e foco no cliente é importante para que o serviço será customizado, feito conforme a necessidade de cada cliente é muito benéfico para se fortalecer no mercado.
ResponderExcluirUm ponto muito bom para empresa é sentar com o cliente, entender o que é a necessidade (Como foi dito no texto), sanar as duvidas, e filtrar os problemas com seu colaboradores, importante para o crescimento da empresa.Para um empresa startup é importante destacar seus clientes, a importância do sucesso deles.
ResponderExcluirAnalisar os pontos forte e negativos das empresas concorreres, ja é um ponto forte,desde que a empresa saiba usar essas informações a seu favor para melhorar o q tem de negativo em sua empresa para satisfazer o cliente.
ResponderExcluirAnalisar os pontos forte e negativos das empresas concorreres, ja é um ponto forte,desde que a empresa saiba usar essas informações a seu favor para melhorar o q tem de negativo em sua empresa para satisfazer o cliente.
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